Os heróis do sol saudável

A equipa PESS, em parceria com a Liga portuguesa contra o cancro, ao longo do mês de novembro visitou as escolas do 1º Ciclo do nosso Agrupamento, com o objetivo de realizar a atividade “Os heróis do sol saudável”, com os alunos do 4º ano de escolaridade de cada uma das escolas.

Através de um jogo lúdico-didático, pretendeu-se alertar para os riscos da exposição solar e articular com o conteúdo programático de Estudo do Meio “A pele e a segurança do seu corpo”.

Os alunos divertiram-se e aprenderam um pouco mais sobre os cuidados a ter para manter a pele saudável.

Formação “Atividades Laboratoriais com recurso a Sensores”

No dia 23 de novembro a EB 2,3 de Abação promoveu a ação de Formação “Atividades Laboratoriais com recurso a Sensores”, reconhecida e validada pelo Conselho de Diretores da comissão Pedagógica do Centro de Formação Martins Sarmento.

A ação de formação, dinamizada pela formadora Mestre Fernanda Neri, destinou-se a docentes dos grupos 500, 510 e 520, sendo alguns dos objetivos incentivar ao estudo de soluções didáticas inovadoras que se enquadrem no espírito das novas tecnologias, contribuir para o aperfeiçoamento das competências científicas, técnicas e didáticas necessárias à implementação de atividades experimentais, proporcionar a oportunidade de aprofundar o domínio de tecnologias laboratoriais mais recentes e, também refletir sobre o uso da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem.

Celebração do Dia Nacional da Cultura Científica

O Dia Nacional da Cultura  Científica assinala-se a 24 de novembro, tendo sido criado em 1996 em Portugal, pois foi neste dia (em 1906) que nasceu Rómulo de Carvalho, o professor de Física e Química responsável pela promoção e divulgação do ensino de ciência e da cultura científica em solo nacional.

No nosso agrupamento esta data foi assinalada com a realização de algumas atividades, como experiências científicas, trabalhos de grupo para colocar depois em exposição e leitura de poemas de António Gedeão em todas as turmas.

Os  objetivos principais deste dia são a celebração da Ciência, enaltecer o papel da ciência para o desenvolvimento humano, destacar grandes nomes da ciência, colocar desafios para o futuro e instigar o gosto pela ciência nas gerações mais novas.

Dia Mundial da Ciência

No âmbito da Comemoração do dia Mundial da Ciência, no passado dia 23 de novembro, realizou-se uma atividade laboratorial na EB1/JI de Calvos, em que os alunos do 4º ano tiveram oportunidade de se sentirem verdadeiros cientistas e, através da observação microscópica da pele, investigaram e ficaram a conhecer melhor este órgão tão importante do nosso corpo.

República Popular da China em Abação

No dia 19 de novembro, os alunos da EB 2,3 de Abação acolheram, novamente, a professora Ling, do ILCH da Universidade do Minho.

Foi com muito prazer que nos voltamos a encontrar, tendo sido mais uma oportunidade para conhecer um pouco mais daquele grande país com uma enorme diversidade cultural.

A Ling falou sobre monumentos, cidades, trajes típicos, comidas tradicionais e sobre muito mais…

Os alunos gostaram de tudo, mas ficaram maravilhados com os pandas! 😊

Sabiam que os pandas são originários da República Popular da China? E são muito bem cuidados por todos porque, infelizmente estão em vias de extinção?…

Xièxie Ling 😉

Alunos de Abação visitam Itália!

O nosso projeto “De Abação para o Mundo” continua, assim como as “viagens” por outros países e culturas! 😉
Ontem, 05 de novembro, os nossos alunos da escola de Tabuadelo e da turma A do nono ano de escolaridade foram surpreendidos com uma breve “visita guiada” a Itália.
O nosso cicerone foi Matteo Fontana, estudante italiano  da Universidade do Minho, ao abrigo do programa ERASMUS, que nos mostrou o que existe de notável na  sua bella Italia.
Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer cidades belíssimas, monumentos maravilhosos, italianos de destaque e, claro, um pouco da história do país. No final, todos queriam realizar uma visita de estudo a Itália! 😊
 
Ciao Matteo e grazie mille!