Aprender a programar: como dar os primeiros passos

Queres aprender a programar e não sabes por onde começar? Inscreve-te no Clube de Robótica.

Para começar, terás de resolver alguns desafios cujo objetivo é completar a Viagem Aquática (do universo Minecraft). Vê o vídeo seguinte para melhor perceber do que se trata. 

Assim, vais precisar de criar uma conta no sítio code.org (se ainda não o fizeste):

  1. Acede ao endereço: http://studio.code.org/users/sign_up.
  2. Podes criar a tua conta com um endereço de e-mail e uma palavra-passe. Ou, se preferires, podes usar a tua conta Google, ou a tua conta Facebook ou a tua conta Microsoft.
  3. Depois de entrar na tua conta (não te esqueças de fazer login), acede ao endereço: https://studio.code.org/join
  4. Para terminar o processo só precisas do código de inscrição, Pede-o ao professor Gil Nunes e…. boa viagem!

Contratação de um técnico especializado (serviço social)

Nos termos e para os efeitos do disposto do n.º 4 e 5.º do artigo 39.º do Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, informo que se encontra aberto o procedimento concursal para a contratação de um técnico especializado (Assistente social), ao abrigo do preceituado no n.º 3 do artigo 38.º e 39.º, do Decreto-Lei nº 132/2012, de 27 de Junho, na redação que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei n.º 83-A/2014, de 23 de maio, retificado pela Declaração de Retificação n.º 36/2014, de 22 de julho, pelo Decreto-Lei n.º 9/2016, de 7 de março, e ainda pelo Decreto-Lei n.º 28/2017, de 15 de março.

Contratação Assistente Social

 

Aprender matemática com dispositivos móveis e a app MILAGE APRENDER+

Milage Aprender+ é uma aplicação para dispositivos móveis a partir da qual os alunos podem resolver exercícios de matemática e aceder a vídeos com as suas resoluções que os ajudam a compreender melhor as matérias estudadas.
Esta aplicação tem sido utilizada nas aulas de Matemática (5.ºC/6.ºA/6.ºB) para incrementar a motivação, facilitar a aprendizagem e promover a autonomia.
Os alunos gostam muito de usar a app e estão muito mais interessados, ativos e autónomos.

Memorizar o PI

O Dia do PI (Π) é comemorado todos os anos no mês de março, no dia 14, por causa dos seus três primeiros dígitos (3,14). Para celebrar esta efeméride, a professora Vera Freitas organizou o concurso Memorizar o PI, que contou com a participação dos alunos do 6.º de escolaridade. Neste concurso destacou-se a aluna Sara Ferreira, que memorizou 100 casas decimais. Parabéns Sara!

 

Observação de aulas para progressão ao 3.º ou 5.º escalão

Exmo.(a) Sr.(a) Diretor(a)

Na sequência de alguns pedidos de esclarecimento remetidos a esta Direção-Geral por parte de docentes dos 2.º e 4.º escalões, bem como por parte de diretores de AE/ENA e de diretores de CFAE, cumpre informar que, sendo a observação de aulas um requisito obrigatório para acesso aos 3.º e 5.º escalões (cf. alínea b) do n.º 1 do artigo 18.º do Decreto Regulamentar n.º 26/2012, de 21 de fevereiro), esta não carece de qualquer requerimento.

Continuar a ler “Observação de aulas para progressão ao 3.º ou 5.º escalão”