Minuto verde de Abação

Hoje celebra-se o Dia Mundial do Ambiente, com o objetivo de sensibilizar os alunos para a importância de separar o lixo como medida de reduzir o impacte ambiental foi exibido às turmas o vídeo “Minuto Verde de Abação”.

Este vídeo que foi realizado com a ajuda de alunos da escola no âmbito dos projetos Eco Escolas e PESS, com a colaboração do Clube de Ciências.

Veja e aprenda com os alunos da nossa escola.

O 4.º no 5.º

Recebemos o alunos do 4.º ano das escolas do agrupamento para se inteirarem dos espaços, regras e companhias que no próximo ano serão habituais. Como sempre é sempre um momento de entusiasmo e alegria.

Concurso de Ideias – Escolas Empreendedoras IN.AVE

A Comunidade Intermunicipal do Ave realizou no presente ano letivo de 2018/2019 um Concurso de Ideias – Escolas Empreendedoras IN.AVE. O mesmo teve como destinatários todos os alunos e turmas do 2.º Ciclo do Ensino Básico, do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário que integram o Projeto Escolas Empreendedoras IN.AVE.

Este Concurso de Ideias teve como objetivo geral sensibilizar e motivar os jovens para o desenvolvimento de práticas empreendedoras. Pretendeu-se a promoção do espírito de iniciativa e dinamismo, com intuito de serem ativadas estratégias de educação para o empreendedorismo e cidadania.

O concurso desenvolveu-se em duas fases, tendo a turma do 5º A da E.B.2,3 de Abação, participado com um elevado afinco.

À primeira fase (Concursos Municipais) concorreram os grupos de alunos das escolas que integram os municípios da CIM do Ave. Daí o 5ºA obteve o 1º lugar, com o projeto “TicSience – Explorador da Ciência” tendo sido apurados para a fase seguinte.

A final intermunicipal realizou-se no dia 8 de maio de 2019, no auditório da Universidade do Minho – Guimarães, tendo sido obtido o brilhante 3º lugar.

Com o merecido prémio (150€), os alunos decidiram equipar a escola com material e livros, que tornaram a mesma mais apta a boas aprendizagens.

Semana da Europa

O Agrupamento de Escolas de Abação assinalou o Dia da Europa – 9 de maio, com a dinamização de várias atividades alusivas ao tema “Europa”. No dia 8 de maio, o Eurodeputado José Manuel Fernandes foi o orador de uma palestra dirigida aos alunos de 9º ano. Celebrou-se o Dia da Europa com o hastear da bandeira da União Europeia e ouviu-se o Hino à Alegria, com a participação dos alunos do 6º ano. Para além da exposição de vários trabalhos realizados pelo Clube Europeu, que decoraram a escola durante toda a semana, realizou-se uma atividade “Europa dos Pequeninos” dinamizada pela Equipa da Biblioteca para os alunos do 2º ciclo e um Euro Peddy Paper dirigido aos alunos de 7º ano.

Foi uma semana animada e os alunos ficaram a conhecer um pouco mais da Europa.

SOLETRAR CIÊNCIA – FASE DE ESCOLA

É já no dia 14 de maio a final concelhia do concurso “Soletrar Ciência”. Este concurso (que resulta da articulação entre Biblioteca Escolar e os Grupos de Ciências Naturais e Físico-Química) é dirigido aos alunos do 3º ciclo e tem como objetivos principais aumentar o vocabulário,  aprofundar o conhecimento de conceitos científicos e melhorar a pronúncia e a ortografia.

A final contará com a participação dos alunos do Clube da Ciência que irá apresentar uma atividade experimental para os alunos das restantes escolas participantes.

No dia 7 de maio decorreu, na Biblioteca Escolar, a fase de escola tendo saído vencedora a aluna da turma 7ºB, Lara Ferreira que irá representar o nosso Agrupamento.

Muitos parabéns a todos os participantes e à VENCEDORA!