21 de março 2019 – Dia Mundial da Árvore

Aqui ou em qualquer lugar
Todos, dela, vão sempre precisar.

A comemoração do Dia da Árvore teve como objetivo principal a consciencialização e respeito pela preservação desse bem tão precioso. A  árvore, grande símbolo da natureza, é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. Por isso quisemos contribuir para a preservação desta riqueza natural reflorestando uma área de cerca de 1000 m2 prevista para o efeito no projeto apresentado no Eco Parlamento e no Eco-Escolas.

 

Continuar a ler “21 de março 2019 – Dia Mundial da Árvore”

Abação abraça o Projeto “Jovens Detetives Ambientais”.

Durante a semana de 11 e 15 de março, o átrio junto à sala do aluno recebeu uma Exposição sobre o Tema Rios e Ribeiros, disponibilizada pela ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, no âmbito do Projeto IZ – Jovens Detetives Ambientais.

A Associação Zero colocou em marcha o Projeto iZ – Jovens Detetives Ambientais, no qual os alunos do Clube da Ciência e da turma 6º A irão participar e que lhes permitirá conhecerem em pormenor os rios e ribeiras que lhe estão mais próximos, através de uma “investigação ambiental”.

Alunos de Abação participaram na Ação de Limpeza do Rio Selho!

Vários quilos de resíduos deixaram de estar nas margens do Rio Selho, com a participação enérgica dos alunos de Abação na Ação de limpeza que assinalou o dia 14 de março – Dia Internacional de Ação pelos Rios. Esta atividade organizada pelo Laboratório da Paisagem, pretendeu sensibilizar e consciencializar os alunos para a preservação do ambiente, em especial dos rios, na defesa da biodiversidade, transmitindo a importância e valorização das linhas de água urbanas.

Projeto “A Floresta: uma sala de aula emocionante”

No âmbito da ação de recuperação da Mata Nacional de Leiria, os alunos do nosso Agrupamento participaram no Projeto “A Floresta: uma sala de aula emocionante”, no qual estiveram envolvidos os Serviços do Ministério da Educação, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e as Câmaras Municipais da Marinha Grande e de Leiria.

Esta atividade serviu de iniciativa de educação para a cidadania, muito gratificante, contribuindo também para a educação ambiental para a sustentabilidade e para a valorização e reconhecimento da floresta.

Os alunos adoraram contribuir com o seu empenho e entusiasmo na Reflorestação da Mata Nacional de Leiria!!

GREEN FOOD – Dia Mundial da Alimentação

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação, dia 16 de Outubro, realizou-se na sede do Agrupamento um almoço vegetariano especial – GREEN FOOD, que surpreendeu e conquistou as papilas gustativas da maioria dos participantes.

Relativamente ao concurso GREEN FOOD – “Quem acertar mais, ganha!”, participaram 137 alunos com respostas variadas, mas apenas um aluno identificou corretamente o maior número de ingredientes da ementa.

O vencedor deste concurso foi o Carlos Henriques, nº 5 da turma B do 8º ano, que se encontra de PARABÉNS e que receberá o prémio brevemente.

Para os mais curiosos, ficam a saber que a ementa constituída pela sopa, prato principal e sobremesa apresentava os seguintes ingredientes:

Sopa- batata; espinafres; cebola; cenoura; curgete; abóbora.

Prato principal- soja; curgete; cogumelo; massa de cenoura

Sobremesa – espinafre; ovos; farinha; açúcar e óleo.

Campanha de Sensibilização de Educação Ambiental

A Educação Ambiental tem com o objetivo formar uma população mundial consciente e preocupada com o ambiente e com os seus problemas, uma população que tenha os conhecimentos, as competências, o estado de espírito, as motivações e o sentido de compromisso que lhe permitam trabalhar individual e coletivamente na resolução das dificuldades atuais e impedir que elas se a presentem de novo.” (Carta de Belgrado, 1975)

No dia 16 de outubro realizaram-se, no nosso agrupamento, várias sessões de sensibilização de Educação Ambiental promovida pela Resinorte, dinamizada pela monitora Verónica de Medeiros. Os nossos alunos do sexto e do oitavo ano de escolaridade aprenderam e divertiram-se muito a jogar o jogo “3R TWIST

EB Pinheiro – ECO-Escolas

A escola EB1/JI de Soutelo, Pinheiro tem desenvolvido diversas atividades, no âmbito do programa Eco- escolas, que visa encorajar ações de promoção de valores, de mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente, colaborando para o desenvolvimento sustentável do Planeta. Os alunos têm desenvolvido algumas atividades nomeadamente, separação das embalagens de plástico e de metal; de tampas plásticas; de pilhas e de papel e cartão (no âmbito do programa Papel por Alimento); preparação do terreno e manutenção de uma horta biológica; construção de comedouros de pássaros…