Basquetebol do Vitória Sport Clube visita Abação

Foi no Dia do Agrupamento que os atletas da equipa de Basquetebol sénior masculina do Vitória Sport Clube, nos presentearam com a sua presença.
O entusiasmo e euforia apoderaram-se dos nossos alunos que rapidamente correram ao seu encontro.
Mas o ponto alto foi no pavilhão quando alguns alunos do 2o ciclo e do CEF e a equipa de Desporto Escolar desta escola, puderam integrar um conjunto de exercícios apresentados, exemplificados e dinamizados pelos atletas do VSC.
Todos os elementos desta fantástica equipa estiveram empenhados, foram divertidos e
cativaram a atenção de todos. As suas habilidades deixaram todos de olhos em bico e
boquiabertos de espanto com tanto talento.
Esta atividade culminou com um jogo entre a equipa do VSC e os nossos “atletas” da equipa de infantis B, masculino do Clube de Desporto Escolar.
Foi uma experiência inesquecível, magnifica e poderosa que ficará para sempre na memória dos que assistiram.
O nosso muito obrigada a toda a equipa do Vitória Sport Clube, e desejamos que iniciativas deste género se repitam no futuro.

Visita de Abação ao Departamento de Polímeros da UM

Os alunos do 9º ano de escolaridade realizaram uma visita de estudo, no dia 22 de março,  ao Departamento de Engenharia de Polímeros da Universidade do Minho (DEP-UM), durante a qual assistiram a algumas palestras pedagógicas, demonstrações práticas das principais tecnologias de transformação de materiais plásticos e, ainda participaram em diversas experiências pedagógicas, com o objectivo de realçar a importância dos plásticos na sociedade moderna.

Depois chegada à Universidade  pelas 09:45 H, onde nos aguardava o Doutor João Pedro Nunes, realizou-se-se a apresentação pela Diretora do departamento, Doutora Carla Martins.

Posteriormente, os alunos seguiram para vários laboratórios (Laboratório de Propriedades Físicas, Laboratório de Processamento e Laboratório de Microscopia), onde coneceram várias técnicas para a produção de materiais, tais como, a extrusão, a extrusão por sopro, a moldação rotacional e a moldação por injeção.

Foi um dia muito enriquecedor e divertido!

Sessão de Esclarecimento

No dia ​12 de ​março, a Doutora ​Olga Coutinho , Professora e investigadora do Departamento de ​Biologia, da Universidade do Minho,esteve em Abação, com ​a turma ​A do ​9º ano de escolaridade.

Durante cerca de 90 min foram abordados vários assuntos, desde células, orgãos, mucosas, material biológico para a realização de experiências…
Também se conversou sobre o tipo de experiências que se realizam nos laboratórios de Biologia, referindo-se objetivos traçados, tempos de espera, resultados alcançados. É fundamental que os cientistas estejam sempre atualizados na sua área de trabalho para inovarem e traçarem objetivos exequíveis e válidos.
Os cientistas têm que estar muito atentos e concentrados quando realizam qualquer experiência.
A sessão terminou com a leitura do poema “Lágrima de preta” de António Gedeão, que os alunos escutaram com muita atenção e emoção!

Chocolate: uma doce magia

No âmbito  da exposição “Chemistry World 2nd Edition” que decorreu em janeiro, tivemos o prazer de acolher, no dia ​20 de ​março, a Doutora Ana Paula Esteves, professora e investigadora do Departamento de ​Química, da Universidade do Minho.

As turmas A e C do sétimo ano de escolaridade estiveram na palestra: “Chocolate: uma doce de magia”, durante a qual se abordaram muitos assuntos, tais como a história do chocolate ao longo do tempo, o seu surgimento na na Europa e em Portugal, algumas verdades e mitos sobre o chocolate.
Os alunos tomaram conhecimento da reação química relativa ao aroma de chocolate e, ainda como é possível, experimentalmente, reproduzi-lo! Perfume de chocolate! 😉
A Química é muito divertida! 😊

Visita da atriz Cristina Cunha

Dentro das comemorações da Semana da Leitura foi com grande honra que na escola sede foi recebida a convidada, pela EB de S. Faustino, a atriz Cristina Cunha a sua apresentação ao público presente foi feita pelos alunos da referida escola.

A nós só nos resta agradecer os momentos proporcionados. OBRIGADO!

visita de estudo ao Museu do Papel Moeda

Na sequência da participação no projeto “No poupar é que está o ganho” da Fundação António Cupertino de Miranda, em colaboração com a Câmara Municipal de Guimarães, a turma A do sétimo ano de escolaridade, no dia 05 de março, realizou uma visita de estudo ao Museu do Papel Moeda.

Os alunos visitaram a exposição de papel moeda que apresenta a história do dinheiro de papel enquanto património fiduciário português, preservando os testemunhos da evolução económica, social e cultural de Portugal.

Na exposição existem diversas colecções, tais como apólices do Real Erário e notas de Portugal continental e ex-colónias, cheques, ações, lotarias, papel selado, letras e uma colecção de cédulas. Foi muito interessante verificar a existência de emissões portuguesas de notas de várias instituições bancárias, nomeadamente Bancos Emissores do Norte, Banco de Lisboa, Banco de Portugal, Banco de Angola, Banco Nacional Ultramarino e Banco do Brasil (período colonial), bem como de instituições não bancárias que igualmente emitiram notas, tais como as empresas João de Brito, Estradas de Lisboa ao Porto, Thomas Jorge das Neves e Contracto do Tabaco, e ainda da Junta de Fazenda Publica de Angola, Moçambique e do Estado da Índia Portuguesa.

Foi atividade muito divertida e interessante!