Visita dos alunos do 4º ano

No dia 29 de junho os futuros alunos do 5º ano realizaram uma visita à escola de Abação e estiveram no laboratório de Física e Química a experimentar e a aprender.

Também estiveram presentes alguns alunos do 7º A, do 9º A e do 9º B que ajudaram no laboratório e aos quais agradecemos a disponibilidade e colaboração.

Gostamos muito de os receber e eles divertiram-se imenso com as experiências.

Concurso criativo “Quem consegue florir melhor?” no Agrupamento de Abação

O trabalho dos nossos alunos do pré-escolar, Carolina Araújo de Oliveira, Maria Francisca Salgado Pinto e Martim Faria da Silva da EB/JI Ucha de Baixo – São Faustino, sob a orientação da educadora Solange Alves e da assistente D. Sandra Faria, foi selecionado como um dos melhores trabalhos nas duas categorias do pré-escolar.

A estes alunos serão oferecidas plantas pelo Município de Braga e será ainda oferecida uma caixa de Petri com sementes em germinação para observarem o crescimento das plantas, tal como é feito nas experiências que fazemos no nosso laboratório, entre outras surpresas.

A exposição virtual com todos os trabalhos está disponível no site do evento.

Fotografias dos melhores trabalhos nas categorias pré-escolar e 1º ciclo neste link:

https://drive.google.com/drive/folders/14tEfqWpYhRQvLDd1gLNGwoZHYHcs3jjc?usp=sharing

Este concurso foi lançado em abril pelo Centro de Biologia Funcional de Plantas da Escola de Ciências da Universidade do Minho, como uma das iniciativas integradas no programa de atividades promovido no âmbito do Dia Internacional do Fascínio das Plantas, que se celebra dia 18 de maio de 2021.

O concurso desafiou os alunos do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico a porem em prática a sua criatividade e, utilizando diversas técnicas, representarem diferentes flores, ilustrando toda a sua beleza, diversidade e magia.

O 4.º no 5.º

Recebemos o alunos do 4.º ano das escolas do agrupamento para se inteirarem dos espaços, regras e companhias que no próximo ano serão habituais. Como sempre é sempre um momento de entusiasmo e alegria.

Cientistas à “solta” em Abação! 🔍

No dia 10 de janeiro os alunos da turma A do 8º ano de escolaridade analisou o pH de várias amostras recolhidas na escola. O grupo de amostras incluiu água da torneira do bar, o chá de hortelã pimenta, o solo da horta da escola, a cevada do bar, os detergentes utilizados na limpeza da escola, entre outros.

Foi uma aula de campo muito interessante para os alunos e para alguns colegas de escola mais curiosos, que se aproximaram para aprender um pouco mais sobre a Física e Química  no nosso dia-a-dia!

Celebração do Dia Nacional da Cultura Científica

O Dia Nacional da Cultura  Científica assinala-se a 24 de novembro, tendo sido criado em 1996 em Portugal, pois foi neste dia (em 1906) que nasceu Rómulo de Carvalho, o professor de Física e Química responsável pela promoção e divulgação do ensino de ciência e da cultura científica em solo nacional.

No nosso agrupamento esta data foi assinalada com a realização de algumas atividades, como experiências científicas, trabalhos de grupo para colocar depois em exposição e leitura de poemas de António Gedeão em todas as turmas.

Os  objetivos principais deste dia são a celebração da Ciência, enaltecer o papel da ciência para o desenvolvimento humano, destacar grandes nomes da ciência, colocar desafios para o futuro e instigar o gosto pela ciência nas gerações mais novas.