História Local

No âmbito da disciplina de História Local, os alunos dos quintos e sétimos anos realizaram uma exposição alusiva ao tema “Guimarães: Centro Histórico”. A mesma incide sobre a construção de edifícios, tais como o Castelo da cidade, local do nascimento D. Afonso Henriques, o conquistador, representado na mesma, também, e o Paço dos Duques.

Desta forma, foi possível abordar um dos temas do segundo período da disciplina em questão de uma forma mais lúdica, mas nem por isso menos aprofundada.

Para os alunos e os professores, o tema foi um projeto divertido e aliciante!

Cheques-Dentista

Cheque dentista - Informação - Agrupamento de Escolas de Pombal

Informa-se os Pais e Encarregados de Educação que, de acordo com a Circular Normativa n.º 02/DSPPS/DCVAE de 09/01/09 da Direção–Geral da Saúde, as crianças e jovens em idade escolar estão abrangidas pelo novo modelo de prestação de cuidados de saúde oral (cheques-dentista).

Durante este ano letivo, 2023/2024, poderão beneficiar deste programa todos os alunos nascidos em 2016, 2013 e 2010.

Cada aluno, inscrito no SNS e nascido nos anos atrás referidos, receberá através da escola, um primeiro cheque-dentista para uma consulta com um médico dentista / estomatologista. A emissão de mais cheques-dentista será determinada em função da decisão clínica do médico dentista e/ou estomatologista.

O cheque-dentista será entregue pelo(a) Professor(a)Titular/Diretor(a) de Turma ao aluno até 2 de fevereiro e poderá ser utilizado imediatamente até 31 de outubro de 2024. Certifique se o(a) seu(sua) educando(a) nascido(a) na data referida recebeu o cheque-dentista ao qual tem direito.

Salienta-se que os restantes alunos que já beneficiaram de um cheque-dentista em anos anteriores podem solicitar ao seu médico de família um cheque-dentista intermédio para continuar os tratamentos para a promoção da saúde oral.

Projeto da Educação para a Saúde e Sexualidade (PESS)

Entrega de cabazes de Natal – AE de Abação

Com o propósito de proporcionar um Natal mais “docinho”, mais aconchegante e mais digno para as famílias mais vulneráveis do Agrupamento de Escolas de Abação, os Trilhos Solidários, entregaram 35 cabazes de Natal bem recheados.
Assim, Natal é amor, disponibilidade, solidariedade, generosidade, entrega, empatia … de todos para todos!
Tudo isto só foi possível, com o espírito de partilha.

Não podemos deixar de agradecer a todos os que colaboraram nesta campanha, quer direta, quer indiretamente.

Brigada Anti-Bullying

Uma vez que o Agrupamento de Escolas de Abação é uma Escola Sem Bullying e como na nossa escola todos os dias são dias anti-bullying, a turma do 8ºC transformar-se-á numa Brigada Anti-Bullying.

Ao longo do ano letivo, em dias devidamente selecionados, todos os alunos desta turma estarão devidamente identificados com um crachá, sendo que deverão presentear os colegas da escola com um cartão verde ou adverti-los com um cartão vermelho. O objetivo principal é promover e valorizar os comportamentos positivos e de prevenção e combate ao Bullying.

O primeiro dia de atuação da nossa Brigada Anti-Bullying é na próxima quinta-feira, 11 de janeiro de 2024.

Em caso de dúvidas, podem e devem falar com os elementos da equipa EMAAF, responsáveis pela monitorização da atividade.

Comemoração do Dia Mundial da Ciência: demonstrações da Terceira Lei de Newton em Físico-Química

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Ciência os alunos do 9.º C realizaram pequenas atividades experimentais, na disciplina de Físico-Química, que visavam a demonstração prática da Terceira Lei de Newton, também conhecida como a Lei da Ação e Reação.

Nestas experiências, os alunos exploraram os princípios fundamentais que regem as interações entre corpos e as forças que deles resultam. Através de demonstrações cuidadosamente planeadas, foi possível observar que uma força (a ação) é sempre acompanhada por uma força de igual intensidade, mas de sentido oposto (a reação).

Estas atividades não só enriqueceram o entendimento teórico dos alunos em relação à Terceira Lei de Newton, mas também proporcionaram uma experiência prática que reforça a importância da experimentação na compreensão dos princípios científicos.

Celebramos deste modo, não só o Dia Mundial da Ciência, mas também o espírito de descoberta e aprendizagem contínua que permeia a disciplina de Físico-Química.