Concurso “Mostra-me o que comes e eu dar-te-ei o que mereces”

A equipa do PESS irá promover o concurso “Mostra-me o que comes e eu dar-te-ei o que mereces”, que pretende promover o consumo de lanches saudáveis.

Todos os alunos são convidados a participar e, para isso, basta que durante a semana de 19 a 23 de abril, tragam para a Escola um lanche saudável ou uma evidência que comeram um lanche saudável nesse dia.

Prepara-te porque a qualquer momento, o teu professor poderá sortear um aluno, que apenas será premiado se apresentar um lanche saudável ou uma evidência que comeu um lanche saudável nesse dia. Se o aluno sorteado não apresentar a condição referida no ponto anterior, será sorteado outro aluno até cumprir a condição.

Participa!

Download the PDF file .

Dia Mundial do Cancro 2021

O Dia Mundial do Cancro celebra-se, anualmente, a 4 de fevereiro e o nosso Agrupamento também pretende assinalar este evento.

Apesar do período complicado que atravessamos e em que tudo parece girar em torno da COVID19, é importante não esquecer que o cancro continua a existir e a impactar a vida de milhares de pessoas.

O lema deste dia – “Eu Sou e Eu Vou” – desafia cada um a posicionar-se face ao cancro e refletir no compromisso que assim e face à mudança como membro integrante de uma comunidade que luta contra o cancro. Será o dia de lembrar os doentes, mas também os cuidadores, a prevenção mas também o tratamento, a esperança da sobrevivência e a memória de quem já partiu. É tempo de lembrar todos quantos continuam a trabalhar para apoiar o doente oncológico: enfermeir@s, médic@s, investigador@s, voluntári@s, familiares e outros cuidadores.  É tempo de lhes dizer que estamos ao seu lado, assumindo o nosso papel, pois todas as ações contam!

O Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro vai preencher o dia com diretos, vídeos, testemunhos, webinars e entrevistas, revelando o que faz diariamente na prevenção, educação, formação, investigação científica, rastreio, apoio emocional, social e jurídico.

Todos os conteúdos serão transmitidos na página de www.facebook.com/LpccNorte. Poderá ver o programa na imagem abaixo.

Porque todas as ações contam, junte-se a nós no dia 4 de fevereiro para: Lutar | Prevenir | Informar | Falar | Apoiar

Esperamos poder contar com a sua companhia!

PESS e LPCC-NRN

#CriaTeuSopão

Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação, a equipa PESS em colaboração com a Biblioteca Escolar, promoveu um concurso para os alunos do 2º e 3º ciclos, cujo objetivo era criar uma receita de sopa que ilustrasse como se poderia associar a alimentação saudável e sustentável o sabor gostoso de uma sopa nutritiva.

Foi elaborado um livro digital para divulgar pela comunidade educativa as receitas dos alunos.

Aceda aqui ao livro.

Concurso #CriaTeuSopão


No âmbito da comemoração do Dia da Alimentação, no dia 16 de outubro, a Direção Escolar e a equipa do PESS dinamizou o concurso #CriaTeuSopão.

O Concurso promoveu a importância do consumo diário de sopa e incentivou os alunos a propor uma sopa por turma para todos os alunos degustarem na cantina da escola. Ao longo das últimas semanas, os alunos puderam apreciar as várias sopas e fazer uma votação.

Das dez turmas concorrentes, a turma vencedora foi o 8º C. Parabéns!

Cada aluno da turma arrecadou um prémio – uma bolacha especial saudável e um porta-chaves que podem personalizar. A realização deste concurso permitiu, também, a elaboração de um livro digital com as receitas elaboradas pelas turmas, que será publicado brevemente. O concurso primou pela grande adesão dos alunos e revelou que a maioria inclui a sopa na sua dieta diária.

REGULAMENTO DO CONCURSO – #CriaTeuSopão

No dia 16 de outubro comemora-se o “Dia Mundial da Alimentação”, no qual é celebrado a promoção de uma alimentação saudável e sustentável disponível e acessível para todos. Cada um de nós, deve tomar medidas de forma a alcançar uma alimentação saudável e fome zero.

Neste âmbito, o PESS em colaboração com a Biblioteca Escolar, encontra-se a promover um concurso para os alunos do 2º e 3º ciclos, que devem fazer uma pesquisa e usar a sua imaginação para criarem uma receita de sopa que ilustre como podemos associar a alimentação saudável e sustentável com o sabor gostoso de uma sopa nutritiva.

Regulamento do Concurso

Feira dos Produtos da Terra – Tradição em Família

No dia 8 de novembro decorreu na Escola Básica a celebração das dádivas da terra com uma feira, destinada a toda a comunidade educativa, cujo principal objetivo é a promoção e consumo dos produtos produzidos localmente. O Projeto da Educação para a Saúde aliou-se a esta iniciativa de promoção da alimentação saudável e sustentável, adicionando a atividade física, outro fator determinante na melhoria do estilo de vida saudável.

tradição familia fotos página

Continuar a ler “Feira dos Produtos da Terra – Tradição em Família”

Liga-te à Liga – Peditório Nacional

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), que é uma associação de Serviço Social, com o objetivo de promover a solidariedade social para com os doentes com cancro e suas famílias, vai realizar, neste fim de semana, o seu Peditório Nacional Anual. Neste sentido, a nossa Escola irá juntar-se a esta iniciativa participando nos dias 31 de outubro e 4 de novembro de 2019.

Os fundos angariados no ano passado, nomeadamente cerca de 545 euros, reverteram na sua totalidade para a LPCC e contribuiu para a continuidade dos inúmeros projetos da instituição, como por exemplo:

  • Apoio ao doente oncológico e familiares;
  • Promoção da Educação para a Saúde do público;
  • Rastreio do Cancro da Mama
  • Cuidados Paliativos e/ou domiciliários;
  • Apoio psicoemocional;
  • Investigação Científica e Formação de Profissionais de Saúde.

Deste modo, contamos com a generosidade de toda a comunidade escolar para esta causa tão nobre.