Matrículas (alteração no processo de renovação)

Por forma a tornar mais ágil o processo de matrículas, informa-se que as renovações de matrícula (EPE, 2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 8.º, 9.º) passam, a partir do dia de hoje (7Julho 2020) a processar-se de forma automática, nos mesmos termos em que acontecia no ano letivo transato, com exceção de transferências de estabelecimento.

Neste contexto, importa acautelar os seguintes aspetos:

  1. Para os alunos cujos Encarregados de Educação tenham já procedido a submissão de renovação no Portal das Matrículas, não são necessárias mais diligências, uma vez que os AE/ENA já dispõem de toda a informação e o processo está completo;
  2. As escolas devem, no contexto da informação prestada aos Encarregados de Educação, definir forma e prazos para, oportunamente:

– recolher consentimento relativo à proteção de dados pessoais;

– apurar as opções relativas a AEC (1.º ciclo) e EMR,;

– identificar as necessidades de transporte escolar;

– recolher declaração da Segurança Social para efeitos de identificação da situação de beneficiário de ASE.

  1. Dado o atual contexto de pandemia, todos estes procedimentos devem ser realizados, preferencialmente, através de meios digitais, evitando-se, por esta via, a necessidade de deslocação à escola por parte dos Encarregados de Educação;
  2. Todos os anos de início de ciclo, bem como as transferências, têm obrigatoriamente de continuar a tramitar no Portal das Matrículas.

ACANTONAMENTO NA ESCOLA – CASA DA JUVENTUDE DE GUIMARÃES

Nos dias 11 e 12 de outubro realizou-se na escola Básica de Abação, uma atividade, muito interessante, “Acantonamento na escola Básica de Abação”, promovida/dinamizada pelos jovens da Casa da Juventude de Guimarães, com a colaboração da Direção do Agrupamento, da Equipa dos Trilhos Solidários de Abação e Assistentes Operacionais da Escola Básica de Abação.

As atividades foram muitas: acolhimento dos alunos, organização do espaço (no pavilhão), workshop de culinária (na cantina), preparação do jantar convívio com os pais e do almoço, dança, música, karaoke, desafios variados e outras atividades lúdicas. Participaram dezasseis (16) alunos, da escola sede, do 2.º e 3.º Ciclos (do 6.º ao 8.º ano de escolaridade). Continuar a ler “ACANTONAMENTO NA ESCOLA – CASA DA JUVENTUDE DE GUIMARÃES”

Workshop de iniciação ao Arduino

No passado dia 27 de setembro realizou-se, na nossa escola, um Workshop de Iniciação ao Arduino, no âmbito do Clube de Ciência Viva na Escola.

Curiosos e interessados, os participantes ficaram a saber um pouco mais sobre a programação de Arduino, tendo sido disponibilizado um Kit de Iniciação Completo com um Arduino e um Manual em português com vários exemplos detalhados para colocar em prática vários sensores e módulos que já estão incluídos no Kit.