GREEN FOOD – Dia Mundial da Alimentação

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação, dia 16 de Outubro, realizou-se na sede do Agrupamento um almoço vegetariano especial – GREEN FOOD, que surpreendeu e conquistou as papilas gustativas da maioria dos participantes.

Relativamente ao concurso GREEN FOOD – “Quem acertar mais, ganha!”, participaram 137 alunos com respostas variadas, mas apenas um aluno identificou corretamente o maior número de ingredientes da ementa.

O vencedor deste concurso foi o Carlos Henriques, nº 5 da turma B do 8º ano, que se encontra de PARABÉNS e que receberá o prémio brevemente.

Para os mais curiosos, ficam a saber que a ementa constituída pela sopa, prato principal e sobremesa apresentava os seguintes ingredientes:

Sopa- batata; espinafres; cebola; cenoura; curgete; abóbora.

Prato principal- soja; curgete; cogumelo; massa de cenoura

Sobremesa – espinafre; ovos; farinha; açúcar e óleo.

Formação de Suporte Básico de Vida

No dia 17 de abril decorreu a formação de Suporte Básico de Vida, dinamizada pelo grupo de Ciências Naturais e Projeto PESS. Esta ação destinada aos alunos do 9º ano foi orientada por vários elementos do Sistema Integrado de Emergência Médica e por enfermeiras do Centro de Saúde de Urgezes.

Continuar a ler

CRESCER COM SAÚDE

Decorreu no dia 18 janeiro de 2018, pelas 18H30, no anfiteatro do nosso agrupamento, a ação de sensibilização “Como se desenvolve a linguagem nas crianças e problemas associados”, orientada para pais e encarregados de educação dos alunos do pré-escolar e 1.º ciclo do agrupamento.

A ação contou com a presença da terapeuta da fala Dr.ª Salete Teixeira que desenvolveu com os presentes temas relativos ao desenvolvimento da linguagem nos primeiros anos em idade escolar e a importância da alimentação para o desenvolvimento da linguagem e problemas de fala.

De salientar que a participação dos Encarregados de Educação foi significativa e profícua, sendo mais um contributo para um desenvolvimento saudável dos seus educandos. A equipa PESS e a psicóloga do SPO agradecem a disponibilidade e prontidão da Dr.ª Salete Teixeira para colaborar connosco na missão de contribuir para um desenvolvimento saudável dos nossos alunos.

Liga-te à Liga – Peditório Nacional

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), que é uma associação de Serviço Social, com o objetivo de promover a solidariedade social para com os doentes com cancro e suas famílias, vai realizar, neste fim de semana, o seu Peditório Nacional Anual. Neste sentido, a nossa Escola irá juntar-se a esta iniciativa participando nos dias 2 e 3 de novembro de 2017.

Os fundos angariados no ano passado, nomeadamente cerca de 430 euros, reverteram na sua totalidade para a LPCC e contribuiu para a continuidade dos inúmeros projetos da instituição, como por exemplo:

  • Apoio ao doente oncológico e familiares;
  • Promoção da Educação para a Saúde do público;
  • Rastreio do Cancro da Mama
  • Cuidados Paliativos e/ou domiciliários;
  • Apoio psicoemocional;
  • Investigação Científica e Formação de Profissionais de Saúde.

 

Deste modo, contamos com a generosidade de toda a comunidade escolar para esta causa tão nobre.