Resultados da implementação da metodologia Aprendizagem Baseada em Jogos
A aplicação da metodologia de aprendizagem baseada em jogos no contexto das turmas envolvidas no projeto Erasmus+ revelou-se, globalmente, bastante positiva, com a maioria dos alunos a registarem uma melhoria significativa nos resultados académicos. Esta evolução foi particularmente notória quando comparada com o desempenho das turmas de controlo, onde foram utilizadas metodologias de ensino mais tradicionais. Na generalidade, os alunos demonstraram maior motivação e empenho, facto que foi amplamente corroborado tanto pelos docentes como pelos próprios estudantes, que destacaram o caráter dinâmico e interativo desta abordagem como um fator determinante para o seu envolvimento nas aprendizagens.
Contudo, é importante referir que, em alguns casos pontuais, se registou uma estagnação ou mesmo uma ligeira regressão nos resultados. Estas situações podem ser atribuídas a diferentes fatores, como dificuldades na compreensão da metodologia por parte dos alunos, uma possível inadequação da metodologia a certos conteúdos específicos ou, simplesmente, à falta de interesse e comprometimento individual. Estes casos, embora minoritários, servem como um lembrete de que nenhuma estratégia pedagógica é universalmente eficaz e que a sua aplicação deve ser sempre adaptada às necessidades e contextos particulares de cada turma.
Consulte o relatório crítico para mais detalhes.