Projeto “A Floresta: uma sala de aula emocionante”
No âmbito da ação de recuperação da Mata Nacional de Leiria, os alunos do nosso Agrupamento participaram no Projeto “A Floresta: uma sala de aula emocionante”, no qual estiveram envolvidos os Serviços do Ministério da Educação, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e as Câmaras Municipais da Marinha Grande e de Leiria.
Esta atividade serviu de iniciativa de educação para a cidadania, muito gratificante, contribuindo também para a educação ambiental para a sustentabilidade e para a valorização e reconhecimento da floresta.
Os alunos adoraram contribuir com o seu empenho e entusiasmo na Reflorestação da Mata Nacional de Leiria!!
Pequenos Cientistas
Inserido no Projeto “Pequenos Cientistas”, realizou-se nas Escolas EB1 de Calvos e EB1 de Tabuadelo a atividade “Os Astros” em articulação com os conteúdos programáticos de Estudo do Meio do 4º ano.
Os alunos tiveram oportunidade de manusear os Modelos do Sistema Solar e do Telúrio Manual, aprendendo de uma forma lúdica um pouco mais sobre o sistema planetário a que pertence a Terra e sobre as diferentes fases da Lua.
As restantes turmas de 4º ano das Escolas EB1 Agostinho da Silva, EB1 de Pinheiro e EB1 de S. Faustino participaram no Planetário Móvel que se realizou na EB 2,3 de Abação.
Ainda durante o mês de janeiro, todos os alunos do 3º ano, das várias escolas de 1º Ciclo do Agrupamento, tiveram também a oportunidade de realizarem a atividade “Eu e o meu corpo” em articulação com os conteúdos programáticos de Estudo do Meio “À descoberta de si mesmo – o seu corpo”. Os alunos adoraram explorar o Torso Humano, manuseando todos os órgãos que constituem o nosso corpo.
DA
Formação “Atividades Laboratoriais com recurso a Sensores”
No dia 23 de novembro a EB 2,3 de Abação promoveu a ação de Formação “Atividades Laboratoriais com recurso a Sensores”, reconhecida e validada pelo Conselho de Diretores da comissão Pedagógica do Centro de Formação Martins Sarmento.
A ação de formação, dinamizada pela formadora Mestre Fernanda Neri, destinou-se a docentes dos grupos 500, 510 e 520, sendo alguns dos objetivos incentivar ao estudo de soluções didáticas inovadoras que se enquadrem no espírito das novas tecnologias, contribuir para o aperfeiçoamento das competências científicas, técnicas e didáticas necessárias à implementação de atividades experimentais, proporcionar a oportunidade de aprofundar o domínio de tecnologias laboratoriais mais recentes e, também refletir sobre o uso da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem.
Celebração do Dia Nacional da Cultura Científica
O Dia Nacional da Cultura Científica assinala-se a 24 de novembro, tendo sido criado em 1996 em Portugal, pois foi neste dia (em 1906) que nasceu Rómulo de Carvalho, o professor de Física e Química responsável pela promoção e divulgação do ensino de ciência e da cultura científica em solo nacional.
No nosso agrupamento esta data foi assinalada com a realização de algumas atividades, como experiências científicas, trabalhos de grupo para colocar depois em exposição e leitura de poemas de António Gedeão em todas as turmas.
Os objetivos principais deste dia são a celebração da Ciência, enaltecer o papel da ciência para o desenvolvimento humano, destacar grandes nomes da ciência, colocar desafios para o futuro e instigar o gosto pela ciência nas gerações mais novas.