#CriaTeuSopão

Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação, a equipa PESS em colaboração com a Biblioteca Escolar, promoveu um concurso para os alunos do 2º e 3º ciclos, cujo objetivo era criar uma receita de sopa que ilustrasse como se poderia associar a alimentação saudável e sustentável o sabor gostoso de uma sopa nutritiva.

Foi elaborado um livro digital para divulgar pela comunidade educativa as receitas dos alunos.

Aceda aqui ao livro.

Concurso #CriaTeuSopão


No âmbito da comemoração do Dia da Alimentação, no dia 16 de outubro, a Direção Escolar e a equipa do PESS dinamizou o concurso #CriaTeuSopão.

O Concurso promoveu a importância do consumo diário de sopa e incentivou os alunos a propor uma sopa por turma para todos os alunos degustarem na cantina da escola. Ao longo das últimas semanas, os alunos puderam apreciar as várias sopas e fazer uma votação.

Das dez turmas concorrentes, a turma vencedora foi o 8º C. Parabéns!

Cada aluno da turma arrecadou um prémio – uma bolacha especial saudável e um porta-chaves que podem personalizar. A realização deste concurso permitiu, também, a elaboração de um livro digital com as receitas elaboradas pelas turmas, que será publicado brevemente. O concurso primou pela grande adesão dos alunos e revelou que a maioria inclui a sopa na sua dieta diária.

REGULAMENTO DO CONCURSO – #CriaTeuSopão

No dia 16 de outubro comemora-se o “Dia Mundial da Alimentação”, no qual é celebrado a promoção de uma alimentação saudável e sustentável disponível e acessível para todos. Cada um de nós, deve tomar medidas de forma a alcançar uma alimentação saudável e fome zero.

Neste âmbito, o PESS em colaboração com a Biblioteca Escolar, encontra-se a promover um concurso para os alunos do 2º e 3º ciclos, que devem fazer uma pesquisa e usar a sua imaginação para criarem uma receita de sopa que ilustre como podemos associar a alimentação saudável e sustentável com o sabor gostoso de uma sopa nutritiva.

Regulamento do Concurso

Feira dos Produtos da Terra – Tradição em Família

No dia 8 de novembro decorreu na Escola Básica a celebração das dádivas da terra com uma feira, destinada a toda a comunidade educativa, cujo principal objetivo é a promoção e consumo dos produtos produzidos localmente. O Projeto da Educação para a Saúde aliou-se a esta iniciativa de promoção da alimentação saudável e sustentável, adicionando a atividade física, outro fator determinante na melhoria do estilo de vida saudável.

tradição familia fotos página

Continuar a ler “Feira dos Produtos da Terra – Tradição em Família”

Liga-te à Liga – Peditório Nacional

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), que é uma associação de Serviço Social, com o objetivo de promover a solidariedade social para com os doentes com cancro e suas famílias, vai realizar, neste fim de semana, o seu Peditório Nacional Anual. Neste sentido, a nossa Escola irá juntar-se a esta iniciativa participando nos dias 31 de outubro e 4 de novembro de 2019.

Os fundos angariados no ano passado, nomeadamente cerca de 545 euros, reverteram na sua totalidade para a LPCC e contribuiu para a continuidade dos inúmeros projetos da instituição, como por exemplo:

  • Apoio ao doente oncológico e familiares;
  • Promoção da Educação para a Saúde do público;
  • Rastreio do Cancro da Mama
  • Cuidados Paliativos e/ou domiciliários;
  • Apoio psicoemocional;
  • Investigação Científica e Formação de Profissionais de Saúde.

Deste modo, contamos com a generosidade de toda a comunidade escolar para esta causa tão nobre.

Resultado do concurso “Eco Passaporte”

Ao longo do ano letivo, o Projeto Eco Escolas em parceria com o Projeto de Educação para a Saúde desafiaram todas as turmas da nossa escola a cumprir um desafio ecológico! À medida que as turmas entregaram na escola resíduos recicláveis, foram preenchendo a caderneta do Eco Passaporte.

A turma que preencheu mais cadernetas e que, por isso, mais contribuiu para a preservação do ambiente recebeu um “passaporte” para uma boa supresa!

Este ano, a turma C do 7° ano, foi a grande vendedora!

Muitos Parabéns pelo enorme empenho!!

O ambiente agradece e, por isso, tiveram direito a um merecido prémio! Todos os alunos da turma receberam um voucher para uma sessão de cinema e um almoço num restaurante do shopping Espaço Guimarães e tiveram uma tarde bem divertida!

OS AÇÚCARES ESCONDIDOS (Dia Nacional do combate à obesidade)

No âmbito da comemoração do Dia Nacional do Combate à Obesidade, assinalado no dia 18 de maio, realizou-se uma campanha de sensibilização intitulada “Os açúcares escondidos”, que pretende alertar para a quantidade de açúcar que se encontra nas bebidas mais consumidas pelos nossos alunos.

Temos de encurtar o consumo de alimentos com elevado teor de açúcar, pois uma das consequências direta é a obesidade, que é considerada pela Organização Mundial de Saúde como a epidemia global do século XXI, já que é uma doença crónica e complexa, com uma prevalência crescente em todo o mundo.