O Poder dos Jogos para Todos

Informações sobre o projeto

Identificador 2023-1-PT01-KA122-SCH-000140877
Data de início 1 de setembro de 2023
Data de conclusão 28 de fevereiro de 2025
Temas
  • Formação inicial e contínua de professores, formadores e outro pessoal educativo;
  • Prevenção do abandono escolar precoce e do insucesso escolar;
  • Novos métodos e abordagens de ensino e aprendizagem.
Contribuição da CE: 19,630.00 €
  • Ação-chave: mobilidade individual para fins de aprendizagem
  • Tipo de ação: projetos de curto prazo para a mobilidade dos alunos e do pessoal do ensino escolar

Contexto

O Agrupamento de Escolas de Abação tem implementado com êxito ao longo dos anos várias medidas de promoção e melhoria do sucesso educativo dos seus alunos. Conscientes de que as práticas de ensino devem ser objeto de avaliação continuada, a equipa de autoavaliação, em articulação com a equipa do diretor e com o conselho pedagógico, procedeu à aplicação de um plano estratégico para o quadriénio 2021-2025. Neste plano definiram-se objetivos que passam por promover não só a melhoria dos resultados dos alunos, mas também um sistema de ensino melhor e mais justo. Depois de recolhidos os dados referentes aos resultados dos alunos, depois de construído um referencial de avaliação, os professores do agrupamento, analisando esses resultados, constatam que um grande número de alunos frequenta a escola sem qualquer interesse ou motivação na aprendizagem, a grande maioria frequenta o 3.º ciclo e é oriunda de meios socioeconómicos desfavorecidos.

Objetivos

Os professores do Agrupamento de Escolas de Abação, face à redução no valor do sucesso perfeito dos alunos, principalmente na mudança do 2.º para o 3.º ciclo, consideram que é possível inverter esta situação. Estimam que a inclusão e envolvimento na aprendizagem são possíveis e que as condições socioeconómicas das famílias e dos alunos não se podem constituir em barreiras de um melhor aproveitamento escolar. Assim, com a implementação deste projeto, pretendeu-se munir os professores de competências relacionadas com a Aprendizagem Baseada em Jogos. Por forma a aumentar e melhorar a motivação dos alunos e conseguir aumentar e melhorar o sucesso educativo dos alunos do 3.º ciclo.

Implementação

Na procura constante por novos métodos e novas estratégias pedagógicas dos professores do Agrupamento de Escolas de Abação, a implementação deste projeto passou por realizar duas atividades de mobilidade europeia, um curso de formação e uma atividade de "job-shadowing" numa escola europeia. Os conhecimentos e competências adquiridos por seis professores nestas duas atividades foram posteriormente replicados numa formação interna. Esta estratégia pedagógica foi depois implementada em sala de aula, para proveito dos alunos, por um conjunto mais alargado de professores.

Resultados

Esperava-se com a implementação e desenvolvimento deste projeto:

  • realizar uma ação de formação interna, para professores do 3.º ciclo, relacionadas com a Aprendizagem Baseada em Jogos;
  • munir os professores de uma estratégia pedagógica que comprovadamente aumenta a motivação dos alunos;
  • aumentar e melhorar o sucesso dos alunos do 3.º ciclo.

Atividades desenvolvidas

Numa procura constante por métodos e estratégias pedagógicas inovadoras, os professores do Agrupamento de Escolas de Abação acreditam que a inclusão e o envolvimento na aprendizagem são possíveis e que a motivação é essencial para o sucesso dos alunos. Por outras palavras, não consideram que as condições socioeconómicas das famílias e dos alunos devam constituir-se como barreiras a um melhor aproveitamento escolar. Nesse sentido, foram desenvolvidas as seguintes atividades.

Seleção de candidatos

A seleção de candidatos para implementar o projeto passou por um rigoroso processo de avaliação, com base em critérios que incluíam motivação, interesse no projeto e alinhamento de objetivos.

Curso de formação

Entre os dias 15 e 19 de janeiro de 2024, em Helsínquia, seis professores do Agrupamento de Escolas de Abação frequentaram o curso "Gamification: Create Your Game-Based Classes".

