ACANTONAMENTO NA ESCOLA – CASA DA JUVENTUDE DE GUIMARÃES

Nos dias 11 e 12 de outubro realizou-se na escola Básica de Abação, uma atividade, muito interessante, “Acantonamento na escola Básica de Abação”, promovida/dinamizada pelos jovens da Casa da Juventude de Guimarães, com a colaboração da Direção do Agrupamento, da Equipa dos Trilhos Solidários de Abação e Assistentes Operacionais da Escola Básica de Abação.

As atividades foram muitas: acolhimento dos alunos, organização do espaço (no pavilhão), workshop de culinária (na cantina), preparação do jantar convívio com os pais e do almoço, dança, música, karaoke, desafios variados e outras atividades lúdicas. Participaram dezasseis (16) alunos, da escola sede, do 2.º e 3.º Ciclos (do 6.º ao 8.º ano de escolaridade). Continuar a ler “ACANTONAMENTO NA ESCOLA – CASA DA JUVENTUDE DE GUIMARÃES”

Workshop de iniciação ao Arduino

No passado dia 27 de setembro realizou-se, na nossa escola, um Workshop de Iniciação ao Arduino, no âmbito do Clube de Ciência Viva na Escola.

Curiosos e interessados, os participantes ficaram a saber um pouco mais sobre a programação de Arduino, tendo sido disponibilizado um Kit de Iniciação Completo com um Arduino e um Manual em português com vários exemplos detalhados para colocar em prática vários sensores e módulos que já estão incluídos no Kit.

Concurso de Ideias – Escolas Empreendedoras IN.AVE

A Comunidade Intermunicipal do Ave realizou no presente ano letivo de 2018/2019 um Concurso de Ideias – Escolas Empreendedoras IN.AVE. O mesmo teve como destinatários todos os alunos e turmas do 2.º Ciclo do Ensino Básico, do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário que integram o Projeto Escolas Empreendedoras IN.AVE.

Este Concurso de Ideias teve como objetivo geral sensibilizar e motivar os jovens para o desenvolvimento de práticas empreendedoras. Pretendeu-se a promoção do espírito de iniciativa e dinamismo, com intuito de serem ativadas estratégias de educação para o empreendedorismo e cidadania.

O concurso desenvolveu-se em duas fases, tendo a turma do 5º A da E.B.2,3 de Abação, participado com um elevado afinco.

À primeira fase (Concursos Municipais) concorreram os grupos de alunos das escolas que integram os municípios da CIM do Ave. Daí o 5ºA obteve o 1º lugar, com o projeto “TicSience – Explorador da Ciência” tendo sido apurados para a fase seguinte.

A final intermunicipal realizou-se no dia 8 de maio de 2019, no auditório da Universidade do Minho – Guimarães, tendo sido obtido o brilhante 3º lugar.

Com o merecido prémio (150€), os alunos decidiram equipar a escola com material e livros, que tornaram a mesma mais apta a boas aprendizagens.

 

Resultado do Euro Peddy Paper

No Dia da Europa, realizou-se um animado Euro peddy paper, com a parceria do CIED Minho, que testou os conhecimentos sobre a União Europeia, aos alunos das turmas do 7°ano da nossa escola. Ao longo desta divertida aventura, os alunos seguiram as pistas, realizaram tarefas, solucionaram enigmas e cumpriram vários desafios, saindo vencedora a turma C do 7° ano!! Muitos parabéns!!


“Abação reconquista a floresta autóctone”

O nosso Agrupamento participou hoje na primeira sessão da 4.ª edição do Eco Parlamento, uma das atividades âncora do programa ambiental PEGADAS, organizado pela Câmara Municipal de Guimarães e pelo Laboratório da Paisagem. A temática de trabalho apresentada pelos nossos alunos teve como base o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 15 – Vida sobre a Terra, com o Desafio Ambiental: “Abação reconquista a floresta autóctone”.

A equipa que representa o nosso Agrupamento é formada por quatro elementos de três ciclos diferentes, nomeadamente, os alunos Luís Félix do 1º ciclo, Afonso Alves, do 2º ciclo, Rui Ribeiro e Beatriz Silva do 3º ciclo. Os nossos alunos participaram de forma entusiástica e empenhada estando, por isso, de parabéns!