Job-shadowing numa escola básica em Varsóvia

Entre os dias 10 e 14 de junho de 2024, seis professores do Agrupamento de Escolas de Abação participaram num programa de "job-shadowing", na escola Szkola Podstawowa nr 140 im. Kazimierza Jezewskiego. Esta prática de desenvolvimento profissional, facultou aos professores a oportunidade de observar e aprender, com os seus pares, práticas pedagógicas inovadoras, no âmbito da Aprendizagem Baseada em Jogos.

Ao longo de uma semana, os professores acompanharam de perto o trabalho dos colegas polacos, observando como os jogos são integrados nas aulas como metodologia para tornar o ensino mais dinâmico e motivador.

A experiência permitiu-lhes absorver novas ideias e estratégias, ao mesmo tempo que partilhavam as suas próprias perspetivas e experiências. O contacto com diferentes abordagens, tanto no uso de jogos digitais como não digitais, enriqueceu o seu repertório pedagógico e reforçou a sua capacidade de aplicar novas técnicas nas salas de aula.

A motivação e o entusiasmo demonstrados pelos alunos polacos nas atividades lúdicas foram uma inspiração para explorar o potencial da gamificação como ferramenta para aumentar o envolvimento e o sucesso dos nossos alunos, em linha com os objetivos do projeto.

Além disso, a experiência proporcionou uma visão mais ampla da cultura educativa polaca, promovendo a compreensão intercultural e o intercâmbio de boas práticas entre escolas.