Projeto Etwinning

Professoras envolvidas em projetos Etwinning:
Cátia Costa
Natália Costa
Cláudia Abreu
Vera Freitas

 

As turmas do 6º B e 6º C estão a desenvolver o projeto de eTwinning – Easter Cards Exchange e que prevê, como trabalho final, a troca de cartões de Páscoa entre os diferentes países.

No projeto participam, no momento, 10 países, 42 professores e 1400 alunos.

As escolas que estão a trabalhar com o Agrupamento de Escolas de Abação pertencem à Turquia, Roménia e Polónia.

Para além dos postais de Páscoa estão a ser desenvolvidas outras atividades, tais como: envio de fotos de trabalhos, elaboração de cartazes, pequenos filmes sobre as escolas, apresentações de alunos em Inglês, a criação de um Padlet e partilha de tradições.


Projeto “Game Challenge – What do you know about the other?”

A turma 8º C está a participar num projeto Etwinning com uma turma de uma escola italiana, da cidade de Ancona e os alunos também frequentam o equivalente ao nosso oitavo ano.

O projeto intitula-se “Game Challenge – What do you know about the other?”  e está ser desenvolvido na disciplina de Educação para a Cidadania.

Com este projeto pretende-se que os alunos melhorem os seus conhecimentos relativamente à cultura italiana ( monumentos, gastronomia, território, hábitos,…) e também à própria cultura portuguesa.  Vai-lhes, também, permitir melhorar o seu inglês, pois todos os materiais são desenvolvidos nessa língua e desenvolver as suas competências digitais, uma vez que irão utilizar vários recursos digitais.
Os alunos já realizaram um vídeo de apresentação da escola e da cidade de Guimarães e escreveram um email de apresentação dos alunos da turma. Estão agora a elaborar um Kahoot com os principais monumentos de Portugal  que será jogado pelos alunos de Itália.  Irão, também, ter de responder a um quiz sobre os principais monumentos de Itália que será feito pelos alunos italianos.
A gamificação é uma técnica cada vez mais utilizada no mundo das escolas de todos os tipos e porque para além de estimular a participação e a aprendizagem dos alunos, através da brincadeira, é possível potenciar a sua criatividade, estimular o pensamento crítico e desenvolver capacidades de resolução de problemas.
Aprender brincando gera uma “experiência de fluxo”, uma experiência ótima na qual o sujeito está totalmente absorvido na atividade que está a realizar e fá-la com prazer.
E é com este espírito que o projeto pretende envolver os alunos numa atividade que lhes permita conhecer diferentes culturas e realidades.
Os alunos do 8ºC estão muito entusiasmados com o projeto e adoraram receber um Padlet de apresentação dos alunos  italianos, onde poderam ler uma breve descrição das caraterísticas de cada um.
Clique na imagem para ver melhor

Projeto Etwinning_junho_2022

Download the PDF file .