Formação de Suporte Básico de Vida

No dia 17 de abril decorreu a formação de Suporte Básico de Vida, dinamizada pelo grupo de Ciências Naturais e Projeto PESS. Esta ação destinada aos alunos do 9º ano foi orientada por vários elementos do Sistema Integrado de Emergência Médica e por enfermeiras do Centro de Saúde de Urgezes.

Foram aprendidas e experimentadas diversas técnicas de socorros primários nomeadamente, desobstrução das vias aéreas, posição lateral de segurança e suporte básico de vida em caso de paragem cardiorrespiratória.

A ação foi dividida numa parte teórica e outra prática, nesta última os alunos foram divididos em grupos pequenos para colocarem em prática as técnicas abordadas na primeira parte. Todos tiveram oportunidades de aplicar os seus conhecimentos no manequim SVB, que nunca se queixou apesar dos “maus tratos”.

Os participantes demonstraram sempre muito interesse e empenho, valorizando a pertinência da temática, surpreendendo os profissionais com os conhecimentos adquiridos nas aulas.