Encontro em Lekėčiai – projeto Many cultures, one technology

O Álvaro Poiares, do 8ºB, e o Ricardo Pinto de 9ºA ficaram na casa da Vilté. Ela vive com os seus pais, a sua irmã e dois cães. A sua família é muito interessante e alegre. Com uma família tão acolhedora, os momentos foram muito divertidos. Jogamos basquetebol com o pai da Vilté e este deu-nos uma grande derrota.
No segundo dia, tivemos lições de robótica orientadas pelos alunos polacos, onde fizemos vários exercícios com os robôs. Depois, fizemos uma visita guiada à escola que era pequena e antiga e com alunos dos 6 aos 18 anos. Acabamos o nosso segundo dia com uma festa onde nos foi possível aprender a dançar danças tradicionais da Lituânia.
No terceiro dia, fomos visitar Trakai, nomeadamente o seu castelo situado numa bela ilha. O local era lindíssimo. Almoçamos em Trakai e provamos um pouco da comida tradicional deste país. De seguida, fomos para Vilnius, a capital da Lituânia. Os professores lituanos fizeram-nos uma visita guiada pela cidade. Vimos a catedral, o castelo e algumas das principais ruas no centro histórico. Esta cidade é antiga e bastante bonita.
No quarto dia, visitamos Kaunas e fomos ao museu Čiurlionis ver os quadros deste famoso pintor lituano. Após esta visita, fomos ao museu do diabo! Um museu maquiavélico, onde centenas de esculturas, pinturas, e mascaras estão expostas. Almoçamos sushi, experiência nova para a maioria de nós! Durante a tarde, fomos visitar o museu etnográfico das tradições da Lituânia. Com esta visita, ficamos a conhecer a forma como as pessoas viviam há alguns séculos atrás.
No quinto e último dia, estivemos na escola. Durante a manhã, tivemos aulas de robótica orientadas pelos alunos de Itália. O resto do dia, foi livre para conviver com os alunos dos diferentes países. Viajamos para o aeroporto de Vilnius às 9h30 da noite e esperamos pelo avião que partia às 6:30 da manhã. Regressamos a Portugal, com a certeza de termos vivido uma experiência única nas nossas vidas, que ficará lembrada para sempre, por diversos motivos.
Álvaro Poiares , Márcia Pacheco e Ricardo Pinto