Vencedores do concurso “Uma imagem…uma história!”

De 1 de maio a 12 de junho, decorreu o concurso “Uma imagen…uma história!” para celebrar o Dia das Mães e de todas as mulheres. Esta  atividade de Escrita criativa resultante da articulação da Biblioteca Escolar com as disciplinas de EV e ET , tinha um carácter educativo, divertido e lúdico. Neste trabalho os alunos  aprofundaram diferentes conceitos, como noção de família, de identidade, de cultura, origem e perpetuação, além de despertar amor, gratidão e respeito para com a mãe ou figura materna.

Muitos foram os trabalhos enviados e de grande qualidade! Estão TODOS de parabéns!

Dado o elevado número de participantes do 1º ciclo, o júri decidiu  atribuir um prémio a cada escola.

Divulgamos a lista de vencedores:

1º CICLO

 Alice Machado Cunha – Escola básica de Tabuadelo

Sara Azevedo Neves –  Escola básica  Agostinho da Silva

Maria Salgado Silva –  Escola básica de Pinheiro

Francisco Mendes Machado – Escola básica de S. Faustino

Leonor Costa Lopes – Escola básica de Calvos

2ºCICLO

Mafalda Barroso 5ºC

3ºCICLO

Filipe Silva 8ºA

Estejam atentos ao correio, em breve receberão o prémio!

Todos os participantes irão receber, em setembro, um certificado de participação!

Vencedores do concurso

O 4.º no 5.º

Recebemos o alunos do 4.º ano das escolas do agrupamento para se inteirarem dos espaços, regras e companhias que no próximo ano serão habituais. Como sempre é sempre um momento de entusiasmo e alegria.

Amor com “sotaque” europeu

IMG_4536
IMG_4538
IMG_4527
IMG_4529
IMG_4530
IMG_4531
IMG_20190207_162556
IMG_20190207_163428
IMG_4532
IMG_4533
IMG_4534
IMG_4535
IMG_4537
IMG_4539

Inserido nas atividades de Comemoração do Dia dos Namorados, realizou-se na semana de 11 a 15 de fevereiro, na Biblioteca Escolar do nosso Agrupamento, a Exposição –Amor com “sotaque” europeu – dinamizada pelo Clube Europeu. As alunas que integram este Clube pesquisaram, com entusiasmo, a palavra “Amor”, escrita em várias línguas de diferentes países europeus. 

“A árvore do amor” recebeu ainda diversos postais com frases alusivas à temática. Esta atividade teve a participação e dinamização do Departamento de Línguas, designadamente, Português, Inglês e Francês. Parabéns a todos! Está linda! 

❤❤❤❤❤😍 

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Inserido nas atividades de Comemoração da data “Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto”, realizou-se no dia 28 de janeiro, a Palestra “Dia da Memória – Holocausto” para os alunos do Agrupamento, dinamizada pelo Diretor do Agrupamento, Professor Firmino Lopes, com o intuito de evocar o dia da memória da libertação dos prisioneiros dos campos de concentração. Esta palestra foi acompanhada por uma exposição alusiva ao tema, intitulada “Holocausto, sim realmente aconteceu!”, organizada pelo Clube Europeu. As alunas que integram este Clube participaram com entusiasmo na atividade, promovendo-se a valorização dos direitos humanos através do respeito pela dignidade de todos os cidadãos.

Ciência em Ação

Mais uma vez, a biblioteca da escola acolheu a exposição de alguns trabalhos que os alunos do sétimo  ano de escolaridade realizaram na disciplina de Ciências em Ação, ao longo do primeiro período, mais concretamente ” O Sistemas Solar” e “O Jogo do dominó”. Os alunos executaram as tarefas com empenho, dedicação, criatividade e satisfação.

Maçãzinhas no AE de Abação

Apesar do AE de Abação ser um Agrupamento periférico da cidade de Guimarães é dado aos alunos a oportunidade de participar nas comemorações das festas Nicolinas, mais propriamente nas MAÇÃZINHAS (https://www.cm-guimaraes.pt/pages/900)
A recolha de imagem e montagem do vídeo foram da autoria do aluno Sérgio.