Encontro em Tallin – projeto Many cultures, one technology
Tudo começou no dia 2 de fevereiro de 2014, quando fomos para o aeroporto do Porto e iniciamos a nossa aventura. Foi logo no check-in que se verificou que o cartão de cidadão do Vítor estava caducado. Felizmente, tudo foi resolvido! Logo de seguida, embarcamos num voo direto para Frankfurt. Quando chegamos ao aeroporto de Frankfurt, fomos almoçar. Depois de três horas de espera nesse aeroporto, fomos, destemidos, para a Estónia. Durante o voo, deram-nos a informação que não podíamos aterrar lá, porque a pista do aeroporto estava gelada e, por isso, fomos para o aeroporto da Finlândia. Quando fomos receber as malas, outra aventura: a mala do Tiago tinha um cheiro insuportável, pois tinha partido uma garrafa de bebida alcoólica que era oferta para os nossos anfitriões.
Na segunda feira, fomos conhecer as instalações da escola de Kristiine, uma escola muito grande. Depois, fomos de autocarro para a praça da liberdade e visitámos vários pontos históricos da cidade onde tiramos muitas fotos. Terminada a visita, fomos visitar a torre de transmissão de TV onde subimos 170 metros de altura. No fim desta visita fomos almoçar a um restaurante. Da parte da tarde, fomos patinar e, ao final da tarde, fomos para as nossas casas.
Na terça feira de manhã, fomos para o museu do Titanic onde vimos muitas coisas sobre o Titanic. No final da visita fomos fazer uma batalha de bolas de neve professores VS alunos e, é claro, que ganharam os alunos. No fim do almoço fomos visitar as caves Bastion e a torre Kock. No fim da visita fomos todos jogar bowling e bilhar terminando o nosso dia com a nossa ida para casa.
No dia seguinte, fizemos uma competição de robôs com equipas mistas (equipas com alunos de diferentes países).Terminada a manhã, almoçámos na escola onde a comida era bastante boa e saborosa. Da parte da tarde, fomos visitar o Instituto de Tecnologia de Tallinn e, de seguida, fomos fazer esqui que foi bastante divertido pois caímos muitas vezes. Depois, fomos ver um filme.
Na quinta feira, continuámos a competição e, para finalizar a manhã, fomos assistir a uma palestra de robótica dada por dois membros da NPO Robótica que nos mostraram belos robôs. Terminamos a manhã a almoçar na cantina da escola. Da parte da tarde, continuámos a competição.
Na sexta feira de manhã, ficamos a saber qual o país vencedor do logotipo e, de tarde, estivemos a jogar computador. No final do dia, fomos jantar fora com os pais do Kristo que eram pessoas muito fixes.
No sábado foi ultimo dia na Estónia, por isso, tivemos que acordar cedo para fazer as malas . Por volta das onze horas da manhã, fomos com os pais do Kristo visitar uma cascata e um rio totalmente gelados. Finalmente, fomos para o aeroporto da Estónia onde estivemos desesperadamente à procura do cartão de cidadão do Vítor que parecia estar amaldiçoado. Mas, por fim, encontramo-lo. O resto da viagem correu bem e chegámos bem a casa.
Tiago Silva
Vítor Faria









