Outubro Rosa

Todos os anos a Liga Portuguesa Contra o Cancro assinala o mês da luta contra o cancro da mama, como deves saber, o cancro da mama é um problema de saúde pública, apesar de não ser dos mais letais, têm uma alta incidência e uma alta mortalidade, sobretudo na mulher (apenas 1 em cada 100 cancros se desenvolvem no homem).

Atualmente em Portugal com uma população feminina de 5 milhões, surgem 4.500 novos casos de cancro da mama por ano, ou seja 11 novos casos por dia, morrendo por dia 4 mulheres com esta doença. Torna-se então fundamental o seu diagnóstico o mais precoce possível para detetar e tratar eventuais lesões malignas. Estes meios de diagnóstico incluem, não só autodiagnóstico, mas ainda o controlo rigoroso e periódico por mamografia e, quando adequado, ecografia mamária, recorrendo ao aconselhamento pelo Médico de Família ou da Especialidade, sobretudo a partir dos 40-45 anos.

No nosso agrupamento assinalamos o evento com a distribuição de saquetas de “infusões rosa” (cidreira, lúcia-lima, tília, etc.) a toda a comunidade feminina como alerta para a importância desta luta.