Comer para crescer bem

No âmbito da atividade “Comer para crescer bem” dinamizada pela equipa PESS, os Jovens Promotores de Saúde realizaram uma ação de esclarecimento a todos os alunos da Escola EB1 Agostinho da Silva, com o intuito de fomentar a alimentação saudável nas crianças. Durante a visita, distribuíram a todos os alunos, as “Cadernetas do Aluno Saudável”, cujo objetivo é consciencializar toda a comunidade escolar para escolhas alimentares mais adequadas do ponto de vista nutricional.

Pequenos Cientistas

Inserido no Projeto “Pequenos Cientistas”, realizou-se nas Escolas EB1 de Calvos e EB1 de Tabuadelo a atividade “Os Astros” em articulação com os conteúdos programáticos de Estudo do Meio do 4º ano.

Os alunos tiveram oportunidade de manusear os Modelos do Sistema Solar e do Telúrio Manual, aprendendo de uma forma lúdica um pouco mais sobre o sistema planetário a que pertence a Terra e sobre as diferentes fases da Lua.

As restantes turmas de 4º ano das Escolas EB1 Agostinho da Silva, EB1 de Pinheiro e EB1 de S. Faustino participaram no Planetário Móvel que se realizou na EB 2,3 de Abação.

Ainda durante o mês de janeiro, todos os alunos do 3º ano, das várias escolas de 1º Ciclo do Agrupamento, tiveram também a oportunidade de realizarem a atividade “Eu e o meu corpo” em articulação com os conteúdos programáticos de Estudo do Meio “À descoberta de si mesmo – o seu corpo”. Os alunos adoraram explorar o Torso Humano, manuseando todos os órgãos que constituem o nosso corpo.

 

DA

No passado dia 31 de janeiro foi o dia da Astronomia na Escola Básica de Abação!
No âmbito da disciplina de Ciências Físico-Químicas, alunos do 7º ano de escolaridade receberam a visita do Planetário Móvel, onde recordaram alguns conceitos de Astronomia que constam das aprendizagens essenciais.
Inserido no projeto “Pequenos Cientista”, as turmas do 4º ano de escolaridade das Escolas EB1 Agostinho da Silva, EB1 de Pinheiro e EB1 de S. Faustino participaram na atividade, em articulação com os conteúdos programáticos de Estudo do Meio ” À descoberta do ambiente natural – Os astros”.
Os “pequenos astrónomos” mostraram muito entusiasmo e vontade de aprender!

Escola de Pinheiro: Cantar as Janeiras

Apresentação de coreografias integradas, com qualidade musical e beleza subtil, alternada com momentos altos de expressividade ao nível da dramatização e voz num presépio ao vivo.

As crianças assumiram a apresentação com alegria e seriedade no desempenho dos seus diferentes papéis, transmitindo aos familiares e amigos convidados a mensagem daquilo que é a representação dos Três Reis Magos e seu propósito, aquando a celebração do Nascimento de Jesus.

Os heróis do sol saudável

A equipa PESS, em parceria com a Liga portuguesa contra o cancro, ao longo do mês de novembro visitou as escolas do 1º Ciclo do nosso Agrupamento, com o objetivo de realizar a atividade “Os heróis do sol saudável”, com os alunos do 4º ano de escolaridade de cada uma das escolas.

Através de um jogo lúdico-didático, pretendeu-se alertar para os riscos da exposição solar e articular com o conteúdo programático de Estudo do Meio “A pele e a segurança do seu corpo”.

Os alunos divertiram-se e aprenderam um pouco mais sobre os cuidados a ter para manter a pele saudável.

Dia Mundial da Ciência

No âmbito da Comemoração do dia Mundial da Ciência, no passado dia 23 de novembro, realizou-se uma atividade laboratorial na EB1/JI de Calvos, em que os alunos do 4º ano tiveram oportunidade de se sentirem verdadeiros cientistas e, através da observação microscópica da pele, investigaram e ficaram a conhecer melhor este órgão tão importante do nosso corpo.

Escola Básica de São Faustino equipada com Quadros Interativos Multimédia

Mantendo-se fiel a sua missão de apoiar a Escola Básica de São Faustino e face às necessidades expostas pela Direção da Escola, a Associação de Pais e Encarregados de Educação avançou com a aquisição de dois Quadros Interativos Multimédia (QIM) para os alunos do 1º Ciclo.
Os QIM que já foram instalados na passada quarta-feira, são ferramentas inovadoras que vieram aumentar a dinâmica das aulas e serão um importante auxílio na prática pedagógica dos professores sendo um instrumento que se adapta às necessidades das turmas, de acordo com o seu perfil e nível de aprendizagem, como também aumenta a motivação e interesse dos alunos.

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS