Comer para crescer bem

No âmbito da atividade “Comer para crescer bem” dinamizada pela equipa PESS, os Jovens Promotores de Saúde realizaram uma ação de esclarecimento a todos os alunos da Escola EB1 Agostinho da Silva, com o intuito de fomentar a alimentação saudável nas crianças. Durante a visita, distribuíram a todos os alunos, as “Cadernetas do Aluno Saudável”, cujo objetivo é consciencializar toda a comunidade escolar para escolhas alimentares mais adequadas do ponto de vista nutricional.

Piratas Saudáveis

No último dia de aula do 1º período, o grupo “Jovens Promotores da Saúde”, dinamizou mais uma aventura emocionante, intitulada “Piratas Saudáveis”, que animou os companheiros na busca do tesouro da “Saúde Ganha”, pela Escola Básica de Abação.

Os piratas vencedores foram José Gabriel Gonçalves, Rúben Dias e Tiago Pereira do 6º A, que receberam o seu merecido prémio na Biblioteca, pelas mãos dos Jovens Piratas Promotores de Saúde, a saber:

Ana Raquel Carvalho – 8ºB

Daniel Ferreira – 8º A

Eduardo Costa – 8º A

Filipa Lopes – 8º B

Gabriel Ruivães – 8º A

Inês Silva – 8º A

José Rodrigo Gonçalves – 8º A

João Pedro Silva – 8º A

Lara Castro – 8º A

Luana Rodrigues – 8º A

Soraia Oliveira – 8º A

O grupo dos Jovens Promotores de Saúde agradece a participação e promete novas aventuras.

Deseja também a todos um Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

Os heróis do sol saudável

A equipa PESS, em parceria com a Liga portuguesa contra o cancro, ao longo do mês de novembro visitou as escolas do 1º Ciclo do nosso Agrupamento, com o objetivo de realizar a atividade “Os heróis do sol saudável”, com os alunos do 4º ano de escolaridade de cada uma das escolas.

Através de um jogo lúdico-didático, pretendeu-se alertar para os riscos da exposição solar e articular com o conteúdo programático de Estudo do Meio “A pele e a segurança do seu corpo”.

Os alunos divertiram-se e aprenderam um pouco mais sobre os cuidados a ter para manter a pele saudável.

Onda Rosa na Escola de Abação

A Escola de Abação associou-se mais uma vez à Liga Portuguesa Contra o Cancro na Campanha de Sensibilização – “Onda Rosa”-, relativa à importância do Rastreio para a prevenção do Cancro da Mama, que é o cancro com maior incidência em Portugal e todos os anos aparecem 6000 casos novos.

Neste âmbito, a comunidade escolar embarcou numa Onda Rosa Gigante com o lema de Abação para o Mundo.

CURTIR CIÊNCIA A BORDO DO CHAMPIMÓVEL

No passado dia 18 de outubro um grupo de alunos da EB de Abação tiveram a oportunidade de realizar uma emocionante e interativa viagem tridimensional pelo corpo humano, tudo isto graças à visita que fizeram ao Champimóvel, estacionado no espaço exterior do Pavilhão Multiusos de Guimarães.

sdr

GREEN FOOD – Dia Mundial da Alimentação

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação, dia 16 de Outubro, realizou-se na sede do Agrupamento um almoço vegetariano especial – GREEN FOOD, que surpreendeu e conquistou as papilas gustativas da maioria dos participantes.

Relativamente ao concurso GREEN FOOD – “Quem acertar mais, ganha!”, participaram 137 alunos com respostas variadas, mas apenas um aluno identificou corretamente o maior número de ingredientes da ementa.

O vencedor deste concurso foi o Carlos Henriques, nº 5 da turma B do 8º ano, que se encontra de PARABÉNS e que receberá o prémio brevemente.

Para os mais curiosos, ficam a saber que a ementa constituída pela sopa, prato principal e sobremesa apresentava os seguintes ingredientes:

Sopa- batata; espinafres; cebola; cenoura; curgete; abóbora.

Prato principal- soja; curgete; cogumelo; massa de cenoura

Sobremesa – espinafre; ovos; farinha; açúcar e óleo.

Formação de Suporte Básico de Vida

No dia 17 de abril decorreu a formação de Suporte Básico de Vida, dinamizada pelo grupo de Ciências Naturais e Projeto PESS. Esta ação destinada aos alunos do 9º ano foi orientada por vários elementos do Sistema Integrado de Emergência Médica e por enfermeiras do Centro de Saúde de Urgezes.

Continuar a ler “Formação de Suporte Básico de Vida”