Concurso Soletrar C

No dia 19 de maioirá decorrer na Biblioteca Escolar, pelas 15h20 a fase de escola do Concurso Soletrar C.

O concurso Soletrar C (Ciência e Cidadania) é uma iniciativa conjunta da Rede de Bibliotecas de Guimarães (Biblioteca Municipal Raul Brandão e Bibliotecas Escolares do concelho de Guimarães) em articulação com o Centro Ciência Viva de Guimarães. Pretende-se, com esta iniciativa, aumentar o conhecimento lexical dos alunos do 3.º ciclo, aliando conceitos científicos aos da cidadania, nomeadamente através da exploração de vocabulário associado aos diferentes domínios da educação para a cidadania Desenvolvimento Sustentável (domínio 4), Educação Ambiental (domínio 5), Saúde (domínio 6) e Sexualidade (domínio 7), em articulação com os conceitos trabalhados nas disciplinas de Ciências Naturais e Física e Química.

Abação abraça a Colômbia – Intercâmbio

O dia 5 de maio foi um dia gratificante para o Agrupamento de Escolas de Abação que contribuiu ativamente para a concretização desta iniciativa de intercâmbio , reforçando a partilha de experiências e ideias entre as bibliotecas escolares dos dois países.

El 5 de mayo fue un día gratificante para el Agrupamento de Escolas de Abação, que contribuyó activamente para la realización de esta iniciativa de intercambio, reforzando el intercambio de experiencias e ideas entre las bibliotecas escolares de los dos países.

Com este vídeo, partilhamos os melhores momentos de uma experiência única!

¡Con este vídeo compartimos los mejores momentos de una experiencia única!

Muito obrigada! Muchas gracias!

“Abação abraça a Colômbia” – Cooperação Colômbia/ CC2022 – Intercâmbio dia 5 de maio

Desde a sua criação, o Programa da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) tendo procurado, através de parcerias e acordos de cooperação internacionais com diferentes instituições, a partilha de boas práticas, possibilitando, deste modo, o seu alinhamento com os avanços mais recentes na área da gestão da informação e, em particular, das bibliotecas escolares, enquanto estruturas essenciais na estratégia de melhoria da educação e do combate ao insucesso e abandono escolares.

Neste sentido, foi assinado, em julho de 2019, um Protocolo de Cooperação entre a Rede de Bibliotecas Escolares e a Secretaria de Educação de Cali – Colômbia, com o objetivo de cooperar em matérias de interesse comum, especialmente na transferência de conhecimento e de boas práticas, promovendo a inovação e o intercâmbio profissional e cultural na área da criação e gestão de redes de bibliotecas escolares. No seguimento do apoio à operacionalização da Rede de Bibliotecas de Cali, realizar-se-á de 1 a 6 de maio, em Portugal, uma visita de trabalho e formação de diretores e docentes de instituições educativas de Santiago de Cali.

É com muito orgulho que o Agrupamento de Escolas de Abação contribui ativamente para a concretização desta iniciativa, reforçando a partilha de experiências e ideias entre as bibliotecas escolares dos dois países.

BIENVENIDOS!

Concurso “As entrelinhas da água”

No âmbito da Semana Concelhia da Leitura 2022 com o tem “Património da Água”, o Eco Escolas em parceria com a Biblioteca Escolar e o PESS dinamizou o concurso “As entrelinhas da água”, alusivo ao tema “Poupança de água”. Os três vídeos mais votados pelos alunos e familiares foram:

1.º Vítor Ribeiro (8º C)

2º Beatriz Freitas (8º B)

3º Gabriela Gomes (8º C)

Parabéns a todos os participantes, em especial aos vencedores.

Concurso “As Entrelinhas da Água”

Os Projetos de Educação para a Saúde e Eco-Escolas, em parceria com a Biblioteca Escolar, no âmbito da Semana Concelhia da Leitura 2022, estão a promover o Concurso “As entrelinhas da água”, no qual lançamos o desafio de realizares um vídeo sobre o tema “Poupança de Água”. Podes participar individualmente ou em grupos de dois alunos, com um vídeo que deverá ter a duração de 1 a 3 minutos.

Publica-o até dia 4 de março no seguinte link do Padlet  https://padlet.com/paulafernandes10/asentrelinhasdaagua  que está no Classroom da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

O vídeo mais votado pelos alunos, entre dia 7 a 10 de março, será o vencedor e ganhará um prémio.
Boa sorte!