Agrupamento de Escolas de Abação Novidades

Programa diário da Semana da Leitura

A azafama já é visível no Agrupamento de Escolas de Abação. Muitos foram os momentos passados com a Comunidade Escolar de forma a criar surpresas para serem apresentadas na nossa tão esperada semana. A Semana da Leitura é sempre preparada com muito cuidado, por toda a comunidade escolar.
O programa está recheado e diversificado. Está preenchido desde 2ª feira até sexta pela noite.
A arte e a criatividade foram convidadas para estarem presentes para colorir as palavras de Liberdade. As vozes vão-se unir para Acordar e os escritores e contadores de histórias darão corpo às letras que se unirão em palavras e frases que farão com certeza a magia.
Estamos ansiosos para receber e proporcionar momentos únicos e inesquecíveis.

Clique abaixo para ver o programa de cada dia:

Cartaz da Semana da Leitura – 4 a 8 de março

A Semana da Leitura desempenha um papel fundamental na promoção da leitura, no desenvolvimento de competências e na integração da comunidade escolar e educativa, contribuindo para o enriquecimento da cultura e da educação.

A nossa Semana da Leitura está quase a chegar com muitas atividades e surpresas!

GAME ON

O Agrupamento está entusiasmado por, mais uma vez, participar ativamente no Campeonato do Código Europeu Contra o Cancro, uma iniciativa promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), um parceiro de longa data. O objetivo principal desta participação é disseminar as 12 diretrizes do Código Europeu Contra o Cancro (CECC) e, ao mesmo tempo, promover o desenvolvimento de competências interpessoais entre os jovens, focando na promoção da saúde.
Neste ano, o Campeonato do CECC adota uma abordagem inovadora, baseada na educação por pares e utilizando a metodologia de gamificação. Esta estratégia está alinhada com o Projeto GAME ON, dinamizado pela LPCC, que envolve diversas etapas cruciais para o sucesso do evento.
A primeira etapa do processo consistirá na formação dos professores, capacitando-os tanto na aplicação da metodologia de gamificação quanto nos tópicos abordados no Código Europeu Contra o Cancro. Esta preparação é essencial para garantir uma condução eficiente das atividades junto aos alunos.
A segunda etapa envolve os alunos diretamente, com o desenvolvimento de jogos que têm como propósito divulgar o CECC e educar sobre a promoção da saúde entre os pares. Para orientar esse processo criativo, será realizado um workshop conduzido pelos técnicos do Departamento da Educação para Saúde da LPCC.
A turma envolvida neste emocionante projeto é o 7º A, cujos membros estarão envolvidos na criação e desenvolvimento dos jogos. Esta fase pretende estimular a criatividade dos alunos, ao mesmo tempo em que reforça a importância das diretrizes do CECC.
A última etapa culminará no Campeonato do CECC, marcado para o dia 10 de maio, no Porto. Neste evento, as escolas participantes terão a oportunidade de apresentar os jogos que desenvolveram, demonstrando não apenas sua habilidade técnica, mas também o comprometimento com a promoção da saúde através de estratégias inovadoras e educativas.
A equipa do projeto de educação para a saúde e sexualidade (PESS) encara este desafio como uma oportunidade única de contribuir para a conscientização sobre o Código Europeu Contra o Cancro, enquanto promove o trabalho colaborativo e o desenvolvimento de competências essenciais nos jovens. Estamos ansiosos para ver os resultados inspiradores que esta iniciativa irá gerar.

Recolha de alimentos – cabazes de Páscoa, 2024

Recolha de alimentos para os cabazes de Páscoa, do Agrupamento de Abação.

Os assistentes operacionais e docentes do Agrupamento podem voluntariar-se para esta recolha.

https://agrupamentoabacao.pt/wp-content/uploads/2024/02/Recolha-de-Alimentos-Pascoa.pdf

Agrupamento de Escolas de Abação investe na formação docente para melhorar sucesso escolar dos alunos

Seis professores da Escola Básica de Abação deslocaram-se a Helsínquia, na Finlândia, entre os dias 14 e 19 de janeiro, para participaram numa iniciativa financiada pelo Programa ERASMUS+. Na bagagem, entre outras coisas, levaram o desejo de aumentar as suas competências profissionais e, ainda, espaço para de lá trazer novas perspetivas pedagógicas para a sala de aula. A missão: participar num curso de formação sobre a aplicação da estratégia pedagógica Aprendizagem Baseada em Jogos.

O curso proporcionou aos participantes a oportunidade de desenvolver competências na aplicação de jogos, como ferramenta pedagógica. Através de uma abordagem inovadora, a Aprendizagem Baseada em Jogos procura transformar o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais apelativo, interessante, dinâmico e participativo.

Aprendizagem ativa para um futuro promissor

A busca por estratégias pedagógicas diversificadas, que despertem o interesse dos alunos e os envolvam na sua própria aprendizagem, é uma das principais metas do Agrupamento de Escolas de Abação. A Aprendizagem Baseada em Jogos surge como uma resposta a essa necessidade, oferecendo uma alternativa à desmotivação que se observa em alguns alunos, especialmente no 3.º ciclo do Ensino Básico.

Ao contrário da aprendizagem passiva, mais tradicional, a Aprendizagem Baseada em Jogos coloca os alunos no centro do processo, permitindo-lhes assumir um papel ativo na construção do seu conhecimento. Através da experimentação, da resolução de problemas e da tomada de decisões, os alunos desenvolvem competências essenciais para o seu futuro, como a criatividade, o trabalho em equipa, a tolerância e o pensamento crítico.

Investir na formação docente para um futuro melhor

Ao investir na formação continuada dos seus professores, o Agrupamento de Escolas de Abação confirma o seu compromisso com a qualidade do serviço educativo que presta à comunidade. A participação dos professores no curso sobre a Aprendizagem Baseada em Jogos na Finlândia é um passo importante para o desenvolvimento de novas metodologias de ensino que contribuam para o sucesso dos alunos.

História Local

No âmbito da disciplina de História Local, os alunos dos quintos e sétimos anos realizaram uma exposição alusiva ao tema “Guimarães: Centro Histórico”. A mesma incide sobre a construção de edifícios, tais como o Castelo da cidade, local do nascimento D. Afonso Henriques, o conquistador, representado na mesma, também, e o Paço dos Duques.

Desta forma, foi possível abordar um dos temas do segundo período da disciplina em questão de uma forma mais lúdica, mas nem por isso menos aprofundada.

Para os alunos e os professores, o tema foi um projeto divertido e aliciante!

[easingslider id=”9440″]