RECOLHA DE ALIMENTOS

Decorre de 5 de novembro a 14 de dezembro, a recolha de alimentos no Agrupamento de Escolas de Abação, sob o lema: “1 pessoa = 1 alimento, para os cabazes de Natal para as famílias mais carenciadas.

Nos dias 17 e 18 de novembro realizar-se-á a recolha de alimentos no Hipermercado do Bolama de Azurém.

“Onde todos ajudam nada custa.”

Um pouco de cada um de nós, fará a diferença!”

INICIATIVA DA EQUIPA DOS TRILHOS SOLIDÁRIOS DE ABAÇÃO.

Obrigada pela colaboração.

Cartaz, escola, 1-aluno= 1 alimento

A nossa Psicóloga foi Premiada

Ocorreu no passado dia 31 de outubro  a  entrega do Prémio Ler+. O Prémio foi atribuído ao trabalho “Ainda estou a aprender. Um projeto de formação online de professores e de intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura”, coordenado pela Professora Iolanda Ribeiro, da Universidade do Minho, e da responsabilidade de 17 outros investigadores da área da psicologia (Universidade do Minho) e da linguística (Politécnico do Porto).

A equipa de investigadores contou com a colaboração da Dra. Sara Brandão, Psicóloga do agrupamento de Abação, uma das premiadas.

A coordenadora do Projeto salienta o importante contributo que a Dra. Sara Brandão teve na construção da Plataforma Ainda Estou a Aprender (https://www.aindaestouaprender.com/).

A Comunidade Educativa do nosso agrupamento associa-se ao reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol da aprendizagem e, consequentemente, do sucesso dos alunos.

Parabéns à Dra. Sara e à equipa vencedora.

A Direcção do Agrupamento.

Escola Básica de São Faustino equipada com Quadros Interativos Multimédia

Mantendo-se fiel a sua missão de apoiar a Escola Básica de São Faustino e face às necessidades expostas pela Direção da Escola, a Associação de Pais e Encarregados de Educação avançou com a aquisição de dois Quadros Interativos Multimédia (QIM) para os alunos do 1º Ciclo.
Os QIM que já foram instalados na passada quarta-feira, são ferramentas inovadoras que vieram aumentar a dinâmica das aulas e serão um importante auxílio na prática pedagógica dos professores sendo um instrumento que se adapta às necessidades das turmas, de acordo com o seu perfil e nível de aprendizagem, como também aumenta a motivação e interesse dos alunos.

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS

Alunos de Abação visitam Itália!

O nosso projeto “De Abação para o Mundo” continua, assim como as “viagens” por outros países e culturas! 😉
Ontem, 05 de novembro, os nossos alunos da escola de Tabuadelo e da turma A do nono ano de escolaridade foram surpreendidos com uma breve “visita guiada” a Itália.
O nosso cicerone foi Matteo Fontana, estudante italiano  da Universidade do Minho, ao abrigo do programa ERASMUS, que nos mostrou o que existe de notável na  sua bella Italia.
Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer cidades belíssimas, monumentos maravilhosos, italianos de destaque e, claro, um pouco da história do país. No final, todos queriam realizar uma visita de estudo a Itália! 😊
 
Ciao Matteo e grazie mille!

Concurso Spooky Cake

Para comemorar as festividades de Halloween, os docentes de Inglês da escola EB de Abação, promoveram junto das turmas o concurso “Spooky Cake”, assim todas as turmas foram convidadas a confecionar e decorar um bolo alusivo para o tema. Os resultados foram ASSUSTADORES!! 😀

Spooky cake winners

5º ano 5ºB
6º ano 6ºA
7º ano 7ºC
8º ano 8ºC
9º ano 9ºC

Congratulations to the winners! Congratulations to all participants!

Onda Rosa na Escola de Abação

A Escola de Abação associou-se mais uma vez à Liga Portuguesa Contra o Cancro na Campanha de Sensibilização – “Onda Rosa”-, relativa à importância do Rastreio para a prevenção do Cancro da Mama, que é o cancro com maior incidência em Portugal e todos os anos aparecem 6000 casos novos.

Neste âmbito, a comunidade escolar embarcou numa Onda Rosa Gigante com o lema de Abação para o Mundo.