Celebração do Dia Nacional da Cultura Científica

O Dia Nacional da Cultura  Científica assinala-se a 24 de novembro, tendo sido criado em 1996 em Portugal, pois foi neste dia (em 1906) que nasceu Rómulo de Carvalho, o professor de Física e Química responsável pela promoção e divulgação do ensino de ciência e da cultura científica em solo nacional.

No nosso agrupamento esta data foi assinalada com a realização de algumas atividades, como experiências científicas, trabalhos de grupo para colocar depois em exposição e leitura de poemas de António Gedeão em todas as turmas.

Os  objetivos principais deste dia são a celebração da Ciência, enaltecer o papel da ciência para o desenvolvimento humano, destacar grandes nomes da ciência, colocar desafios para o futuro e instigar o gosto pela ciência nas gerações mais novas.

Dia Mundial da Ciência

No âmbito da Comemoração do dia Mundial da Ciência, no passado dia 23 de novembro, realizou-se uma atividade laboratorial na EB1/JI de Calvos, em que os alunos do 4º ano tiveram oportunidade de se sentirem verdadeiros cientistas e, através da observação microscópica da pele, investigaram e ficaram a conhecer melhor este órgão tão importante do nosso corpo.