Resultado do concurso “Eco Passaporte”

Ao longo do ano letivo, o Projeto Eco Escolas em parceria com o Projeto de Educação para a Saúde desafiaram todas as turmas da nossa escola a cumprir um desafio ecológico! À medida que as turmas entregaram na escola resíduos recicláveis, foram preenchendo a caderneta do Eco Passaporte.

A turma que preencheu mais cadernetas e que, por isso, mais contribuiu para a preservação do ambiente recebeu um “passaporte” para uma boa supresa!

Este ano, a turma C do 7° ano, foi a grande vendedora!

Muitos Parabéns pelo enorme empenho!!

O ambiente agradece e, por isso, tiveram direito a um merecido prémio! Todos os alunos da turma receberam um voucher para uma sessão de cinema e um almoço num restaurante do shopping Espaço Guimarães e tiveram uma tarde bem divertida!

OS AÇÚCARES ESCONDIDOS (Dia Nacional do combate à obesidade)

No âmbito da comemoração do Dia Nacional do Combate à Obesidade, assinalado no dia 18 de maio, realizou-se uma campanha de sensibilização intitulada “Os açúcares escondidos”, que pretende alertar para a quantidade de açúcar que se encontra nas bebidas mais consumidas pelos nossos alunos.

Temos de encurtar o consumo de alimentos com elevado teor de açúcar, pois uma das consequências direta é a obesidade, que é considerada pela Organização Mundial de Saúde como a epidemia global do século XXI, já que é uma doença crónica e complexa, com uma prevalência crescente em todo o mundo.

Aprender a salvar vidas

 

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica esteve na nossa escola no dia 19 de março para dinamizar uma sessão de “Masstraining” destinada aos alunos do 9º ano.

Continuar a ler “Aprender a salvar vidas”

Biblioteca Humana

O Agrupamento de Escolas de Abação comemorou no dia 18 de março o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, com a atividade “Biblioteca Humana” com os alunos de 9 ano.

A atividade contou com a presença de uma sobrevivente, uma psicóloga e de uma voluntaria todos envolvidos com a problemática da doença oncológica. Esta atividade consistiu nos relatos das suas experiências pessoais com a problemática do cancro. Os alunos tiveram a oportunidade de questionar os “Livros Humanos” e esclarecer as suas dúvidas sobre a doença.

A atividade correspondeu às espectativas dos participantes e dos organizadores, para o ano cá estaremos.

Comer para crescer bem

No âmbito da atividade “Comer para crescer bem” dinamizada pela equipa PESS, os Jovens Promotores de Saúde realizaram uma ação de esclarecimento a todos os alunos da Escola EB1 Agostinho da Silva, com o intuito de fomentar a alimentação saudável nas crianças. Durante a visita, distribuíram a todos os alunos, as “Cadernetas do Aluno Saudável”, cujo objetivo é consciencializar toda a comunidade escolar para escolhas alimentares mais adequadas do ponto de vista nutricional.

Piratas Saudáveis

No último dia de aula do 1º período, o grupo “Jovens Promotores da Saúde”, dinamizou mais uma aventura emocionante, intitulada “Piratas Saudáveis”, que animou os companheiros na busca do tesouro da “Saúde Ganha”, pela Escola Básica de Abação.

Os piratas vencedores foram José Gabriel Gonçalves, Rúben Dias e Tiago Pereira do 6º A, que receberam o seu merecido prémio na Biblioteca, pelas mãos dos Jovens Piratas Promotores de Saúde, a saber:

Ana Raquel Carvalho – 8ºB

Daniel Ferreira – 8º A

Eduardo Costa – 8º A

Filipa Lopes – 8º B

Gabriel Ruivães – 8º A

Inês Silva – 8º A

José Rodrigo Gonçalves – 8º A

João Pedro Silva – 8º A

Lara Castro – 8º A

Luana Rodrigues – 8º A

Soraia Oliveira – 8º A

O grupo dos Jovens Promotores de Saúde agradece a participação e promete novas aventuras.

Deseja também a todos um Feliz Natal e Próspero Ano Novo.