Dia Mundial da Ciência

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Ciência, na disciplina de Físico-Química, os alunos do 9.º ano realizaram vídeos explicativos sobre as três leis de Newton, essenciais para o entendimento do movimento e das forças.

Esta atividade teve como objetivo promover o interesse dos alunos pela física e incentivá-los a aprofundarem os seus conhecimentos de forma prática e interativa.

Para além de reforçar os conteúdos trabalhados em sala de aula, a atividade permitiu que os alunos desenvolvessem competências de comunicação, trabalho em grupo e criatividade, ao mesmo tempo que celebraram a importância da ciência para o avanço da sociedade, sublinhando o papel fundamental da ciência na formação do pensamento crítico e na aplicação dos conhecimentos em situações do quotidiano.

Os alunos tiveram de eleger os que melhor ilustravam, de forma clara e original, as três leis de Newton. Assim, o vídeo de Maria Conde, Maria Leonor Oliveira e Rodrigo Malta foi eleito o mais eficaz na explicação da 1.ª lei. Para a 2.ª lei, a escolha recaiu sobre o trabalho de Mariana Oliveira, Nuno Malta e Tiago Gomes, enquanto o vídeo de Lara Mendes, Mariana Pereira, Nuno Malta e Tiago Faria foi considerado o mais criativo na demonstração da 3.ª lei.

Vídeos vencedores:   

1.ª lei de Newton:

2.ª lei de Newton:

3.ª lei de Newton:

 


A atividade foi um sucesso e refletiu o entusiasmo e a dedicação dos alunos.

Comemoração do Dia Mundial da Ciência: demonstrações da Terceira Lei de Newton em Físico-Química

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Ciência os alunos do 9.º C realizaram pequenas atividades experimentais, na disciplina de Físico-Química, que visavam a demonstração prática da Terceira Lei de Newton, também conhecida como a Lei da Ação e Reação.

Nestas experiências, os alunos exploraram os princípios fundamentais que regem as interações entre corpos e as forças que deles resultam. Através de demonstrações cuidadosamente planeadas, foi possível observar que uma força (a ação) é sempre acompanhada por uma força de igual intensidade, mas de sentido oposto (a reação).

Estas atividades não só enriqueceram o entendimento teórico dos alunos em relação à Terceira Lei de Newton, mas também proporcionaram uma experiência prática que reforça a importância da experimentação na compreensão dos princípios científicos.

Celebramos deste modo, não só o Dia Mundial da Ciência, mas também o espírito de descoberta e aprendizagem contínua que permeia a disciplina de Físico-Química.

O UNIVERSO: ESCALAS E CONTEÚDO

Na Semana Mundial do Espaço, que decorre de 4 a 10 de outubro, e no âmbito da atividade O Espaço vai à Escola 2022, promovida pela ESERO PT, a turma  B do 8º ano de escolaridade assistiu à palestra “O UNIVERSO: ESCALAS E CONTEÚDO”, dinamizada pelo investigador Jorge Paulo Maurício de Carvalho (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço), tendo sido abordadas as enormes diferenças das escalas de tempo e espaço (tamanhos), relacionadas com a enorme diversidade de partículas/objetos/estruturas que preenchem o Universo. Desde o infinitamente pequeno ao infinitamente grande…

LUA: BIBLIOTECA DE INFORMAÇÃO COM 4500 MILHÕES DE ANOS

Na Semana Mundial do Espaço, que decorre de 4 a 10 de outubro, e no âmbito da atividade O Espaço vai à Escola 2022promovida pela ESERO PT, a turma  A do 9º ano de escolaridade assistiu à palestra da investigadora Vera Assis Fernandes, geóloga lunar e investigadora no Museum für Naturkunde Leibniz-Institut für Evolutions-und Biodiversitätsforschung, em Berlim.
 
O foco da  apresentação  foi o corpo planetário Lua e a sua importância, formação e evolução. A Lua é também um depósito de informação, de contínua acumulação de informação do sistema Terra-Lua desde há 4500 milhões de anos. Assim, podemos aprender os primórdios do planeta Terra que entretanto foram apagados pelas placas tectónicas!
Obrigada investigadora Vera! 🙂
[easingslider id=”8360″]