Feira dos livros usados – “Vamos dar uma nova vida aos livros?” – Semana Concelhia da Leitura – De 10 a 14 de março

Inserida nas atividades da Semana da Leitura do Agrupamento de Escolas de Abação decorrerá, de 10 a 14 de março, a Feira de Livros Usados em todas as escolas do Agrupamento.

O objetivo é trocarmos os livros que temos e já não lemos. Podem participar todos os alunos, pais, professores, assistentes técnicos e assistentes operacionais.

Todos os alunos receberão 5 Bacos (moeda fictícia) para poderem adquirir um livro. Os alunos que trouxerem mais livros para troca receberão um valor de acordo com o atribuído aos livros doados.

As entregas dos livros são efetuadas nas Bibliotecas Escolares do Agrupamento / Escolas de 10 de fevereiro a 6 de março (5ªfeira).

Qualquer dúvida pode ser esclarecida junto da equipa da Biblioteca Escolar.

Vamos dar uma nova vida aos livros?

Os responsáveis pela atividade agradecem, desde já, a colaboração de todos.

Parlamento dos jovens

O Parlamento dos Jovens é considerado o maior programa de Educação para a Cidadania em Portugal. Dirigido pela Assembleia da República comemora no próximo ano 30 anos de existência. O tema escolhido “Novas tecnologias – oportunidades e desafios para os jovens” é pertinente, atual e atrativo para os alunos.
Até ao momento, na Escola Básica de Abação, estão inscritas duas listas A e B, compostas por alunos do 8º e 9º anos.
Este ano contamos ainda ter a presença de um Deputado da Assembleia da República para nos vir falar um pouco sobre este projeto.

Dia Mundial do Refugiado e Migrante – 20 de junho

No passado dia 20 de junho foi assinalado no nosso agrupamento, o Dia Mundial do Refugiado e Migrante.

Os alunos da escola de Tabuadelo realizaram uma exposição de trabalhos de todos ciclos de estudos com o objetivo de consciencializar a comunidade escolar para o drama de vida dos refugiados e migrantes de todo o mundo.

De acordo com a ONU, mais de 25 milhões de pessoas foram forçadas a deixar suas casas devido a conflitos, violência, perseguição ou desastres naturais. A maioria desses refugiados e migrantes vive em países vizinhos aos seus países de origem, mas muitos também se deslocam para outros países em busca de segurança e novas oportunidades.
No âmbito da disciplina de EMRC e Cidadania e Desenvolvimento, os alunos foram convidados a participar numa exposição de trabalhos que representasse um campo de refugiados.
Este desafio resultou num conjunto de trabalhos fantásticos e reveladores do seu espírito solidário e inclusivo dos nossos alunos.
Muito obrigado a todos!

Projeto “My Polis”- Iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Guimarães

No dia 06 de junho de 2024, os quintos anos de escolaridade apresentaram os seus projetos, a convite da Câmara Municipal de Guimarães, no âmbito do projeto “My Polis.”

A turma A apresentou um problema social, a inexistência de uma paragem de autocarro do lado oposto ao do Agrupamento de Escolas de Abação, situação que afeta todos os alunos da Escola.

A turma B optou, também, por apresentar um problema de âmbito social, na mesma linha da turma A, mais concretamente, a substituição do piso do campo polidesportivo, uma vez que é em alcatrão, tendo sugerido a mudança para relvado sintético.

Desta forma, as duas turmas expuseram dois entraves, que se forem resolvidos, vai trazer o bem-estar a todos os alunos do nosso agrupamento.

Parabéns às turmas 5º A e 5º B, que tão bem representaram o Agrupamento de Escolas de Abação!

Primeiro Giro à Escola em Bicicleta para Comemorar o Dia Mundial Sem Tabaco

Abação, 29 de maio de 2024 – Uma iniciativa inédita, mais de vinte alunos participaram no “Primeiro Giro à Escola em Bicicleta”, um evento organizado para celebrar o Dia Mundial Sem Tabaco e promover hábitos de vida mais saudáveis entre crianças e adolescentes.

Além de ser uma atividade física excelente, pedalar reduz a emissão de gases poluentes, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar. Este aspeto é particularmente relevante no contexto do Dia Mundial Sem Tabaco, que visa conscientizar sobre os malefícios do tabagismo e promover ambientes mais saudáveis. Salientando também o benefício da atividade física para saúde.

Queremos que os nossos alunos entendam que escolhas saudáveis podem ser divertidas e benéficas para todos. Pedalar na escola é uma maneira simples de começar o dia com energia e, ao mesmo tempo, ajudar a combater o sedentarismo e a poluição.

O “Primeiro Giro à Escola em Bicicleta” foi mais do que uma celebração do Dia Mundial Sem Tabaco. Foi um passo significativo na promoção de hábitos de vida saudáveis entre os jovens, mostrando que pequenas mudanças no dia-a-dia podem ter um grande impacto na saúde e no meio ambiente.

Dado o sucesso do evento, os organizadores já planeiam futuras edições, com o objetivo de tornar a atividade regular na escola. “Queremos que essa seja apenas a primeira de muitas ações que incentivem um estilo de vida saudável e livre do tabaco”, afirmou Judite Adães, a coordenadora do evento.