Ação de formação na Estónia

A Escola Básica de Abação participa num projeto ligado ao ensino da matemática, no âmbito de uma candidatura ao programa europeu Erasmus+, aprovada em julho de 2015. “Active, Attractive And Interactive eU Mathematics”, assim se designa este projeto financiado pela União Europeia, tem a duração de dois anos letivos e pretende atingir objetivos que são comuns às políticas europeias nos campos da educação e da formação.

Depois da desistência de um dos seus parceiros, a França, são agora oito as escolas da Alemanha, da Bulgária, da Croácia, da Espanha, da Estónia, da Itália, da Lituânia e de Portugal que tentam melhorar as suas práticas de ensino nesta área do saber.

No momento da elaboração da candidatura, e depois de uma apurada análise, os professores envolvidos perceberam a necessidade de mudar, de fazer melhor. Até porque, apesar das muitas diferenças culturais, sociais e políticas dos países participantes, ressaltaram algumas ideias comuns, partilhadas, infelizmente, por um grande número de alunos:

a matemática é difícil, é aborrecida, não tem nada a ver com a vida real, depois da escola não serve para nada.

Com o intuito de combater este fantasma, o projeto “Active, Attractive And Interactive eU Mathematics” prevê a realização de um conjunto de atividades que permite aos professores de matemática das escolas parceiras a partilha de boas práticas.

Assim, na semana de 22 a 26 de fevereiro, realizou-se uma ação de formação da curta duração na escola Tallinna Kristiine Gümnaasium, da Estónia. Conjuntamente com os restantes colegas participantes, os professores Agostinho Lopes, Isabel Rodrigues, João Nascimento e Jorge Novais estiveram envolvidos em diversas atividades, estreitamente ligadas aos objetivos da parceria, tais como workshops, formação sobre plataformas de e-learning, troca de experiências e boas práticas, discussões sobre o ensino baseado na internet.

[metaslider id=2848]