Resultado do concurso “Eco Passaporte”

Ao longo do ano letivo, o Projeto Eco Escolas em parceria com o Projeto de Educação para a Saúde desafiaram todas as turmas da nossa escola a cumprir um desafio ecológico! À medida que as turmas entregaram na escola resíduos recicláveis, foram preenchendo a caderneta do Eco Passaporte.

A turma que preencheu mais cadernetas e que, por isso, mais contribuiu para a preservação do ambiente recebeu um “passaporte” para uma boa supresa!

Este ano, a turma C do 7° ano, foi a grande vendedora!

Muitos Parabéns pelo enorme empenho!!

O ambiente agradece e, por isso, tiveram direito a um merecido prémio! Todos os alunos da turma receberam um voucher para uma sessão de cinema e um almoço num restaurante do shopping Espaço Guimarães e tiveram uma tarde bem divertida!

Minuto verde de Abação

Hoje celebra-se o Dia Mundial do Ambiente, com o objetivo de sensibilizar os alunos para a importância de separar o lixo como medida de reduzir o impacte ambiental foi exibido às turmas o vídeo “Minuto Verde de Abação”.

Este vídeo que foi realizado com a ajuda de alunos da escola no âmbito dos projetos Eco Escolas e PESS, com a colaboração do Clube de Ciências.

Veja e aprenda com os alunos da nossa escola.

Final da 4.ª edição do Eco Parlamento

Esta segunda-feira, 20 de maio, no Auditório da Universidade do Minho, em Guimarães, realizou-se a final da quarta edição do Eco Parlamento e os alunos do nosso Agrupamento apresentaram o projeto “Abação reconquista a floresta autóctone“.

Os desafios ambientais sob o mote “Agenda 2030 da ONU – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” estiveram na base dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano letivo para esta edição do Eco Parlamento.

Ao longo de diversas sessões parlamentares, em trabalho de equipa, os alunos identificaram desafios ambientais em diversas escalas geográficas e estruturaram as devidas soluções debatendo perante os restantes participantes.

O Eco Parlamento tem como objetivo garantir que os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, ao mesmo tempo que participam ativa e democraticamente. As crianças e os jovens por sua vez são centrais neste apelo global de participação e o ambiente escolar, essencial para inspirar e incentivar a participação no desenvolvimento das comunidades.

 

21 de março 2019 – Dia Mundial da Árvore

Aqui ou em qualquer lugar
Todos, dela, vão sempre precisar.

A comemoração do Dia da Árvore teve como objetivo principal a consciencialização e respeito pela preservação desse bem tão precioso. A  árvore, grande símbolo da natureza, é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. Por isso quisemos contribuir para a preservação desta riqueza natural reflorestando uma área de cerca de 1000 m2 prevista para o efeito no projeto apresentado no Eco Parlamento e no Eco-Escolas.

 

Continuar a ler “21 de março 2019 – Dia Mundial da Árvore”

Abação abraça o Projeto “Jovens Detetives Ambientais”.

Durante a semana de 11 e 15 de março, o átrio junto à sala do aluno recebeu uma Exposição sobre o Tema Rios e Ribeiros, disponibilizada pela ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, no âmbito do Projeto IZ – Jovens Detetives Ambientais.

A Associação Zero colocou em marcha o Projeto iZ – Jovens Detetives Ambientais, no qual os alunos do Clube da Ciência e da turma 6º A irão participar e que lhes permitirá conhecerem em pormenor os rios e ribeiras que lhe estão mais próximos, através de uma “investigação ambiental”.

Alunos de Abação participaram na Ação de Limpeza do Rio Selho!

Vários quilos de resíduos deixaram de estar nas margens do Rio Selho, com a participação enérgica dos alunos de Abação na Ação de limpeza que assinalou o dia 14 de março – Dia Internacional de Ação pelos Rios. Esta atividade organizada pelo Laboratório da Paisagem, pretendeu sensibilizar e consciencializar os alunos para a preservação do ambiente, em especial dos rios, na defesa da biodiversidade, transmitindo a importância e valorização das linhas de água urbanas.