REGULAMENTO DO CONCURSO – #CriaTeuSopão

No dia 16 de outubro comemora-se o “Dia Mundial da Alimentação”, no qual é celebrado a promoção de uma alimentação saudável e sustentável disponível e acessível para todos. Cada um de nós, deve tomar medidas de forma a alcançar uma alimentação saudável e fome zero.

Neste âmbito, o PESS em colaboração com a Biblioteca Escolar, encontra-se a promover um concurso para os alunos do 2º e 3º ciclos, que devem fazer uma pesquisa e usar a sua imaginação para criarem uma receita de sopa que ilustre como podemos associar a alimentação saudável e sustentável com o sabor gostoso de uma sopa nutritiva.

Regulamento do Concurso

Feira dos Produtos da Terra – Tradição em Família

No dia 8 de novembro decorreu na Escola Básica a celebração das dádivas da terra com uma feira, destinada a toda a comunidade educativa, cujo principal objetivo é a promoção e consumo dos produtos produzidos localmente. O Projeto da Educação para a Saúde aliou-se a esta iniciativa de promoção da alimentação saudável e sustentável, adicionando a atividade física, outro fator determinante na melhoria do estilo de vida saudável.

tradição familia fotos página

Continuar a ler “Feira dos Produtos da Terra – Tradição em Família”

Liga-te à Liga – Peditório Nacional

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), que é uma associação de Serviço Social, com o objetivo de promover a solidariedade social para com os doentes com cancro e suas famílias, vai realizar, neste fim de semana, o seu Peditório Nacional Anual. Neste sentido, a nossa Escola irá juntar-se a esta iniciativa participando nos dias 31 de outubro e 4 de novembro de 2019.

Os fundos angariados no ano passado, nomeadamente cerca de 545 euros, reverteram na sua totalidade para a LPCC e contribuiu para a continuidade dos inúmeros projetos da instituição, como por exemplo:

  • Apoio ao doente oncológico e familiares;
  • Promoção da Educação para a Saúde do público;
  • Rastreio do Cancro da Mama
  • Cuidados Paliativos e/ou domiciliários;
  • Apoio psicoemocional;
  • Investigação Científica e Formação de Profissionais de Saúde.

Deste modo, contamos com a generosidade de toda a comunidade escolar para esta causa tão nobre.

Resultado do concurso “Eco Passaporte”

Ao longo do ano letivo, o Projeto Eco Escolas em parceria com o Projeto de Educação para a Saúde desafiaram todas as turmas da nossa escola a cumprir um desafio ecológico! À medida que as turmas entregaram na escola resíduos recicláveis, foram preenchendo a caderneta do Eco Passaporte.

A turma que preencheu mais cadernetas e que, por isso, mais contribuiu para a preservação do ambiente recebeu um “passaporte” para uma boa supresa!

Este ano, a turma C do 7° ano, foi a grande vendedora!

Muitos Parabéns pelo enorme empenho!!

O ambiente agradece e, por isso, tiveram direito a um merecido prémio! Todos os alunos da turma receberam um voucher para uma sessão de cinema e um almoço num restaurante do shopping Espaço Guimarães e tiveram uma tarde bem divertida!

OS AÇÚCARES ESCONDIDOS (Dia Nacional do combate à obesidade)

No âmbito da comemoração do Dia Nacional do Combate à Obesidade, assinalado no dia 18 de maio, realizou-se uma campanha de sensibilização intitulada “Os açúcares escondidos”, que pretende alertar para a quantidade de açúcar que se encontra nas bebidas mais consumidas pelos nossos alunos.

Temos de encurtar o consumo de alimentos com elevado teor de açúcar, pois uma das consequências direta é a obesidade, que é considerada pela Organização Mundial de Saúde como a epidemia global do século XXI, já que é uma doença crónica e complexa, com uma prevalência crescente em todo o mundo.

Aprender a salvar vidas

 

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica esteve na nossa escola no dia 19 de março para dinamizar uma sessão de “Masstraining” destinada aos alunos do 9º ano.

Continuar a ler “Aprender a salvar vidas”