EB de S. Faustino recebe visita alemã!

O projeto “De Abação para o mundo”  levou as crianças da escola EB de S. Faustino à Alemanha!
No dia 14 de maio recebemos a Professora Silke, docente e investigadora do Babelium, Universidade do Minho, e prosseguimos com a nossa viagem pelo mundo!
As nossas crianças tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da cultura e algumas tradições alemãs. A sessão finalizou com a construção de puzzles, jogos de números e cidades.
Foi uma sessão muito animada!
Auf Wiedersehen!😉

THIANA para além do arco-íris

Foi apresentado o livro “Thiana para além do arco-íris” resultante de parceria entre a nossa escola e comunidades de Cabo Verde com a figura central da promotora prof. Ana Caridade. Nesta apresentação estiveram todos os que ajudam a dar corpo a este projecto social.

Continuar a ler

RECOLHA DE ALIMENTOS – CABAZES DE NATAL

No dia 18 de novembro, os “Trilhos Solidários de Abação”, da Escola Básica de Abação, procedeu à habitual recolha de bens alimentares no Intermarché de Mesão Frio e de Urgezes, assim como, no Bolama de Azurém para ajudar os alunos mais carenciados do Agrupamento de Escolas, assim como, a população sénior da mesma área geográfica.

Estiveram envolvidas 56 pessoas: 21 alunos (do 5.º ao 9.º ano), 11 professores, 10 Assistentes Operacionais, 2 presidentes de junta (Abação e Pinheiro), 2 jovens da Casa de Juventude de Guimarães e 10 Encarregados de Educação.

A Equipa dos Trilhos Solidários de Abação agradece a todos os vimaranenses e a todos os elementos envolvidos, nesta nobre causa e deseja a todos um Santo Natal!

Bem-hajam.

Ciência à minha medida

Hoje os alunos do Pré-Escolar de todas as escolas do Agrupamento vieram à “Escola dos grandes”, aqui aproveitaram para ver ciência e explorar os seus dotes de culinária.

Recolha de alimentos – Escola Básica de Abação

Os vimaranenses voltaram a dar provas da sua solidariedade/generosidade, ao contribuírem com bens alimentares na ação de recolha de alimentos no Bolama de Azurém e no Intermarché de Urgezes, em Guimarães, efetuada, no passado sábado, dia 18 de março.

Esta campanha de recolha de alimentos foi uma iniciativa da Equipa dos Trilhos Solidários de Abação, contando com a parceria das Juntas de Freguesias de Abação e de Pinheiro, com os seus respetivos presidentes, Sr. Araújo e Sr. Peixoto. Esta campanha contou com 35 elementos Solidários/Voluntários da Escola Básica de Abação: 23 Alunos, 4 Assistentes Operacionais e 6 Professoras. Não esquecendo também os Encarregados de Educação dos nossos alunos e a presença do padrinho dos Trilhos, o nosso querido NENO.

Os bens alimentares recolhidos destinam-se aos cabazes de Páscoa que serão distribuídos às famílias de alunos, ex-alunos mais carenciadas, a duas famílias dos meninos Sírios, desfavorecidas ou que se encontrem em situação de dificuldade temporária e à população sénior, do Agrupamento de Escolas de Abação.

A Equipa dos Trilhos Solidários agradece a colaboração de todos os elementos voluntários da Escola Básica de Abação, que se disponibilizaram a participar nesta ação solidária, bem como a todos os cidadãos anónimos que responderam positivamente a esta campanha e deram significado ao lema, “Com a ajuda de todos podemos muito mais … Envolva-se”.

 A equipa dos Trilhos Solidários de Abação deseja uma santa e feliz Páscoa.

Um muito obrigado, bem-hajam!

Viagem de avião a Lisboa

O Grupo de Educação Especial da Escola Básica de Abação realizou uma viagem de avião Porto/Lisboa/Porto, no dia 23 de março, com alguns dos seus alunos com Necessidades Educativas Especiais.

Os alunos andaram de metro, visitaram o Oceanário, conheceram muitos animais marinhos, almoçaram no McDonald`s do Parque das Nações, andaram de teleférico …

Foi um dia maravilhoso! Regressando a Abação, com a bagagem cheia de emoções!

O Grupo agradece a todos aqueles que de forma direta ou indireta se envolveram a apoiarem esta viagem, que tão felizes fizeram estes alunos. Foi um dia memorável!

Bem-hajam!!!