Clube Europeu convida CIED Minho

No dia 23 de maio, contamos com a presença do Centro de Informação Europe Direct do Minho (CIED Minho) na nossa escola. Decorreu uma palestra para os alunos das turmas de 8.º ano, na qual se debateu sobre a União Europeia e a importância do Projeto Europeu para a sociedade portuguesa.

Workshop: Funcionamento de uma ETA

No dia 21 de maio a turma A do 8 º ano de escolaridade participou num workshop com a temática “Funcionamento de uma ETA”, dinamizado pela Doutora Dulce e Doutora Ana Paula, docentes e investigadoras do Departamento de Química da Universidade do Minho.

Os alunos aprenderam que as estações de tratamento de água usam filtros e vários produtos químicos para limpar a água que é distribuída pelas nossas casas. A água captada de rios ou albufeiras contém muito material indesejável, tal como folhas, peixes, lodo, muitas bactérias e, infelizmente, cada vez mais lixo. Para chegar potável às casas, a água passa através das estação de tratamento de água (ETA), onde existem várias fases de limpeza, como a decantação , a filtração, a adição de cloro e flúor, entre outras.

Viagem ao mundo dos perfumes…

No dia 06 de março de 2019, os alunos do 8ºA foram à Universidade do MInho, ao Departamento de Química para  uma curta viagem pelo fantástico mundo dos perfumes.
Após algumas curiosidades “improváveis”, foram abordadas as essências do ponto de vista das suas estruturas químicas, onde surgem os compostos orgânicos, designadamente hidrocarbonetos, álcoois, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos e ésteres. Os alunos isolaram  óleos essenciais (essências) a partir de matérias-primas naturais obtidas de animais, frutos, vegetais e naturalmente flores, por diversas técnicas, incluindo destilação e extração com solventes são abordadas. Foi efetuada a associação entre essas essências e os perfumes que usamos.
Os alunos criaram a sua própria fragância…
Houve química no ar…😊
Para além desta atividade os alunos realizaram uma visita guiada aos laboratórios de investigação do Departamento de Química da Universidade do Minho e assistiram a uma palestra sobre os cursos onde a Química se4 destaca
A atividade foi dinamizada e acompanhada pela Doutora M. Sameiro Gonçalves e pelo Doutor Gil Fortes.

Raúl Brandão já chegou a Abação…

Hoje o dia começou assim em Abação!

As crianças do Pré-Escolar de Agostinho da Silva presentearam a escola sede com uma frase de Raúl Brandão na passadeira da entrada da escola.

“Há dias tão lindos que a gente até tem medo de lhes tocar.” in As ilhas desconhecidas  Raúl Brandão.