Job-shadowing

Entre os dias 10 e 14 de junho de 2024, seis professores do Agrupamento de Escolas de Abação realizaram um "job-shadowing", numa escola básica em Varsóvia

Formação interna

No dia 12 de julho de 2024, foi realizada uma ação de formação de curta duração acreditada pelo centro de formação dirigida aos docentes do 3.º ciclo.

Implementação em sala de aula

A aplicação da metodologia de aprendizagem baseada em jogos no contexto das turmas envolvidas no projeto Erasmus+ revelou-se, globalmente, bastante positiva.

Disseminação

Ao longo da implementação do projeto, as diversas atividades desenvolvidas foram sendo divulgadas no site do Agrupamento de Escolas de Abação, permitindo assim o acompanhamento do seu progresso e impacto na comunidade educativa.

Data Notícia
29/05/2023

O Poder dos Jogos para Todos
É com grande satisfação que informamos que a candidatura intitulada “O Poder dos Jogos para Todos” apresentada à Agência Nacional Erasmus+ foi aprovada.

26/10/2023

Projeto Erasmus+ “O Poder dos Jogos para Todos”
O projeto “O Poder dos Jogos para Todos” está a dar os seus primeiros passos e tem o prazer de anunciar que a avaliação de candidatos para participação num curso de formação, num país da União Europeia ainda a definir, está em andamento.

16/11/2023

Candidatos selecionados para o projeto
Após um criterioso processo, é com grande satisfação que anunciamos que os professores Élio Geadas e Vítor Frade foram selecionados para participar no Projeto Erasmus+ “O Poder dos Jogos para Todos”.

15/02/2024

Agrupamento de Escolas de Abação investe na formação docente para melhorar sucesso escolar dos alunos
Seis professores da Escola Básica de Abação deslocaram-se a Helsínquia, na Finlândia, entre os dias 14 e 19 de janeiro, para participaram numa iniciativa financiada pelo Programa ERASMUS+.

29/05/2024

Professores da Nossa Escola Partem para Varsóvia em Projeto Erasmus
Seis professores da nossa escola irão viajar até Varsóvia, na Polónia, no próximo mês de junho, no âmbito do Projeto Erasmus+. A iniciativa insere-se na categoria de job shadowing e tem como principal objetivo a observação e a aprendizagem de novas estratégias pedagógicas relacionadas com a aprendizagem baseada em jogos.

21/06/2024

Professores regressam de Varsóvia com novas abordagens pedagógicas
Professores da nossa escola regressaram recentemente de Varsóvia, na Polónia, onde participaram numa experiência formativa no âmbito do Projeto Erasmus+. Durante cinco dias, tiveram a oportunidade de acompanhar o funcionamento de uma escola polaca e aprofundar conhecimentos sobre a aprendizagem baseada em jogos, uma metodologia inovadora que promove o envolvimento ativo dos alunos.

02/07/2024

Projeto Erasmus+ “O Poder dos Jogos para Todos” – Ação de curta duração
A equipa do Projeto Erasmus+ “O Poder dos Jogos para Todos” vai realizar uma Ação de Curta Duração (ACD), acreditada pelo Centro de Formação Martins Sarmento, no dia 12 de julho, para os professores do 3.º ciclo da Escola Básica de Abação.

Resultados da implementação da metodologia Aprendizagem Baseada em Jogos

A aplicação da metodologia de aprendizagem baseada em jogos no contexto das turmas envolvidas no projeto Erasmus+ revelou-se, globalmente, bastante positiva, com a maioria dos alunos a registarem uma melhoria significativa nos resultados académicos. Esta evolução foi particularmente notória quando comparada com o desempenho das turmas de controlo, onde foram utilizadas metodologias de ensino mais tradicionais. Na generalidade, os alunos demonstraram maior motivação e empenho, facto que foi amplamente corroborado tanto pelos docentes como pelos próprios estudantes, que destacaram o caráter dinâmico e interativo desta abordagem como um fator determinante para o seu envolvimento nas aprendizagens.