Escola de Condução – Parque da Cidade de Fafe

No dia 21 de maio, os alunos que frequentam os sextos anos de escolaridade realizaram uma visita de estudo ao Parque da Cidade de Fafe, com o intuito de receber formação sobre segurança rodoviária. Após a palestra sobre a mesma, os alunos poderem colocar em prática os conhecimentos adquiridos, através da condução de bicicletas e triciclos, para se tornarem peões e velocípedes mais conscientes.
De tarde, os alunos, através do roteiro matemático e histórico, percorreram o centro histórico de Guimarães, para reconhecer e conhecer o património local.

Dia da Europa

No dia de 9 de maio, o Agrupamento de Escolas de Abação não deixou de assinalar esta efeméride. A escola foi decorada a rigor, no entanto, o ponto mais alto desta comemoração foi a entoação do Hino da Alegria, quer através do canto, quer da flauta, pelos alunos do 6º ano de escolaridade.
Por fim, o Diretor da Escola passou a mensagem de que “A União faz a Força!”, e somente, dessa forma, a paz, a prosperidade e o bem-estar dos povos estarão garantidos.

Exposição “Revolução dos cravos”

No âmbito das celebrações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, o Agrupamento de Escolas de Abação tem em exposição uma série de documentos alusivos à “Revolução dos Cravos.”
A comunidade docente procurou envolver os discentes do 2º e 3º ciclos, no sentido de refletir sobre o que foi viver no regime antes do 25 de abril de 1974 (Estado Novo) e no após, o regime democrático.
Assim, fomentar o espírito crítico foi o grande objetivo da elaboração destes trabalhos diversificados (censura, meios repressivos, músicas de intervenção, poesia e livros sobre o 25 de abril de 1974, testemunhos de sobreviventes da Guerra Colonial), para que a máxima “25 de abril Sempre”, prevaleça.
Obrigada a todos os colaboradores e não deixem de sonhar senão “o Mundo não pula, nem avança.”

Centro histórico de Guimarães

Reprodução do centro histórico de Guimarães com materiais reciclados (pacotes de leite e madeira), no âmbito da disciplina de História Local (7.º ano).

Os alunos estudaram o centro histórico de Guimarães e tentaram reproduzir, em miniatura, a Praça de S. Tiago e o Largo da Oliveira. Nesta disciplina tentamos estudar e valorizar o património histórico de Guimarães.

 

Experiência “Afonso 360º”

No dia 19 de abril, os alunos do 5º ano de escolaridade, visualizaram a História de Portugal através da realidade virtual 360º. Foi uma experiência diferente, pedagógica e, simultaneamente, divertida.

“O Município de Guimarães está a proporcionar aos seus alunos do 5° ano uma forma diferente de visualizar a História de Portugal. Através da realidade virtual a 360°, os alunos podem ver e sentir que estão no meio da Batalha de S. Mamede, assim como visitar o Castelo de Guimarães numa cadeira da sua escola. História e tecnologia aliadas para o futuro.

 

[easingslider id=”9628″]

História Local

No âmbito da disciplina de História Local, os alunos dos quintos e sétimos anos realizaram uma exposição alusiva ao tema “Guimarães: Centro Histórico”. A mesma incide sobre a construção de edifícios, tais como o Castelo da cidade, local do nascimento D. Afonso Henriques, o conquistador, representado na mesma, também, e o Paço dos Duques.

Desta forma, foi possível abordar um dos temas do segundo período da disciplina em questão de uma forma mais lúdica, mas nem por isso menos aprofundada.

Para os alunos e os professores, o tema foi um projeto divertido e aliciante!

[easingslider id=”9440″]