EB Pinheiro – ECO-Escolas

A escola EB1/JI de Soutelo, Pinheiro tem desenvolvido diversas atividades, no âmbito do programa Eco- escolas, que visa encorajar ações de promoção de valores, de mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente, colaborando para o desenvolvimento sustentável do Planeta. Os alunos têm desenvolvido algumas atividades nomeadamente, separação das embalagens de plástico e de metal; de tampas plásticas; de pilhas e de papel e cartão (no âmbito do programa Papel por Alimento); preparação do terreno e manutenção de uma horta biológica; construção de comedouros de pássaros…

Mais “Um Abraço Verde”!

Os alunos do Jardim de Infância da EB Agostinho da Silva também participaram na atividade “Um Abraço Verde”, foi com muita alegria e satisfação que abraçaram várias árvores e aproveitaram os raios de sol para desfrutar do espaço verde junto à escola.

 

Um Abraço Verde

Respondendo ao desafio lançado pelo Ministério da Educação a escola EB de Abação realizou a atividade “Um Abraço Verde”, assim os alunos do 2º Ciclo por volta das 11:00 horas abraçaram algumas das árvores existentes no espaço de recreio.

A alegria de todos foi evidente! Fica aqui o registo de alguns desses momentos.

Um mês, uma recolha!

Um mês, uma recolha!

A E.B. 2,3 de Abação é uma Eco-Escola, e entre as várias atividades de defesa e promoção do ambiente, se incluem múltiplas recolhas de resíduos recicláveis/reutilizáveis. Entre eles podemos destacar os equipamentos elétricos e eletrónicos em fim de vida, as pilhas, os óleos alimentares usados, as radiografias, as tampinhas, a roupa, o calçado e brinquedos usados.

piscinape

Com o objetivo de dar um novo impulso a estas recolhas, resolvemos dedicar um mês do ano à divulgação de uma recolha em particular. Assim sendo o mês de dezembro será dedicado principalmente à recolha de roupas usadas.

 

Contamos contigo e o ambiente agradece!

 

O Coordenador do Eco-Escolas

Estefânio Rodrigues

Abação Escola Geração Depositrão

O projeto Geração Depositrão, resulta de uma parceria entre a ERP (European Recycling Platform) Portugal e o Programa Eco-Escolas (ABAE), o projeto visa (in)formar as crianças e jovens e através deles a população em geral, acerca da importância do adequado encaminhamento dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), pilhas e acumuladores.geracao-depositrao

Esta conduta permite a reciclagem de muitos dos componentes destes resíduos e assegura que não ocorrem danos ambientais.

Continuar a ler

Dia das Bandeiras Verdes 2016

No próximo dia 30 de setembro, o Agrupamento de Escolas de Abação, irá mais uma vez, marcar presença no Dia Bandeiras Verdes – Galardão Eco-Escolas. Trata-se de uma cerimónia onde são galardoadas as instituições que no decorrer do ano letivo anterior contribuíram para tornar mais sustentável o dia-a-dia da escola e da comunidade e onde orgulhosamente se inclui o nosso agrupamento.bandeira-verde Continuar a ler