Programa de Orientação Vocacional

Irá iniciar-se o Programa de Orientação Vocacional para o 9º ano de escolaridade, na disciplina de Cidadania, com o objetivo de ajudar os alunos na decisão que são chamados a tomar no final do ano letivo e que consiste em equacionar-se “Que tipo de estudos devo prosseguir no ensino secundário?”.

Ao longo de todo o programa, os alunos serão incentivados a considerar as vantagens para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, da educação e estudo ao longo da vida.

Procurar-se-á dar destaque ao envolvimento dos pais e encarregados de educação, e outros familiares, por figuras-chave muito importantes na vida dos adolescentes e que poderão contribuir de modo significativo para aquelas conquistas, mostrando interesse e construindo em conjunto de hipóteses de futuro possíveis para os mesmos.

Dia 30 de janeiro será a sessão apresentação geral do programa aos pais/encarregados.

Abaixo encontra informação relativa ao papel dos alunos, pais e professores no processo de orientação vocacional.

Informação Alunos

Informação Pais e Encarregados de Educação

Informação Professores

Química e Saúde: a aventura de descobrir novos medicamentos

No dia 8 de janeiro, a Doutora Alice Dias, professora e investigadora do Departamento de Química, da Universidade do Minho,esteve em Abação, com os alunos 8º ano de escolaridade.

Nesta palestra, além de uma breve noção do modo como atuam os medicamentos,  foi apresentado o plano geral do processo da descoberta de um novo medicamento e as estratégias usadas neste processo, ilustrando com casos relevantes da História da Medicina. Destacaram-se os métodos de investigação mais modernos nesta área e a participação dos investigadores intervenientes neste processo.

É tão bom aprender Química e entender o que se passa à nossa volta e dentro de nós! A Química é espetacular!

Escola de Pinheiro: Cantar as Janeiras

Apresentação de coreografias integradas, com qualidade musical e beleza subtil, alternada com momentos altos de expressividade ao nível da dramatização e voz num presépio ao vivo.

As crianças assumiram a apresentação com alegria e seriedade no desempenho dos seus diferentes papéis, transmitindo aos familiares e amigos convidados a mensagem daquilo que é a representação dos Três Reis Magos e seu propósito, aquando a celebração do Nascimento de Jesus.

Cientistas à “solta” em Abação! 🔍

No dia 10 de janeiro os alunos da turma A do 8º ano de escolaridade analisou o pH de várias amostras recolhidas na escola. O grupo de amostras incluiu água da torneira do bar, o chá de hortelã pimenta, o solo da horta da escola, a cevada do bar, os detergentes utilizados na limpeza da escola, entre outros.

Foi uma aula de campo muito interessante para os alunos e para alguns colegas de escola mais curiosos, que se aproximaram para aprender um pouco mais sobre a Física e Química  no nosso dia-a-dia!

Ciência em Ação

Mais uma vez, a biblioteca da escola acolheu a exposição de alguns trabalhos que os alunos do sétimo  ano de escolaridade realizaram na disciplina de Ciências em Ação, ao longo do primeiro período, mais concretamente ” O Sistemas Solar” e “O Jogo do dominó”. Os alunos executaram as tarefas com empenho, dedicação, criatividade e satisfação.

Maçãzinhas no AE de Abação

Apesar do AE de Abação ser um Agrupamento periférico da cidade de Guimarães é dado aos alunos a oportunidade de participar nas comemorações das festas Nicolinas, mais propriamente nas MAÇÃZINHAS (https://www.cm-guimaraes.pt/pages/900)
A recolha de imagem e montagem do vídeo foram da autoria do aluno Sérgio.