Mais “Um Abraço Verde”!

Os alunos do Jardim de Infância da EB Agostinho da Silva também participaram na atividade “Um Abraço Verde”, foi com muita alegria e satisfação que abraçaram várias árvores e aproveitaram os raios de sol para desfrutar do espaço verde junto à escola.

 

Um Abraço Verde

Respondendo ao desafio lançado pelo Ministério da Educação a escola EB de Abação realizou a atividade “Um Abraço Verde”, assim os alunos do 2º Ciclo por volta das 11:00 horas abraçaram algumas das árvores existentes no espaço de recreio.

A alegria de todos foi evidente! Fica aqui o registo de alguns desses momentos.

Apresentação Oferta Formativa

Entre o dia 21 de maio e o dia 23 de maio, decorreu na EB2,3 de Abação a apresentação das ofertas formativas disponíveis após o 9º ano, por parte da escola Secundária Martins Sarmento (http://www.esmsarmento.pt/categoria.php?cat=257)  e das Escolas Profissionais Cenatex (http://epcenatex.weebly.com/cursos.html) , Cisave (http://epcenatex.weebly.com/cursos.html), Jesus Bento Caraça (https://epbjc.pt/guimaraes/cursos-profissionais/) e Profitecla (https://www.profitecla.pt/polo-guimaraes/).

Esta iniciativa inseriu-se no projeto de orientação vocacional do Agrupamento, que pretende apoiar os alunos numa decisão consciente e esclarecida após o 9º ano.

Este projeto procurou dar ainda destaque ao envolvimento dos pais e encarregados de educação, e outros familiares, tendo-se efetuado uma sessão inicial em 24 de janeiro de 2018 e no dia 23 de maio de 2018 uma sessão de esclarecimento mais direcionado para a tomada de decisão e ofertas formativas.

Aqui podem encontrar informações mais específicas sobre as ofertas formativas e organização do sistema de ensino em Portugal (consultar aqui) e qualquer dúvida ou necessidade específica, entrar em contacto com o Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento.

EB de S. Faustino recebe visita alemã!

O projeto “De Abação para o mundo”  levou as crianças da escola EB de S. Faustino à Alemanha!
No dia 14 de maio recebemos a Professora Silke, docente e investigadora do Babelium, Universidade do Minho, e prosseguimos com a nossa viagem pelo mundo!
As nossas crianças tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da cultura e algumas tradições alemãs. A sessão finalizou com a construção de puzzles, jogos de números e cidades.
Foi uma sessão muito animada!
Auf Wiedersehen!😉

THIANA para além do arco-íris

Foi apresentado o livro “Thiana para além do arco-íris” resultante de parceria entre a nossa escola e comunidades de Cabo Verde com a figura central da promotora prof. Ana Caridade. Nesta apresentação estiveram todos os que ajudam a dar corpo a este projecto social.

Continuar a ler

RECOLHA DE ALIMENTOS – CABAZES DE NATAL

No dia 18 de novembro, os “Trilhos Solidários de Abação”, da Escola Básica de Abação, procedeu à habitual recolha de bens alimentares no Intermarché de Mesão Frio e de Urgezes, assim como, no Bolama de Azurém para ajudar os alunos mais carenciados do Agrupamento de Escolas, assim como, a população sénior da mesma área geográfica.

Estiveram envolvidas 56 pessoas: 21 alunos (do 5.º ao 9.º ano), 11 professores, 10 Assistentes Operacionais, 2 presidentes de junta (Abação e Pinheiro), 2 jovens da Casa de Juventude de Guimarães e 10 Encarregados de Educação.

A Equipa dos Trilhos Solidários de Abação agradece a todos os vimaranenses e a todos os elementos envolvidos, nesta nobre causa e deseja a todos um Santo Natal!

Bem-hajam.