Viagem ao mundo dos perfumes…

No dia 06 de março de 2019, os alunos do 8ºA foram à Universidade do MInho, ao Departamento de Química para  uma curta viagem pelo fantástico mundo dos perfumes.
Após algumas curiosidades “improváveis”, foram abordadas as essências do ponto de vista das suas estruturas químicas, onde surgem os compostos orgânicos, designadamente hidrocarbonetos, álcoois, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos e ésteres. Os alunos isolaram  óleos essenciais (essências) a partir de matérias-primas naturais obtidas de animais, frutos, vegetais e naturalmente flores, por diversas técnicas, incluindo destilação e extração com solventes são abordadas. Foi efetuada a associação entre essas essências e os perfumes que usamos.
Os alunos criaram a sua própria fragância…
Houve química no ar…😊
Para além desta atividade os alunos realizaram uma visita guiada aos laboratórios de investigação do Departamento de Química da Universidade do Minho e assistiram a uma palestra sobre os cursos onde a Química se4 destaca
A atividade foi dinamizada e acompanhada pela Doutora M. Sameiro Gonçalves e pelo Doutor Gil Fortes.

Um mergulho na Sustentabilidade

A Escola Básica de Abação, Guimarães está, mais uma vez, de parabéns!😊

A sua participação na 16ª edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola”, com o Projeto  “Um mergulho na Sustentabilidade” passou à 2ª fase de desenvolvimento.

O trabalho desenvolvido por todos os subscritores do projeto foi desta forma recompensado!

Amor com “sotaque” europeu

IMG_4536
IMG_4538
IMG_4527
IMG_4529
IMG_4530
IMG_4531
IMG_20190207_162556
IMG_20190207_163428
IMG_4532
IMG_4533
IMG_4534
IMG_4535
IMG_4537
IMG_4539

Inserido nas atividades de Comemoração do Dia dos Namorados, realizou-se na semana de 11 a 15 de fevereiro, na Biblioteca Escolar do nosso Agrupamento, a Exposição –Amor com “sotaque” europeu – dinamizada pelo Clube Europeu. As alunas que integram este Clube pesquisaram, com entusiasmo, a palavra “Amor”, escrita em várias línguas de diferentes países europeus. 

“A árvore do amor” recebeu ainda diversos postais com frases alusivas à temática. Esta atividade teve a participação e dinamização do Departamento de Línguas, designadamente, Português, Inglês e Francês. Parabéns a todos! Está linda! 

❤❤❤❤❤😍 

Comer para crescer bem

No âmbito da atividade “Comer para crescer bem” dinamizada pela equipa PESS, os Jovens Promotores de Saúde realizaram uma ação de esclarecimento a todos os alunos da Escola EB1 Agostinho da Silva, com o intuito de fomentar a alimentação saudável nas crianças. Durante a visita, distribuíram a todos os alunos, as “Cadernetas do Aluno Saudável”, cujo objetivo é consciencializar toda a comunidade escolar para escolhas alimentares mais adequadas do ponto de vista nutricional.

Pequenos Cientistas

Inserido no Projeto “Pequenos Cientistas”, realizou-se nas Escolas EB1 de Calvos e EB1 de Tabuadelo a atividade “Os Astros” em articulação com os conteúdos programáticos de Estudo do Meio do 4º ano.

Os alunos tiveram oportunidade de manusear os Modelos do Sistema Solar e do Telúrio Manual, aprendendo de uma forma lúdica um pouco mais sobre o sistema planetário a que pertence a Terra e sobre as diferentes fases da Lua.

As restantes turmas de 4º ano das Escolas EB1 Agostinho da Silva, EB1 de Pinheiro e EB1 de S. Faustino participaram no Planetário Móvel que se realizou na EB 2,3 de Abação.

Ainda durante o mês de janeiro, todos os alunos do 3º ano, das várias escolas de 1º Ciclo do Agrupamento, tiveram também a oportunidade de realizarem a atividade “Eu e o meu corpo” em articulação com os conteúdos programáticos de Estudo do Meio “À descoberta de si mesmo – o seu corpo”. Os alunos adoraram explorar o Torso Humano, manuseando todos os órgãos que constituem o nosso corpo.

 

DA

No passado dia 31 de janeiro foi o dia da Astronomia na Escola Básica de Abação!
No âmbito da disciplina de Ciências Físico-Químicas, alunos do 7º ano de escolaridade receberam a visita do Planetário Móvel, onde recordaram alguns conceitos de Astronomia que constam das aprendizagens essenciais.
Inserido no projeto “Pequenos Cientista”, as turmas do 4º ano de escolaridade das Escolas EB1 Agostinho da Silva, EB1 de Pinheiro e EB1 de S. Faustino participaram na atividade, em articulação com os conteúdos programáticos de Estudo do Meio ” À descoberta do ambiente natural – Os astros”.
Os “pequenos astrónomos” mostraram muito entusiasmo e vontade de aprender!

EdFin

No âmbito da disciplina Cidadania e Desenvolvimento, na temática Literacia Financeira, os alunos da turma A do 8º ano de escolaridade desenvolveram trabalhos em grupo, que contemplavam o planeamento orçamental, procedendo, posteriormente à sua apresentação aos colega da turma.
Deste modo, criou-se a possibilidade aos alunos de desenvolver e/ou relacionar conhecimentos de forma estruturada e coerente, desenvolver o espírito de iniciativa, a capacidade de tomar decisões, o sentido crítico, a expressão de opiniões e pontos de vista, evidenciando capacidades de debate e de trabalho em grupo,a  participação oportuna e construtiva em situações de interação e expressão oral e escrita, a utilização com correção da língua portuguesa, a organização e a criatividade nos materiais produzidos e nas intervenções orais, entre outros.
Alguns alunos optaram por apresentações orais, outros por apresentações em powerpoint e outros fizeram uma dramatização!