GREEN FOOD – Dia Mundial da Alimentação

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação, dia 16 de Outubro, realizou-se na sede do Agrupamento um almoço vegetariano especial – GREEN FOOD, que surpreendeu e conquistou as papilas gustativas da maioria dos participantes.

Relativamente ao concurso GREEN FOOD – “Quem acertar mais, ganha!”, participaram 137 alunos com respostas variadas, mas apenas um aluno identificou corretamente o maior número de ingredientes da ementa.

O vencedor deste concurso foi o Carlos Henriques, nº 5 da turma B do 8º ano, que se encontra de PARABÉNS e que receberá o prémio brevemente.

Para os mais curiosos, ficam a saber que a ementa constituída pela sopa, prato principal e sobremesa apresentava os seguintes ingredientes:

Sopa- batata; espinafres; cebola; cenoura; curgete; abóbora.

Prato principal- soja; curgete; cogumelo; massa de cenoura

Sobremesa – espinafre; ovos; farinha; açúcar e óleo.

Campanha de Sensibilização de Educação Ambiental

A Educação Ambiental tem com o objetivo formar uma população mundial consciente e preocupada com o ambiente e com os seus problemas, uma população que tenha os conhecimentos, as competências, o estado de espírito, as motivações e o sentido de compromisso que lhe permitam trabalhar individual e coletivamente na resolução das dificuldades atuais e impedir que elas se a presentem de novo.” (Carta de Belgrado, 1975)

No dia 16 de outubro realizaram-se, no nosso agrupamento, várias sessões de sensibilização de Educação Ambiental promovida pela Resinorte, dinamizada pela monitora Verónica de Medeiros. Os nossos alunos do sexto e do oitavo ano de escolaridade aprenderam e divertiram-se muito a jogar o jogo “3R TWIST

EB Pinheiro – ECO-Escolas

A escola EB1/JI de Soutelo, Pinheiro tem desenvolvido diversas atividades, no âmbito do programa Eco- escolas, que visa encorajar ações de promoção de valores, de mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente, colaborando para o desenvolvimento sustentável do Planeta. Os alunos têm desenvolvido algumas atividades nomeadamente, separação das embalagens de plástico e de metal; de tampas plásticas; de pilhas e de papel e cartão (no âmbito do programa Papel por Alimento); preparação do terreno e manutenção de uma horta biológica; construção de comedouros de pássaros…

Mais “Um Abraço Verde”!

Os alunos do Jardim de Infância da EB Agostinho da Silva também participaram na atividade “Um Abraço Verde”, foi com muita alegria e satisfação que abraçaram várias árvores e aproveitaram os raios de sol para desfrutar do espaço verde junto à escola.

 

Um Abraço Verde

Respondendo ao desafio lançado pelo Ministério da Educação a escola EB de Abação realizou a atividade “Um Abraço Verde”, assim os alunos do 2º Ciclo por volta das 11:00 horas abraçaram algumas das árvores existentes no espaço de recreio.

A alegria de todos foi evidente! Fica aqui o registo de alguns desses momentos.

Um mês, uma recolha!

Um mês, uma recolha!

A E.B. 2,3 de Abação é uma Eco-Escola, e entre as várias atividades de defesa e promoção do ambiente, se incluem múltiplas recolhas de resíduos recicláveis/reutilizáveis. Entre eles podemos destacar os equipamentos elétricos e eletrónicos em fim de vida, as pilhas, os óleos alimentares usados, as radiografias, as tampinhas, a roupa, o calçado e brinquedos usados.

piscinape

Com o objetivo de dar um novo impulso a estas recolhas, resolvemos dedicar um mês do ano à divulgação de uma recolha em particular. Assim sendo o mês de dezembro será dedicado principalmente à recolha de roupas usadas.

 

Contamos contigo e o ambiente agradece!

 

O Coordenador do Eco-Escolas

Estefânio Rodrigues