Formação de Suporte Básico de Vida

No dia 17 de abril decorreu a formação de Suporte Básico de Vida, dinamizada pelo grupo de Ciências Naturais e Projeto PESS. Esta ação destinada aos alunos do 9º ano foi orientada por vários elementos do Sistema Integrado de Emergência Médica e por enfermeiras do Centro de Saúde de Urgezes.

Continuar a ler

CRESCER COM SAÚDE

Decorreu no dia 18 janeiro de 2018, pelas 18H30, no anfiteatro do nosso agrupamento, a ação de sensibilização “Como se desenvolve a linguagem nas crianças e problemas associados”, orientada para pais e encarregados de educação dos alunos do pré-escolar e 1.º ciclo do agrupamento.

A ação contou com a presença da terapeuta da fala Dr.ª Salete Teixeira que desenvolveu com os presentes temas relativos ao desenvolvimento da linguagem nos primeiros anos em idade escolar e a importância da alimentação para o desenvolvimento da linguagem e problemas de fala.

De salientar que a participação dos Encarregados de Educação foi significativa e profícua, sendo mais um contributo para um desenvolvimento saudável dos seus educandos. A equipa PESS e a psicóloga do SPO agradecem a disponibilidade e prontidão da Dr.ª Salete Teixeira para colaborar connosco na missão de contribuir para um desenvolvimento saudável dos nossos alunos.

Liga-te à Liga – Peditório Nacional

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), que é uma associação de Serviço Social, com o objetivo de promover a solidariedade social para com os doentes com cancro e suas famílias, vai realizar, neste fim de semana, o seu Peditório Nacional Anual. Neste sentido, a nossa Escola irá juntar-se a esta iniciativa participando nos dias 2 e 3 de novembro de 2017.

Os fundos angariados no ano passado, nomeadamente cerca de 430 euros, reverteram na sua totalidade para a LPCC e contribuiu para a continuidade dos inúmeros projetos da instituição, como por exemplo:

  • Apoio ao doente oncológico e familiares;
  • Promoção da Educação para a Saúde do público;
  • Rastreio do Cancro da Mama
  • Cuidados Paliativos e/ou domiciliários;
  • Apoio psicoemocional;
  • Investigação Científica e Formação de Profissionais de Saúde.

 

Deste modo, contamos com a generosidade de toda a comunidade escolar para esta causa tão nobre.

Dia Mundial de Alimentação

Hoje foi dia grande para os homens e mulheres do futuro. “Somos o que comemos” razão para dar importância aos alimentos. Há que trabalhar para ter um “corpo são em mente sã”. Foi mais uma oportunidade para aprofundar esta temática com a nossa comunidade que esteve motivada e interessada colaborando com inúmeros cartazes alusivos ao “Dia Mundial da Alimentação”. Na cantina a afluência foi “anormal” para este dia da semana pois todos queriam saborear os vários alimentos à base do “rei da festa”, o MILHO.

A equipa PESS agradece a ajuda e participação dos alunos da Escola EB1/JI de Pinheiro e das turmas 5º A, B e C, 6º A, B e C, 8º B e C e do grupo “Jovens Promotores de Saúde”, na atividade “Mês do Milho, Mês da Desfolhada”, com a finalidade de assinalar o do Dia Mundial da Alimentação, evento realizado na Escola de Abação no dia 16 de outubro. Com a certeza de que os alimentos à base de milho disponibilizados na cantina e a surpresa das pipocas durante a tarde foram do vosso agrado.

A vossa pesquisa e motivação contagiou toda a Escola e foi de grande importância para a promoção de hábitos alimentares saudáveis.

Um especial agradecimento aos assistentes operacionais, docentes e educadores que com a sua dedicação tornaram esta atividade possível.

Garrafa Solidária – Suspensão da campanha de recolha de garrafas PET

A Equipa do PESS vem por este meio informar, que se encontra momentaneamente suspensa, pela entidade organizadora, a campanha de recolha de garrafas PET no âmbito do projeto “Garrafa solidária”.

Aproveitamos desde já para agradecer a todos os que participaram, e que fizeram desta atividade no Agrupamento de Escolas de Abação, um sucesso.

Confiantes de que contribuímos para a consciencialização para esta temática, lembramos que poderá continuar a contribuir para tirar do meio ambiente as garrafas PET, encaminhando-as agora para o ecoponto mais próximo.