Viagem ao mundo dos perfumes…

No dia 06 de março de 2019, os alunos do 8ºA foram à Universidade do MInho, ao Departamento de Química para  uma curta viagem pelo fantástico mundo dos perfumes.
Após algumas curiosidades “improváveis”, foram abordadas as essências do ponto de vista das suas estruturas químicas, onde surgem os compostos orgânicos, designadamente hidrocarbonetos, álcoois, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos e ésteres. Os alunos isolaram  óleos essenciais (essências) a partir de matérias-primas naturais obtidas de animais, frutos, vegetais e naturalmente flores, por diversas técnicas, incluindo destilação e extração com solventes são abordadas. Foi efetuada a associação entre essas essências e os perfumes que usamos.
Os alunos criaram a sua própria fragância…
Houve química no ar…😊
Para além desta atividade os alunos realizaram uma visita guiada aos laboratórios de investigação do Departamento de Química da Universidade do Minho e assistiram a uma palestra sobre os cursos onde a Química se4 destaca
A atividade foi dinamizada e acompanhada pela Doutora M. Sameiro Gonçalves e pelo Doutor Gil Fortes.

Química nas Emoções

No âmbito da Comemoração do Dia dos Afetos, e porque a Ciência está em toda a parte, os alunos da turma A do 8º ano de escolaridade, realizaram cartazes alusivos à temática “Química nas Emoções”. ❤❤❤❤❤

 

Exposição “Chemistry Anywhere”

Em colaboração com o Departamento de Química da Universidade do Minho, esteve patente, até ao dia 15 de janeiro, na biblioteca da Escola Sede do Agrupamento de Escolas de Abação, a exposição “Chemistry Anywhere”. Esta exposição consistia num conjunto de cartazes de divulgação de Ciência, com especial enfoque na Química, abordando algumas das suas importantes aplicações na nossa vida quotidiana.

Esta exposição foi organizada pelo grupo disciplinar de Física e Química.

DA

No passado dia 31 de janeiro foi o dia da Astronomia na Escola Básica de Abação!
No âmbito da disciplina de Ciências Físico-Químicas, alunos do 7º ano de escolaridade receberam a visita do Planetário Móvel, onde recordaram alguns conceitos de Astronomia que constam das aprendizagens essenciais.
Inserido no projeto “Pequenos Cientista”, as turmas do 4º ano de escolaridade das Escolas EB1 Agostinho da Silva, EB1 de Pinheiro e EB1 de S. Faustino participaram na atividade, em articulação com os conteúdos programáticos de Estudo do Meio ” À descoberta do ambiente natural – Os astros”.
Os “pequenos astrónomos” mostraram muito entusiasmo e vontade de aprender!

Química e Saúde: a aventura de descobrir novos medicamentos

No dia 8 de janeiro, a Doutora Alice Dias, professora e investigadora do Departamento de Química, da Universidade do Minho,esteve em Abação, com os alunos 8º ano de escolaridade.

Nesta palestra, além de uma breve noção do modo como atuam os medicamentos,  foi apresentado o plano geral do processo da descoberta de um novo medicamento e as estratégias usadas neste processo, ilustrando com casos relevantes da História da Medicina. Destacaram-se os métodos de investigação mais modernos nesta área e a participação dos investigadores intervenientes neste processo.

É tão bom aprender Química e entender o que se passa à nossa volta e dentro de nós! A Química é espetacular!

Cientistas à “solta” em Abação! 🔍

No dia 10 de janeiro os alunos da turma A do 8º ano de escolaridade analisou o pH de várias amostras recolhidas na escola. O grupo de amostras incluiu água da torneira do bar, o chá de hortelã pimenta, o solo da horta da escola, a cevada do bar, os detergentes utilizados na limpeza da escola, entre outros.

Foi uma aula de campo muito interessante para os alunos e para alguns colegas de escola mais curiosos, que se aproximaram para aprender um pouco mais sobre a Física e Química  no nosso dia-a-dia!

Ciência em Ação

Mais uma vez, a biblioteca da escola acolheu a exposição de alguns trabalhos que os alunos do sétimo  ano de escolaridade realizaram na disciplina de Ciências em Ação, ao longo do primeiro período, mais concretamente ” O Sistemas Solar” e “O Jogo do dominó”. Os alunos executaram as tarefas com empenho, dedicação, criatividade e satisfação.