Jovens Detetives do Ambiente

No dia 15 de maio, a nossa escola recebeu a associação ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, que desenvolveu com a turma 6ºA e os alunos do Clube da Ciência, o Projeto IZ – Jovens Detetives Ambientais.

Este Projeto desenvolveu-se em três fases: exposição sobre a temática dos rios e ribeiras, decorrida na nossa escola na semana de 11 a 15 de março, uma sessão teórica, sobre a mesma temática, realizada no anfiteatro; e uma aula prática em que os alunos tiveram a oportunidade de ir para o terreno “investigar” as características da Ribeira de Abação. Estas últimas duas fases decorreram no passado dia 15 de maio.

Pretendeu-se desta forma incentivar os alunos a adotarem um olhar crítico sobre a realidade ambiental local, em particular sobre os fatores de insustentabilidade e de degradação dos recursos naturais, focando-se na necessidade de valorização dos ecossistemas ribeirinhos, na sua importância para o ciclo da água, na importância da prevenção da poluição das massas de água e da utilização sustentável da água.

Os nossos Jovens Detetives Ambientais ficaram a conhecer em pormenor a Ribeira de Abação, através de uma “investigação ambiental” muito emocionante e enriquecedora.

Soletrar Ciência

A final concelhia do concurso “Soletrar Ciência”, que visa aumentar o vocabulário, melhorar a pronúncia e a ortografia e aprofundar o conhecimento de conceitos científicos, realizou-se esta terça-feira, dia 14 de maio, no Auditório da Fraterna, com nove alunos dos vários agrupamentos escolares de Guimarães. A nossa escola foi representada pela aluna Lara Ferreira da turma 7B que garantiu o honroso 3° lugar e que, por isso, está de parabéns!!
Este ano, o programa do concurso incluía atividades científicas no Curtir Ciência antes da competição final.
Os alunos do clube da ciência da nossa escola participaram neste evento, apresentando a professores e alunos de outras escolas do concelho, a experiência científica “Pasta de dentes de elefante” e foi um sucesso!
Foi uma autêntica festa científica, no Centro de Ciência Viva de Guimarães!

SOLETRAR CIÊNCIA – FASE DE ESCOLA

É já no dia 14 de maio a final concelhia do concurso “Soletrar Ciência”. Este concurso (que resulta da articulação entre Biblioteca Escolar e os Grupos de Ciências Naturais e Físico-Química) é dirigido aos alunos do 3º ciclo e tem como objetivos principais aumentar o vocabulário,  aprofundar o conhecimento de conceitos científicos e melhorar a pronúncia e a ortografia.

A final contará com a participação dos alunos do Clube da Ciência que irá apresentar uma atividade experimental para os alunos das restantes escolas participantes.

No dia 7 de maio decorreu, na Biblioteca Escolar, a fase de escola tendo saído vencedora a aluna da turma 7ºB, Lara Ferreira que irá representar o nosso Agrupamento.

Muitos parabéns a todos os participantes e à VENCEDORA!

Biblioteca Humana

O Agrupamento de Escolas de Abação comemorou no dia 18 de março o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, com a atividade “Biblioteca Humana” com os alunos de 9 ano.

A atividade contou com a presença de uma sobrevivente, uma psicóloga e de uma voluntaria todos envolvidos com a problemática da doença oncológica. Esta atividade consistiu nos relatos das suas experiências pessoais com a problemática do cancro. Os alunos tiveram a oportunidade de questionar os “Livros Humanos” e esclarecer as suas dúvidas sobre a doença.

A atividade correspondeu às espectativas dos participantes e dos organizadores, para o ano cá estaremos.

Abação abraça o Projeto “Jovens Detetives Ambientais”.

Durante a semana de 11 e 15 de março, o átrio junto à sala do aluno recebeu uma Exposição sobre o Tema Rios e Ribeiros, disponibilizada pela ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, no âmbito do Projeto IZ – Jovens Detetives Ambientais.

A Associação Zero colocou em marcha o Projeto iZ – Jovens Detetives Ambientais, no qual os alunos do Clube da Ciência e da turma 6º A irão participar e que lhes permitirá conhecerem em pormenor os rios e ribeiras que lhe estão mais próximos, através de uma “investigação ambiental”.