Pequenos Cientistas

Inserido no Projeto “Pequenos Cientistas”, realizou-se nas Escolas EB1 de Calvos e EB1 de Tabuadelo a atividade “Os Astros” em articulação com os conteúdos programáticos de Estudo do Meio do 4º ano.

Os alunos tiveram oportunidade de manusear os Modelos do Sistema Solar e do Telúrio Manual, aprendendo de uma forma lúdica um pouco mais sobre o sistema planetário a que pertence a Terra e sobre as diferentes fases da Lua.

As restantes turmas de 4º ano das Escolas EB1 Agostinho da Silva, EB1 de Pinheiro e EB1 de S. Faustino participaram no Planetário Móvel que se realizou na EB 2,3 de Abação.

Ainda durante o mês de janeiro, todos os alunos do 3º ano, das várias escolas de 1º Ciclo do Agrupamento, tiveram também a oportunidade de realizarem a atividade “Eu e o meu corpo” em articulação com os conteúdos programáticos de Estudo do Meio “À descoberta de si mesmo – o seu corpo”. Os alunos adoraram explorar o Torso Humano, manuseando todos os órgãos que constituem o nosso corpo.

 

DA

No passado dia 31 de janeiro foi o dia da Astronomia na Escola Básica de Abação!
No âmbito da disciplina de Ciências Físico-Químicas, alunos do 7º ano de escolaridade receberam a visita do Planetário Móvel, onde recordaram alguns conceitos de Astronomia que constam das aprendizagens essenciais.
Inserido no projeto “Pequenos Cientista”, as turmas do 4º ano de escolaridade das Escolas EB1 Agostinho da Silva, EB1 de Pinheiro e EB1 de S. Faustino participaram na atividade, em articulação com os conteúdos programáticos de Estudo do Meio ” À descoberta do ambiente natural – Os astros”.
Os “pequenos astrónomos” mostraram muito entusiasmo e vontade de aprender!

Formação “Atividades Laboratoriais com recurso a Sensores”

No dia 23 de novembro a EB 2,3 de Abação promoveu a ação de Formação “Atividades Laboratoriais com recurso a Sensores”, reconhecida e validada pelo Conselho de Diretores da comissão Pedagógica do Centro de Formação Martins Sarmento.

A ação de formação, dinamizada pela formadora Mestre Fernanda Neri, destinou-se a docentes dos grupos 500, 510 e 520, sendo alguns dos objetivos incentivar ao estudo de soluções didáticas inovadoras que se enquadrem no espírito das novas tecnologias, contribuir para o aperfeiçoamento das competências científicas, técnicas e didáticas necessárias à implementação de atividades experimentais, proporcionar a oportunidade de aprofundar o domínio de tecnologias laboratoriais mais recentes e, também refletir sobre o uso da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem.

Celebração do Dia Nacional da Cultura Científica

O Dia Nacional da Cultura  Científica assinala-se a 24 de novembro, tendo sido criado em 1996 em Portugal, pois foi neste dia (em 1906) que nasceu Rómulo de Carvalho, o professor de Física e Química responsável pela promoção e divulgação do ensino de ciência e da cultura científica em solo nacional.

No nosso agrupamento esta data foi assinalada com a realização de algumas atividades, como experiências científicas, trabalhos de grupo para colocar depois em exposição e leitura de poemas de António Gedeão em todas as turmas.

Os  objetivos principais deste dia são a celebração da Ciência, enaltecer o papel da ciência para o desenvolvimento humano, destacar grandes nomes da ciência, colocar desafios para o futuro e instigar o gosto pela ciência nas gerações mais novas.