“Abação reconquista a floresta autóctone”

O nosso Agrupamento participou hoje na primeira sessão da 4.ª edição do Eco Parlamento, uma das atividades âncora do programa ambiental PEGADAS, organizado pela Câmara Municipal de Guimarães e pelo Laboratório da Paisagem. A temática de trabalho apresentada pelos nossos alunos teve como base o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 15 – Vida sobre a Terra, com o Desafio Ambiental: “Abação reconquista a floresta autóctone”.

A equipa que representa o nosso Agrupamento é formada por quatro elementos de três ciclos diferentes, nomeadamente, os alunos Luís Félix do 1º ciclo, Afonso Alves, do 2º ciclo, Rui Ribeiro e Beatriz Silva do 3º ciclo. Os nossos alunos participaram de forma entusiástica e empenhada estando, por isso, de parabéns!

Exposição “Chemistry Anywhere”

Em colaboração com o Departamento de Química da Universidade do Minho, esteve patente, até ao dia 15 de janeiro, na biblioteca da Escola Sede do Agrupamento de Escolas de Abação, a exposição “Chemistry Anywhere”. Esta exposição consistia num conjunto de cartazes de divulgação de Ciência, com especial enfoque na Química, abordando algumas das suas importantes aplicações na nossa vida quotidiana.

Esta exposição foi organizada pelo grupo disciplinar de Física e Química.

Clubes Ciência Viva

Abação nas jornadas de parcerias — clubes ciência viva na escola. Dia 30 de janeiro, no âmbito da rede de clubes ciência viva na escola, a escola de Abação esteve na Universidade do Minho.

 

Programa de Orientação Vocacional

Irá iniciar-se o Programa de Orientação Vocacional para o 9º ano de escolaridade, na disciplina de Cidadania, com o objetivo de ajudar os alunos na decisão que são chamados a tomar no final do ano letivo e que consiste em equacionar-se “Que tipo de estudos devo prosseguir no ensino secundário?”.

Ao longo de todo o programa, os alunos serão incentivados a considerar as vantagens para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, da educação e estudo ao longo da vida.

Procurar-se-á dar destaque ao envolvimento dos pais e encarregados de educação, e outros familiares, por figuras-chave muito importantes na vida dos adolescentes e que poderão contribuir de modo significativo para aquelas conquistas, mostrando interesse e construindo em conjunto de hipóteses de futuro possíveis para os mesmos.

Dia 30 de janeiro será a sessão apresentação geral do programa aos pais/encarregados.

Abaixo encontra informação relativa ao papel dos alunos, pais e professores no processo de orientação vocacional.

Informação Alunos 

Informação Pais e Encarregados de Educação

Informação Professores

Educação e Literacia Financeira em Abação

Durante estas semanas estão a decorrer ações de formação sobre a Educação e Literacia Financeira, dinamizadas por agentes do Banco de Portugal, por intermédio da sua Agência em Braga, para os nossos alunos.

Pretende-se desenvolver e apoiar iniciativas dirigidas a toda a sociedade, visando o incentivo à poupança, consumo e investimentos mais responsáveis, e impulsionado o envolvimento de todos.