Biblioteca Humana

O Agrupamento de Escolas de Abação comemorou no dia 18 de março o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, com a atividade “Biblioteca Humana” com os alunos de 9 ano.

A atividade contou com a presença de uma sobrevivente, uma psicóloga e de uma voluntaria todos envolvidos com a problemática da doença oncológica. Esta atividade consistiu nos relatos das suas experiências pessoais com a problemática do cancro. Os alunos tiveram a oportunidade de questionar os “Livros Humanos” e esclarecer as suas dúvidas sobre a doença.

A atividade correspondeu às espectativas dos participantes e dos organizadores, para o ano cá estaremos.

Abação abraça o Projeto “Jovens Detetives Ambientais”.

Durante a semana de 11 e 15 de março, o átrio junto à sala do aluno recebeu uma Exposição sobre o Tema Rios e Ribeiros, disponibilizada pela ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, no âmbito do Projeto IZ – Jovens Detetives Ambientais.

A Associação Zero colocou em marcha o Projeto iZ – Jovens Detetives Ambientais, no qual os alunos do Clube da Ciência e da turma 6º A irão participar e que lhes permitirá conhecerem em pormenor os rios e ribeiras que lhe estão mais próximos, através de uma “investigação ambiental”.

Alunos de Abação participaram na Ação de Limpeza do Rio Selho!

Vários quilos de resíduos deixaram de estar nas margens do Rio Selho, com a participação enérgica dos alunos de Abação na Ação de limpeza que assinalou o dia 14 de março – Dia Internacional de Ação pelos Rios. Esta atividade organizada pelo Laboratório da Paisagem, pretendeu sensibilizar e consciencializar os alunos para a preservação do ambiente, em especial dos rios, na defesa da biodiversidade, transmitindo a importância e valorização das linhas de água urbanas.

Projeto “A Floresta: uma sala de aula emocionante”

No âmbito da ação de recuperação da Mata Nacional de Leiria, os alunos do nosso Agrupamento participaram no Projeto “A Floresta: uma sala de aula emocionante”, no qual estiveram envolvidos os Serviços do Ministério da Educação, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e as Câmaras Municipais da Marinha Grande e de Leiria.

Esta atividade serviu de iniciativa de educação para a cidadania, muito gratificante, contribuindo também para a educação ambiental para a sustentabilidade e para a valorização e reconhecimento da floresta.

Os alunos adoraram contribuir com o seu empenho e entusiasmo na Reflorestação da Mata Nacional de Leiria!!

Formação “Atividades Laboratoriais com recurso a Sensores”

No dia 23 de novembro a EB 2,3 de Abação promoveu a ação de Formação “Atividades Laboratoriais com recurso a Sensores”, reconhecida e validada pelo Conselho de Diretores da comissão Pedagógica do Centro de Formação Martins Sarmento.

A ação de formação, dinamizada pela formadora Mestre Fernanda Neri, destinou-se a docentes dos grupos 500, 510 e 520, sendo alguns dos objetivos incentivar ao estudo de soluções didáticas inovadoras que se enquadrem no espírito das novas tecnologias, contribuir para o aperfeiçoamento das competências científicas, técnicas e didáticas necessárias à implementação de atividades experimentais, proporcionar a oportunidade de aprofundar o domínio de tecnologias laboratoriais mais recentes e, também refletir sobre o uso da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem.

Dia Mundial da Ciência

No âmbito da Comemoração do dia Mundial da Ciência, no passado dia 23 de novembro, realizou-se uma atividade laboratorial na EB1/JI de Calvos, em que os alunos do 4º ano tiveram oportunidade de se sentirem verdadeiros cientistas e, através da observação microscópica da pele, investigaram e ficaram a conhecer melhor este órgão tão importante do nosso corpo.