Atendimento nos SPO

Os pedidos de atendimento nos SPO podem seguir duas vias: a informal e a formal. A via informal acontece quando se trata do próprio aluno a efetuar o pedido junto do técnico de psicologia para ser atendido por qualquer motivo. A via formal é quando o pedido é requerido através dos diretores de turma, professores do 1º ciclo e educadores do pré-escolar, pelos pais ou encarregados de educação ou ainda outro agente educativo da comunidade escolar.

Em regra, o encaminhamento ou sinalização aos SPO é concretizada após o diretor de turma, o professor titular de turma ou o educador do pré-escolar ter efetuado o preenchimento da ficha dos SPO e anexar a declaração parental de consentimento informado, que garante a concordância do encarregado de educação.

De forma a agilizar o tratamento da informação recomenda-se aos professores que também deverão anexar todos os documentos que contribuam para uma rápida contextualização da situação encaminhada (por exemplo: fotocópias de relatórios de intervenções passadas; extratos de atas; registos de ocorrências; relatórios médicos, terapêuticos, psicológicos, etc.)

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