Afonso Henriques, o primeiro rei | Filme animado

“Afonso Henriques, o primeiro rei!”
Este curto filme de animação, produzido em 2009, com argumento e realização de Pedro Lino e resultante de uma parceria entre o Museu de Alberto Sampaio e a Câmara Municipal de Guimarães, foi desenvolvido no âmbito das comemorações dos 900 anos do nascimento de Afonso Henriques.
A divertida animação dá a conhecer a vida e os feitos do primeiro rei de Portugal, fomentando, assim, o gosto pela História de Portugal.
No antigo canal de Youtube do Museu de Alberto Sampaio, este filme contava já com cerca de 510 000 visualizações!

Veja-o ou reveja-o no nosso novo canal, aqui:

https://youtu.be/htSFfrqEF8k

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Inserido nas atividades de Comemoração da data “Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto”, realizou-se no dia 28 de janeiro, a Palestra “Dia da Memória – Holocausto” para os alunos do Agrupamento, dinamizada pelo Diretor do Agrupamento, Professor Firmino Lopes, com o intuito de evocar o dia da memória da libertação dos prisioneiros dos campos de concentração. Esta palestra foi acompanhada por uma exposição alusiva ao tema, intitulada “Holocausto, sim realmente aconteceu!”, organizada pelo Clube Europeu. As alunas que integram este Clube participaram com entusiasmo na atividade, promovendo-se a valorização dos direitos humanos através do respeito pela dignidade de todos os cidadãos.

Tradições de Natal na Europa

Inserido nas atividades de final do 1º Período, o Clube Europeu dinamizou a atividade “Tradições de Natal na Europa” através da exposição de diferentes tradições europeias relacionadas com a época Natalícia e da criação de um Jogo “A que País Europeu pertence cada tradição de Natal?”

As alunas do Clube Europeu participaram com entusiasmo na atividade proposta, criando-se um verdadeiro espírito natalício europeu, o qual procuraram transmiti-lo à comunidade educativa através da dinamização desta atividade.

Palestra – Escolher Bem

Neste último sábado, 28 de janeiro, no auditório da escola EB de Abação, perante uma plateia constituída por 43 Pai e Encarregados de Educação, as enfermeiras Natália e Susana transmitiram a importância de fazer boas escolhas ao nível dos hábitos de sono e da alimentação.