Dia Internacional da Não Violência na Escola

No dia em que se comemora a Não Violência na Escola, 24 de janeiro, as equipas PESS e EMAAF quiseram sensibilizar toda a comunidade escolar para que não nos deixemos acorrentar neste flagelo! Estarmos atentos e em alerta em defesa de um ambiente saudável e feliz!

Dizer Não a todo o tipo de violência! E não, nunca é só apenas uma brincadeira!

Uma exposição bem explícita no quanto isto pode destruir vidas!

Vamos ser agentes ativos neste combate!

Cheque-dentista

Informa-se os Pais e Encarregados de Educação que, de acordo com a Circular Normativa n.º 02/DSPPS/DCVAE de 09/01/09 da Direção–Geral da Saúde, as crianças e jovens em idade escolar estão abrangidas pelo novo modelo de prestação de cuidados de saúde oral (cheques -dentista).
Durante este ano letivo, 2022/2023, poderão beneficiar deste programa todos os alunos nascidos em 2015, 2012 e 2009.
Cada aluno, nascido nos anos atrás referidos, receberá através da escola, um primeiro cheque–dentista para uma consulta com um médico dentista/estomatologista. A emissão de mais cheques–dentista será determinada em função da decisão clínica do médico dentista e/ou estomatologista.
O cheque-dentista será entregue pelo(a) Professor(a)Titular/Diretor(a) de Turma ao aluno até 13 de janeiro e poderá ser utilizado imediatamente até 31 de outubro de 2023. Certifique se o(a) seu(sua) educando(a) nascido(a) na data referida recebeu o cheque-dentista ao qual tem direito.
Salienta-se que os restantes alunos que já beneficiaram de um cheque-dentista em anos anteriores podem solicitar ao seu médico de família um cheque-dentista intermédio para continuar os tratamentos para a promoção da saúde oral.

Projeto da Educação para a Saúde e Sexualidade (PESS)

Sessão “Alergias, Diabetes e Epilepsia”

Exmo. Membro da Comunidade Educativa

Na qualidade de coordenadora do PESS e em representação da Direção, venho novamente, por este meio, convidar V. Exª a participar no workshop “Diabetes, Alergias e Epilepsia.” Este decorrerá no próximo dia 24 de novembro, das 15:30 h às 17:30 h, no Anfiteatro da Escola Básica de Abação. Esta iniciativa proposta pelo Ministério da Educação e dinamizada pela Equipa da Saúde Escolar apresenta uma enorme pertinência, dada a crescente incidência de diabetes, alergias e epilepsia nas crianças/ jovens. Saliento que no nosso Agrupamento já se registam vários casos. Assim, esta atividade, para além de ter um núcleo teórico, incluirá uma vertente prática, que nos capacitará a agir num episódio desta natureza.

Inscreva-se!

Fique informado!

Saiba agir!

Cordialmente,

Judite Adães

Link de inscrição:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSew6bbsxH0QJ7ItW9yhaHSdez-aywoF9v8lcHiQ-egli-1k6Q/viewform?usp=pp_url

“Simples(Mente)… Contigo”

O PESS e EMAAF (Equipa Multidisciplinar de Apoio ao Aluno e às Famílias) dinamizaram, na manhã do dia 11 de março, a exposição “viva” de sensibilização “Simples(Mente)… Contigo” relativa à importância do bem-estar mental juvenil, no âmbito do projeto “Mais Contigo”.

Nesta iniciativa, todos os alunos, da Escola Básica de Abação, foram confrontados com frases relacionadas com a saúde mental juvenil e deixavam a marca da mão na afirmação com a qual mais se identificassem ou se aplicasse a alguém que lhes fosse próximo.

No final da visita à exposição assistiram a um vídeo realizado pelas Técnicas da escola, no sentido de sensibilizar a comunidade para a importância do cuidado da saúde emocional e do nosso bem-estar e dos recursos disponíveis na escola a que podem aceder caso necessitem e se encontrem com problemas neste âmbito.

A iniciativa terminou, no final da tarde, com um Workshop para Pais e Encarregados de Educação sobre a temática, dinamizado por uma das Psicólogas do Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) do Agrupamento.

Concurso “As entrelinhas da água”

No âmbito da Semana Concelhia da Leitura 2022 com o tem “Património da Água”, o Eco Escolas em parceria com a Biblioteca Escolar e o PESS dinamizou o concurso “As entrelinhas da água”, alusivo ao tema “Poupança de água”. Os três vídeos mais votados pelos alunos e familiares foram:

1.º Vítor Ribeiro (8º C)

2º Beatriz Freitas (8º B)

3º Gabriela Gomes (8º C)

Parabéns a todos os participantes, em especial aos vencedores.

Concurso “As Entrelinhas da Água”

Os Projetos de Educação para a Saúde e Eco-Escolas, em parceria com a Biblioteca Escolar, no âmbito da Semana Concelhia da Leitura 2022, estão a promover o Concurso “As entrelinhas da água”, no qual lançamos o desafio de realizares um vídeo sobre o tema “Poupança de Água”. Podes participar individualmente ou em grupos de dois alunos, com um vídeo que deverá ter a duração de 1 a 3 minutos.

Publica-o até dia 4 de março no seguinte link do Padlet  https://padlet.com/paulafernandes10/asentrelinhasdaagua  que está no Classroom da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

O vídeo mais votado pelos alunos, entre dia 7 a 10 de março, será o vencedor e ganhará um prémio.
Boa sorte!

Cheque-dentista

Informam-se os Pais e Encarregados de Educação que, de acordo com a Circular Normativa n.º 02/DSPPS/DCVAE de 09/01/09 da Direção–Geral da Saúde, as crianças e jovens em idade escolar estão abrangidas pelo novo modelo de prestação de cuidados de saúde oral (cheques – dentista).

Durante este ano letivo, 2021/2022, poderão beneficiar deste programa todos os alunos nascidos em 2014, 2011 e 2008.

Cada aluno, nascido nos anos atrás referidos, receberá através da escola, um primeiro cheque-dentista para uma consulta com um médico dentista / estomatologista. A emissão de mais cheques – dentista será determinada em função da decisão clínica do médico dentista e/ou estomatologista.

O cheque-dentista será entregue pelo(a) Professor(a)Titular/Diretor(a) de Turma ao aluno até final de janeiro e poderá ser utlizado imediatamente até 31 de outubro de 2022. Certifique se o seu(sua) educando(a) nascido(a)s na data referida recebeu o cheque-dentista ao qual tem direito.

Salienta-se que os restantes alunos que já beneficiaram de um cheque-dentista, em anos anteriores, podem solicitar ao seu medico de família um cheque-dentista intermédio para continuar os tratamentos para a promoção da saúde oral.

Projeto da Educação para a Saúde e Sexualidade (PESS)