Viagem ao mundo dos perfumes…

No dia 06 de março de 2019, os alunos do 8ºA foram à Universidade do MInho, ao Departamento de Química para  uma curta viagem pelo fantástico mundo dos perfumes.
Após algumas curiosidades “improváveis”, foram abordadas as essências do ponto de vista das suas estruturas químicas, onde surgem os compostos orgânicos, designadamente hidrocarbonetos, álcoois, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos e ésteres. Os alunos isolaram  óleos essenciais (essências) a partir de matérias-primas naturais obtidas de animais, frutos, vegetais e naturalmente flores, por diversas técnicas, incluindo destilação e extração com solventes são abordadas. Foi efetuada a associação entre essas essências e os perfumes que usamos.
Os alunos criaram a sua própria fragância…
Houve química no ar…😊
Para além desta atividade os alunos realizaram uma visita guiada aos laboratórios de investigação do Departamento de Química da Universidade do Minho e assistiram a uma palestra sobre os cursos onde a Química se4 destaca
A atividade foi dinamizada e acompanhada pela Doutora M. Sameiro Gonçalves e pelo Doutor Gil Fortes.

Raúl Brandão já chegou a Abação…

Hoje o dia começou assim em Abação!

As crianças do Pré-Escolar de Agostinho da Silva presentearam a escola sede com uma frase de Raúl Brandão na passadeira da entrada da escola.

“Há dias tão lindos que a gente até tem medo de lhes tocar.” in As ilhas desconhecidas  Raúl Brandão.

 

INÍCIO DO ANO LETIVO

Dia 14 de setembro de 2016

  • 10:00 – Receção aos alunos do 5º Ano e da U. A. E. M.;
  • 14:30 – Receção aos alunos do 6º; 7º; 8º e 9º Anos.

Dia 15 de setembro de 2016

  • Início da atividades letivas para todos os anos de escolaridade.

Festa da Luz em Calvos

A festa da Luz foi mesmo uma Festa. Juntou toda a comunidade escolar de Calvos, Utentes do Lar de S. Francisco-Calvos, nossos parceiros, e também familiares e amigos do alunos. Neste momento esteve a presidir o prof. Sérgio que de forma empenhada preparou os alunos desta escola do 1.º ciclo com mensagens e cânticos reacender a esperança num mundo melhor. A participação dos alunos encheu de alegria os muitos adultos lá presentes. Boa Páscoa.

Exposição História

Monumental exposição. Os alunos construíram, em escala reduzida, monumentos da valor arquitetónico vimaranense, designadamente vários “Castelo de Guimarães“, ” Paço dos Duques” e “Casa da Citânia de Briteiros” entre outras peças de importância para o estudo da História. Os alunos deram largas às suas capacidades construtivas revelando-se já arquitetos e engenheiros em potência.