Encontro em Milão – projeto Many cultures, one technology 1/2

Tudo começou naquele dia 5 de novembro às 6:30 da madrugada, quando alunos e professores se reuniram na escola em Abação. Chovia muito, mas o nosso entusiasmo era enorme. O voo partiu às 9:30 do aeroporto Sá Carneiro, já atrasado, e nós estávamos ansiosos por chegar a Milão. Aterramos em Milão por volta das 12:00, que coincidiu com o momento para o primeiro almoço em terras italianas. Comemos um panino (sanduíche). Já no autocarro, partíamos ao encontro do professor Alfredo Boccasile, que nos levaria a conhecer as nossas famílias de acolhimento. A Cátia Cunha e o José Lopes, da turma C do 8º ano ficaram instalados nas casas da Frederica e da Giulia Soccio, e do Davide Bonariva, respetivamente. O José Pedro Machado, da turma D do 9º ano ficou alojado na casa do Matteo Marinoni. As reações foram muito positivas. A Cátia que, desde o início, teve excelentes impressões da sua família de acolhimento. O José achou a família simpática, acolhedora, em suma, espetacular. O José Pedro adorou ficar alojado na casa Matteo.

No primeiro dia na escola, os alunos portugueses e os alunos dos restantes países (Polónia, Estónia, Espanha, Lituánia e Itália) apresentaram a sua escola e o seu país. Em seguida, assistimos a um pouco de uma aula de História. A professora, claro que falava em italiano, mas ainda se percebeu algumas palavras. Ainda havia tanto para fazer! Almoçamos com os professores e os alunos dos outros países. Depois iniciámos as atividades propostas para a tarde: programação de robôs.

O segundo dia, foi o dia para conhecer um pouco da cidade de Milão. Pelas 8:15 da manhã, encontrámo-nos com o professor Alfredo no metro, onde começaria a nossa aventura. Entrámos no metro e dirigimo-nos a Milão, local onde nos iriamos reunir com os restantes professores, para conhecer a igreja de Santa Maria delle Grazie, onde está o famoso fresco da “Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Um pouco mais tarde, fomos visitar o Castello Sforzesco e conhecer um pouco da cultura milanesa. Em seguida, dirigimo-nos à Piazza del Duomo onde vimos a espetacular catedral de Milão. A fome já começava a aparecer e por isso partimos para um restaurante, onde provamos a famosa comida italiana. Após a refeição, fomos até ao Museu Nacional de Tecnologia, “Leonardo da Vinci”, onde experimentamos alguns modelos reconstruídos das máquinas de Leonardo. Nesse museu, vimos ainda uma exposição dos manuscritos, esboços e desenhos, deste famoso artista italiano.

No terceiro dia, acordamos bem cedo, pois sabíamos que o dia seria marcado com uma viagem de 34 km de bicicleta ao longo do rio Adda. Neste memorável dia de ciclismo, observámos o canal, planeado pelo Leonardo da Vinci, para ligar a cidade de Milão à cidade de Lecco. Vimos também uma das mais antigas centrais elétricas do mundo, e percebemos como a água pode ser usada para produzir energia elétrica. Para almoçar atravessamos o rio Adda, utilizando um barco que trabalhava apenas com o poder da água. Fabuloso! O regresso foi marcado por muito pedalar e algumas dores, nada que não tenhamos recuperado.

No quarto e último dia, voltámos à escola, onde assistimos a algumas aulas e programamos robôs. A vontade de ficar com tantos novos amigos era muita, mas era tempo de regressar a Portugal.

Cátia Cunha e José Lopes, 8º C