PROJETO EDUCAR PARA A SAÚDE ( PES)
Coordenadora: Judite Adães ( judite.adaes@agrupamentoabacao.pt)
Equipa: Sofia Fernandes / Domingos Fernandes
Dia Mundial da Alimentação
16 de outubro
Uma vez mais o Dia Mundial da Alimentação, comemorado pelas Nações Unidas desde 1981 no dia 16 de outubro, foi assinalado na nossa Escola. Esta data é atualmente celebrada um pouco por todo o planeta em mais de 150 países e tem como principal objetivo a consciencialização da opinião pública sobre questões relativas à nutrição e à alimentação, que deve ser o mais equilibrada, saudável e sustentável possível, sendo que a alimentação é um direito universal.
Assim, na passada segunda-feira, dia 17 de outubro, inserido no Projeto de Educação para a Saúde e Sexualidade (PESS), foi dinamizado um concurso para os alunos a par com uma alteração na ementa da cantina desse dia. Foram elaborados pratos típicos em versões alternativas e com ingredientes mistério, cabendo aos alunos descobrir quais seriam. Estava lançado o desafio!
A adesão foi imensa e os alunos, corajosos, divertiram-se a provar e a tentar adivinhar os tais ingredientes mistério do delicioso “Bacalhau à Brás sem bacalhau” ou do saboroso “Bolo verde”! Tiveram ainda oportunidade de testar as suas competências de nutricionistas e perceber que funções determinados alimentos desempenham na nossa alimentação diária.
Quem venceu o desafio, após sorteio das respostas validadas como certas foi a aluna, Margarida Mendes Monteiro, do 6.º A, a quem deixamos aqui uma mensagem de parabéns!
Continuem a respeitar a roda dos alimentos e a procurar comer de forma responsável e sustentável.
Clique aqui para ver o vídeo: https://youtu.be/difiPY3nTkU
Onda Rosa
A nossa escola é orgulhosamente parceira da Liga Portuguesa contra o Cancro e, nesse sentido, associa-se desde sempre ao Movimento Outubro Rosa. Todos vestidos de rosa, alunos, assistentes e professores fizeram questão de assinalar o seu apoio a esta causa.
Este ano, o PESS no âmbito da Onda Rosa espalhou pegadas rosa pelo chão da Escola para cumprir o desafio de atingir os 350 mil passos equivalentes ao número de rastreios realizados em 2021 no território português. Fez-se concurso, contaram-se os passos de cada turma durante 5 dias, fizeram-se as contas e saiu vitoriosa a turma 5.º B com 47647,1 passos por aluno.
Foram ainda distribuídos pelas turmas uns enormes laços cor-de-rosa. Os alunos encheram-nos de lindas mensagens de encorajamento e de consciencialização que ficaram honrosamente a decorar o corredor da Escola.
Apelar ao rastreio e ao diagnóstico precoce e a hábitos de vida saudáveis é uma das formas de prevenção do cancro da mama, uma das formas mais comuns de doença oncológica, sobretudo em mulheres. É importante envolver a comunidade, sobretudo os nossos alunos, desde cedo, para que aprendam a estar atentos aos sinais e possam fazer a ponte para casa e alargar este movimento solidário a todos!
Clique aqui para ver o vídeo: https://youtu.be/y_2Fpci8oHA