Concurso de Ideias – Escolas Empreendedoras IN.AVE

A Comunidade Intermunicipal do Ave realizou no presente ano letivo de 2018/2019 um Concurso de Ideias – Escolas Empreendedoras IN.AVE. O mesmo teve como destinatários todos os alunos e turmas do 2.º Ciclo do Ensino Básico, do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário que integram o Projeto Escolas Empreendedoras IN.AVE.

Este Concurso de Ideias teve como objetivo geral sensibilizar e motivar os jovens para o desenvolvimento de práticas empreendedoras. Pretendeu-se a promoção do espírito de iniciativa e dinamismo, com intuito de serem ativadas estratégias de educação para o empreendedorismo e cidadania.

O concurso desenvolveu-se em duas fases, tendo a turma do 5º A da E.B.2,3 de Abação, participado com um elevado afinco.

À primeira fase (Concursos Municipais) concorreram os grupos de alunos das escolas que integram os municípios da CIM do Ave. Daí o 5ºA obteve o 1º lugar, com o projeto “TicSience – Explorador da Ciência” tendo sido apurados para a fase seguinte.

A final intermunicipal realizou-se no dia 8 de maio de 2019, no auditório da Universidade do Minho – Guimarães, tendo sido obtido o brilhante 3º lugar.

Com o merecido prémio (150€), os alunos decidiram equipar a escola com material e livros, que tornaram a mesma mais apta a boas aprendizagens.

 

Resultado do Euro Peddy Paper

No Dia da Europa, realizou-se um animado Euro peddy paper, com a parceria do CIED Minho, que testou os conhecimentos sobre a União Europeia, aos alunos das turmas do 7°ano da nossa escola. Ao longo desta divertida aventura, os alunos seguiram as pistas, realizaram tarefas, solucionaram enigmas e cumpriram vários desafios, saindo vencedora a turma C do 7° ano!! Muitos parabéns!!


“Abação reconquista a floresta autóctone”

O nosso Agrupamento participou hoje na primeira sessão da 4.ª edição do Eco Parlamento, uma das atividades âncora do programa ambiental PEGADAS, organizado pela Câmara Municipal de Guimarães e pelo Laboratório da Paisagem. A temática de trabalho apresentada pelos nossos alunos teve como base o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 15 – Vida sobre a Terra, com o Desafio Ambiental: “Abação reconquista a floresta autóctone”.

A equipa que representa o nosso Agrupamento é formada por quatro elementos de três ciclos diferentes, nomeadamente, os alunos Luís Félix do 1º ciclo, Afonso Alves, do 2º ciclo, Rui Ribeiro e Beatriz Silva do 3º ciclo. Os nossos alunos participaram de forma entusiástica e empenhada estando, por isso, de parabéns!

Exposição “Chemistry Anywhere”

Em colaboração com o Departamento de Química da Universidade do Minho, esteve patente, até ao dia 15 de janeiro, na biblioteca da Escola Sede do Agrupamento de Escolas de Abação, a exposição “Chemistry Anywhere”. Esta exposição consistia num conjunto de cartazes de divulgação de Ciência, com especial enfoque na Química, abordando algumas das suas importantes aplicações na nossa vida quotidiana.

Esta exposição foi organizada pelo grupo disciplinar de Física e Química.

Clubes Ciência Viva

Abação nas jornadas de parcerias — clubes ciência viva na escola. Dia 30 de janeiro, no âmbito da rede de clubes ciência viva na escola, a escola de Abação esteve na Universidade do Minho.