Clube Ciência Viva na Escola


QRcode do site do CCVnE de Abação
image.png

2023/2024

Observação astronómica noturna

No âmbito do Projeto Ciência Viva – Programa Impulso Jovens STEAM, realizou-se, no dia 27 de setembro, na Escola Básica de Abação, uma observação astronómica noturna!

Com os telescópios apontados para o céu, observaram-se planetas, a Lua e outros objetos, como, por exemplo, Galáxias, Nebulosas e Enxames de Estrelas!

 

 


2022/2023

As atividades desenvolvidas no Clube Ciência Viva na Escola, no ensino pré-escolar, foram as seguintes:
Introdução geral:
No CCVnE abordam-se diferentes temáticas, entre as quais Artes, Geografia, Geologia, História, Astronomia, Mares e Oceanos, e Astrofísica, pois pretende-se proporcionar às crianças do ensino pré-escolar experiências diversificadas e muito enriquecedoras, permitindo-lhes o desenvolvimento da capacidade de questionar o mundo que as rodeia, de compreender esse mundo e de agir sobre o mesmo, melhorando-o, integrando conhecimento, propondo soluções, preparando-os para os desafios do futuro, e dando-lhes competências nas áreas da Ciência e Tecnologia.
– Visita de estudo no âmbito da Astronomia ao Planetário do Porto (Centro Ciência Viva)
As crianças realizaram uma visita de estudo ao Planetário do Porto e participaram nas atividades: – Há Formas no Espaço (Sessão de Planetário Imersiva: uma viagem pelo Sistema Solar e explorar a forma dos astros), e – Laboratório As Cores do Sol (com o auxílio do telescópio, observaram o Sol e, assim, constatar a sua verdadeira cor.).
– Visita de estudo no âmbito do ambiente e sustentabilidade à Galeria da Biodiversidade do Porto  (Centro Ciência Viva)
As crianças visitaram uma visita guiada à Galeria da Biodiversidade e ao Jardim Botânico, um espaço onde a arte se cruza com a biologia e a história natural, estimulando uma panóplia de experiências sensoriais, propositada e cuidadosamente concebidas para celebrar a diversidade da vida.
– Workshop de Olaria
A oleira, juntamente com os educadores, orientou as crianças na realização das atividades, recorrendo aos materiais, barro, tendo realizado várias sessões para potenciar o conhecimento e representação da realidade através das expressões plásticas, conduzindo as crianças a analisar, interpretar as obras de arte, ver além das linhas, formas e expressão a mensagem, sentimentos, emoções e reproduzir as suas leituras ou como gostariam de vê-la.
– Workshop de Astronomia
Os educadores orientaram as crianças na realização das atividades, recorrendo aos kits educativos didáticos que foram adquiridos para realizar os workshops.

 

As atividades desenvolvidas no Clube Ciência Viva na Escola, no 1º ciclo, foram as seguintes:

Introdução geral:
No CCVnE, ao longo do primeiro semestre de 2023 abordaram-se diferentes temáticas, entre as quais Química, Geologia, Ambiente, Sustentabilidade, Astronomia, e Física, tendo-se realizado vários workshops: workshops científicos, na oferta de escola ” Ciências em Ação”, que decorreram ao longo do ano letivo, e workshops ambientais, tendo recorrido a kits educativos didáticos de Geologia e de Química, e a lupas digitais.

– workshop ambiental (uso kits de Química, kits de Geologia e lupas digitais)

A aquisição de kits educativos didáticos e das lupas digitais permitiu que os professores realizassem, com os alunos, diversas atividades de cariz experimental, exercitando a curiosidade científica, compreendendo fenómenos científicos e relacionando-os com o dia-a-dia. Desenvolveram-se atividades de paleontologia, sismologia, vulcanologia, astronomia (formação de estalactites e estalagmites,  formação de cristais,  sistema solar, galáxias, veículos de exploração espacial e erupções vulcânicas, entre outras).

– workshops científicos
Os alunos realizaram atividades de cariz experimental, exercitaram a curiosidade científica, abordaram diversos fenómenos científicos, tendo-os relacionado com o dia-a-dia, aplicando, sempre, o método científico.

Poster de participação de Abação, no Picto_CiÊncia II