Recebemos o alunos do 4.º ano das escolas do agrupamento para se inteirarem dos espaços, regras e companhias que no próximo ano serão habituais. Como sempre é sempre um momento de entusiasmo e alegria.
Um Mergulho na Sustentabilidade
O projeto continua e, desta vez, foram recolhidas amostras da Ribeira de Abação e registados valores de fatores abióticos em vários locais, que posteriormente serão estudados pelos alunos da turma.
Programa da Festa de Final do 2.º Período
Cientistas à “solta” em Abação! 🔍
No dia 10 de janeiro os alunos da turma A do 8º ano de escolaridade analisou o pH de várias amostras recolhidas na escola. O grupo de amostras incluiu água da torneira do bar, o chá de hortelã pimenta, o solo da horta da escola, a cevada do bar, os detergentes utilizados na limpeza da escola, entre outros.
Foi uma aula de campo muito interessante para os alunos e para alguns colegas de escola mais curiosos, que se aproximaram para aprender um pouco mais sobre a Física e Química no nosso dia-a-dia!
Celebração do Dia Nacional da Cultura Científica
O Dia Nacional da Cultura Científica assinala-se a 24 de novembro, tendo sido criado em 1996 em Portugal, pois foi neste dia (em 1906) que nasceu Rómulo de Carvalho, o professor de Física e Química responsável pela promoção e divulgação do ensino de ciência e da cultura científica em solo nacional.
No nosso agrupamento esta data foi assinalada com a realização de algumas atividades, como experiências científicas, trabalhos de grupo para colocar depois em exposição e leitura de poemas de António Gedeão em todas as turmas.
Os objetivos principais deste dia são a celebração da Ciência, enaltecer o papel da ciência para o desenvolvimento humano, destacar grandes nomes da ciência, colocar desafios para o futuro e instigar o gosto pela ciência nas gerações mais novas.
Dia Mundial da Ciência
No âmbito da Comemoração do dia Mundial da Ciência, no passado dia 23 de novembro, realizou-se uma atividade laboratorial na EB1/JI de Calvos, em que os alunos do 4º ano tiveram oportunidade de se sentirem verdadeiros cientistas e, através da observação microscópica da pele, investigaram e ficaram a conhecer melhor este órgão tão importante do nosso corpo.