Amor com “sotaque” europeu

Inserido nas atividades de Comemoração do Dia dos Namorados, realizou-se na semana de 11 a 15 de fevereiro, na Biblioteca Escolar do nosso Agrupamento, a Exposição –Amor com “sotaque” europeu – dinamizada pelo Clube Europeu. As alunas que integram este Clube pesquisaram, com entusiasmo, a palavra “Amor”, escrita em várias línguas de diferentes países europeus. 

“A árvore do amor” recebeu ainda diversos postais com frases alusivas à temática. Esta atividade teve a participação e dinamização do Departamento de Línguas, designadamente, Português, Inglês e Francês. Parabéns a todos! Está linda! 

❤❤❤❤❤😍 

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Inserido nas atividades de Comemoração da data “Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto”, realizou-se no dia 28 de janeiro, a Palestra “Dia da Memória – Holocausto” para os alunos do Agrupamento, dinamizada pelo Diretor do Agrupamento, Professor Firmino Lopes, com o intuito de evocar o dia da memória da libertação dos prisioneiros dos campos de concentração. Esta palestra foi acompanhada por uma exposição alusiva ao tema, intitulada “Holocausto, sim realmente aconteceu!”, organizada pelo Clube Europeu. As alunas que integram este Clube participaram com entusiasmo na atividade, promovendo-se a valorização dos direitos humanos através do respeito pela dignidade de todos os cidadãos.

Ciência em Ação

Mais uma vez, a biblioteca da escola acolheu a exposição de alguns trabalhos que os alunos do sétimo  ano de escolaridade realizaram na disciplina de Ciências em Ação, ao longo do primeiro período, mais concretamente ” O Sistemas Solar” e “O Jogo do dominó”. Os alunos executaram as tarefas com empenho, dedicação, criatividade e satisfação.

Maçãzinhas no AE de Abação

Apesar do AE de Abação ser um Agrupamento periférico da cidade de Guimarães é dado aos alunos a oportunidade de participar nas comemorações das festas Nicolinas, mais propriamente nas MAÇÃZINHAS (https://www.cm-guimaraes.pt/pages/900)
A recolha de imagem e montagem do vídeo foram da autoria do aluno Sérgio.

Celebração do Dia Nacional da Cultura Científica

O Dia Nacional da Cultura  Científica assinala-se a 24 de novembro, tendo sido criado em 1996 em Portugal, pois foi neste dia (em 1906) que nasceu Rómulo de Carvalho, o professor de Física e Química responsável pela promoção e divulgação do ensino de ciência e da cultura científica em solo nacional.

No nosso agrupamento esta data foi assinalada com a realização de algumas atividades, como experiências científicas, trabalhos de grupo para colocar depois em exposição e leitura de poemas de António Gedeão em todas as turmas.

Os  objetivos principais deste dia são a celebração da Ciência, enaltecer o papel da ciência para o desenvolvimento humano, destacar grandes nomes da ciência, colocar desafios para o futuro e instigar o gosto pela ciência nas gerações mais novas.

THIANA (EXPOSIÇÃO)

 

THIANA para além do arco-íris

Foi apresentado o livro “Thiana para além do arco-íris” resultante de parceria entre a nossa escola e comunidades de Cabo Verde com a figura central da promotora prof. Ana Caridade. Nesta apresentação estiveram todos os que ajudam a dar corpo a este projecto social.

Continuar a ler “THIANA para além do arco-íris”