No âmbito das celebrações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, o Agrupamento de Escolas de Abação tem em exposição uma série de documentos alusivos à “Revolução dos Cravos.”
A comunidade docente procurou envolver os discentes do 2º e 3º ciclos, no sentido de refletir sobre o que foi viver no regime antes do 25 de abril de 1974 (Estado Novo) e no após, o regime democrático.
Assim, fomentar o espírito crítico foi o grande objetivo da elaboração destes trabalhos diversificados (censura, meios repressivos, músicas de intervenção, poesia e livros sobre o 25 de abril de 1974, testemunhos de sobreviventes da Guerra Colonial), para que a máxima “25 de abril Sempre”, prevaleça.
Obrigada a todos os colaboradores e não deixem de sonhar senão “o Mundo não pula, nem avança.”
Para celebrar o 25 de abril de 1974, o projeto “Clube Europeu” lançou o desafio de realizar uma gravação sobre a efeméride.
A aluna Rita Faria, do 5º B aceitou o desafio e os responsáveis do projeto compilaram os vídeos numa exposição virtual intitulada “Exposição Virtual 25 de abril – 50 anos de Democracia”, onde podemos ter acesso aos trabalhos elaborados pelos 88 alunos dos diversos Agrupamentos de Escolas de todo o país, inclusive ao trabalho elaborado pela Rita Faria.
Reprodução do centro histórico de Guimarães com materiais reciclados (pacotes de leite e madeira), no âmbito da disciplina de História Local (7.º ano).
Os alunos estudaram o centro histórico de Guimarães e tentaram reproduzir, em miniatura, a Praça de S. Tiago e o Largo da Oliveira. Nesta disciplina tentamos estudar e valorizar o património histórico de Guimarães.
Atividade realizada com materiais reciclados, no âmbito da disciplina de História Local (7.º ano).
Os alunos estudaram o património local das freguesias onde moram e reproduziram, em miniatura, com a ajuda de familiares, as igrejas e os cruzeiros.
Outros fizeram desenhos desses monumentos. A qualidade do trabalho pode ser apreciada numa exposição.
No dia 19 de abril, os alunos do 5º ano de escolaridade, visualizaram a História de Portugal através da realidade virtual 360º. Foi uma experiência diferente, pedagógica e, simultaneamente, divertida.
“O Município de Guimarães está a proporcionar aos seus alunos do 5° ano uma forma diferente de visualizar a História de Portugal. Através da realidade virtual a 360°, os alunos podem ver e sentir que estão no meio da Batalha de S. Mamede, assim como visitar o Castelo de Guimarães numa cadeira da sua escola. História e tecnologia aliadas para o futuro.