Feira dos Produtos da Terra – Tradição em Família

No dia 8 de novembro decorreu na Escola Básica a celebração das dádivas da terra com uma feira, destinada a toda a comunidade educativa, cujo principal objetivo é a promoção e consumo dos produtos produzidos localmente. O Projeto da Educação para a Saúde aliou-se a esta iniciativa de promoção da alimentação saudável e sustentável, adicionando a atividade física, outro fator determinante na melhoria do estilo de vida saudável.

tradição familia fotos página

Continuar a ler “Feira dos Produtos da Terra – Tradição em Família”

Comemoração do Dia Mundial da Alimentação

Mundo dos Sabores

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação, realizou-se na sede do Agrupamento, nos dias 15 e 16 de outubro, o evento “Mundo dos Sabores”, que abrangia dois almoços especiais. Um vegetariano- empadão de Soja e outro com sabores do mundo – legumes chineses, que surpreenderam e conquistaram as papilas gustativas da maioria dos participantes.

Em simultâneo realizou-se uma degustação de bolos saudáveis confecionados pelos alunos do CEF II de cozinha. No decorrer desta iniciativa os alunos foram convidados a participar no Concurso “Mundo dos Sabores”, no qual os alunos que acertassem no ingrediente principal de cada um dos três bolos saudáveis, conquistavam uma raspadinha que lhes habilitava a um prémio.

A vencedora deste concurso foi a Clara Salgado, nº 2 da turma B do 8º ano, que se encontra de PARABÉNS e que agora pode partilhar o seu prémio com os familiares e amigos.

Para os mais curiosos, ficam a saber que os bolos eram de cenoura, de alfarroba e espinafre.

[easingslider id=”6070″]

Workshop de iniciação ao Arduino

No passado dia 27 de setembro realizou-se, na nossa escola, um Workshop de Iniciação ao Arduino, no âmbito do Clube de Ciência Viva na Escola.

[easingslider id=”6023″]

Curiosos e interessados, os participantes ficaram a saber um pouco mais sobre a programação de Arduino, tendo sido disponibilizado um Kit de Iniciação Completo com um Arduino e um Manual em português com vários exemplos detalhados para colocar em prática vários sensores e módulos que já estão incluídos no Kit.

Jovens Detetives do Ambiente

No dia 15 de maio, a nossa escola recebeu a associação ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, que desenvolveu com a turma 6ºA e os alunos do Clube da Ciência, o Projeto IZ – Jovens Detetives Ambientais.

Este Projeto desenvolveu-se em três fases: exposição sobre a temática dos rios e ribeiras, decorrida na nossa escola na semana de 11 a 15 de março, uma sessão teórica, sobre a mesma temática, realizada no anfiteatro; e uma aula prática em que os alunos tiveram a oportunidade de ir para o terreno “investigar” as características da Ribeira de Abação. Estas últimas duas fases decorreram no passado dia 15 de maio.

Pretendeu-se desta forma incentivar os alunos a adotarem um olhar crítico sobre a realidade ambiental local, em particular sobre os fatores de insustentabilidade e de degradação dos recursos naturais, focando-se na necessidade de valorização dos ecossistemas ribeirinhos, na sua importância para o ciclo da água, na importância da prevenção da poluição das massas de água e da utilização sustentável da água.

Os nossos Jovens Detetives Ambientais ficaram a conhecer em pormenor a Ribeira de Abação, através de uma “investigação ambiental” muito emocionante e enriquecedora.

Soletrar Ciência

A final concelhia do concurso “Soletrar Ciência”, que visa aumentar o vocabulário, melhorar a pronúncia e a ortografia e aprofundar o conhecimento de conceitos científicos, realizou-se esta terça-feira, dia 14 de maio, no Auditório da Fraterna, com nove alunos dos vários agrupamentos escolares de Guimarães. A nossa escola foi representada pela aluna Lara Ferreira da turma 7B que garantiu o honroso 3° lugar e que, por isso, está de parabéns!!
Este ano, o programa do concurso incluía atividades científicas no Curtir Ciência antes da competição final.
Os alunos do clube da ciência da nossa escola participaram neste evento, apresentando a professores e alunos de outras escolas do concelho, a experiência científica “Pasta de dentes de elefante” e foi um sucesso!
Foi uma autêntica festa científica, no Centro de Ciência Viva de Guimarães!